domingo, 29 de junho de 2014

Faleceu o "Chico do Bairro" Sócio n.º 1 e Fundador do Núcleo de Fafe do Sporting C.P. e Associado n.º 19 da A.D. Fafe!


Por: Abel Castro


Faleceu hoje, domingo, dia 29 de Junho de 2014, ao início da tarde, com 81 anos de idade, o Sócio número 1 e Fundador do Núcleo de Fafe do Sporting Clube de Portugal, Francisco Gonçalves.
O “Xico do Bairro” ou “Xico Porteiro”, como também era tratado e conhecido, padecia de uma doença prolongada no coração, tendo sido operado.
Institucionalizado na Unidade de Cuidados Continuados de Vizela, Francisco Gonçalves viu o seu estado de saúde piorar, e como se não bastasse a grave doença que padecia, um tumor cerebral viria a ser fatal para o nosso Amigo Francisco Gonçalves.
Sportinguista do “melhor do mundo”, era dos sócios mais antigos do Sporting Clube de Portugal, na casa dos primeiros 4.000.

Foi homenageado em pleno Estádio José de Alvalade, a exemplo da foto em que o campeoníssimo Carlos Lopes o consagra, e era uma figura extremamente estimada pelos diversos dirigentes do Sporting Clube de Portugal.
Francisco Gonçalves era também sócio da A.D. Fafe há 56 anos, ou seja, desde a sua fundação. Emblema de ouro da A.D. Fafe, era o associado número 19.
Foi trabalhador durante uma vida na extinta Companhia de Fiação e Tecidos de Fafe, (Fábrica do Ferro) na portaria, donde provém o epíteto de “Xico Porteiro”
Recordo-me de, ainda rapazote, fomos vizinhos de porta, ter ouvido pela boca deste Ilustre Senhor, que eu deveria ser adepto do melhor clube do mundo, dizia em relação ao Sporting. Não conseguiu "demover-me" é verdade, mas conseguiu sim ser uma pessoa que estimei sempre e com quem adorava conversar, dado que Francisco Gonçalves era uma pessoa interessada não só pelo desporto, mas também pela política e pelos problemas gerais da nossa sociedade.
Era irmão do Toninho da “Casa dos Retalhos”, recentemente falecido, e avô de Pedro Ismael que jogou no Boavista e actualmente no Cinfães, e ainda de Serginho, que da Formação da A.D. Fafe passou pelo Pica e actua no O.F.C. Antime.
O corpo do saudoso extinto, encontra-se depositado na Igreja Paroquial de Antime, estando o funeral marcado para terça-feira de manhã, às 10.30 horas.
Um Grande Abraço Senhor Chico!




0 comments:

Enviar um comentário