quarta-feira, 25 de junho de 2014

Confira a Grande entrevista com Marcelo Fernandes!

FafeDesportivo à conversa com Marcelo Fernandes




Texto e fotos: Abel Castro

- Encontrei um grupo com bastante valor



- Há uma quota-parte do Luís Carlos e do Antero



- O futebol é um mundo que faz parte de mim



- Houve jogos em que não fomos tão competentes



- Dar tudo por este grande clube do futebol regional



- O Pica o que promete...cumpre



- Para mim, o futebol é igual em todo o lado.


FafeDesportivo: Marcelo, quando chegou ao Pica a equipa estava com dificuldades em vencer. Diga-nos como encontrou aquele grupo de jogadores.
Marcelo Fernandes: Encontrei um grupo com bastante valor e sobretudo disposto a trabalhar e a inverter a situação em que o pica se encontrava e rapidamente se adaptaram ás ideias e métodos da nova equipa técnica.
FafeDesportivo: Mal chegou venceu de imediato dois dérbis fafenses fora de casa, Antime e Silvares. O que mudou para vencer estes jogos tidos sempre como bastante difíceis?
Marcelo Fernandes: Não fui eu que venci, foram sobretudo os jogadores e uma quota-parte pertenceu à equipa técnica anterior (Luís Carlos e Antero), aliás no fim desse jogo (silvares) fiz questão de o referir, porque muito do trabalho foi feito por eles, são dois amigos e que bastante me ajudaram na fase de transição, agradeço-lhes aqui publicamente. Sinceramente acho que estes são os jogos menos difíceis, porque os jogadores estão sempre motivados para este tipo de jogos e encaram os mesmos de maneira diferente, são derbies, dai que haja um conhecimento mais profundo das equipas e dos jogadores que delas fazem parte, agora o que mudou…?....o treinador, é evidente que quando há uma mudança de equipa técnica á sempre coisas que se alteram, cada treinador tem a sua mentalidade, a sua maneira de ver o futebol, os seus métodos de treino e os jogadores procuram mostrar que tem valor para fazerem parte da equipa por isso é natural que dêem tudo o que tem para conquistar um lugar na equipa e penso que foi o que aconteceu, os jogadores deram o máximo em prol da equipa e conseguiram dois bons resultados e duas grandes exibições, foram fantásticos…
FafeDesportivo: Esteve algum tempo parado. Fez férias desportivas nesse tempo, ou continuou a estudar futebol e a acompanhar jogos?
Marcelo Fernandes: Continuei sempre a acompanhar jogos, vi vários jogos de outros escalões…. alguns até dos nacionais, vi inclusive alguns jogos do pica, não vou dizer que estive a estudar futebol, mas estive e estou sempre atento ao que se passa no mundo do futebol, porque é um mundo que faz parte de mim á já muitos anos, dai que seja natural estar sempre atento a este fenómeno.
FafeDesportivo: O Pica é um dos grandes clubes do nosso concelho, com um vasto historial. Não teve qualquer receio, independentemente de lhe reconhecermos valor, de assumir o comando técnico?
Marcelo Fernandes: Não, nunca tive receio de assumir nenhum projeto relativamente no que ao futebol diz respeito, porque gosto de desafios, gosto muito de ganhar, gosto de liderar, de lidar com os jogadores, do cheiro da relva, dos balneários, são coisas que fazem parte da minha vida. Foi muito fácil aceitar este desafio, pelas pessoas, pelo clube e sobretudo pelo conhecimento que tinha da maior parte dos jogadores que faziam parte do plantel, estavam reunidas as condições para tentar fazer um bom trabalho, e verdade seja dita o risco também não era assim tão elevado, pois o Pica não se encontrava numa situação muito aflitiva.
FafeDesportivo: Com o Marcelo Fernandes no comando, a equipa regressou mais tarde aos tempos do início do campeonato. Equipa muito perdulária e permissiva a defender. Explique-nos isto ao pormenor.
Marcelo Fernandes: Não sei se a equipa voltou aos tempos do início do campeonato, isso é um comentário seu, que eu naturalmente respeito, porque eu não sei o que se passou nesse período, agora em relação ao período em que assumimos o comando do Pica, houve alguns fatores que efetivamente contribuíram para que a equipa fosse perdulária e permissiva. Houve jogos em que não fomos tao competentes como devíamos, outros em que não tivemos a atitude que pretendíamos, a juntar a tudo isto tivemos uma época atípica no que a lesões diz respeito, em termos disciplinares também não estivemos bem e só por curiosidade nunca tivemos mais que 18 jogadores disponíveis, houve até vários jogos em que tivemos 12/13 jogadores de campo, quase nunca jogamos com o mesmo onze, não fugindo ás minhas responsabilidades, quando não à concorrência no seio de um grupo, o subconsciente de um jogador “começa” a trabalhar ou seja o jogador sabe que vai jogar, porque não há mais, daí que esse jogador ou esses jogadores não vão lutar no treino por um lugar na equipa da mesma forma e com o mesmo empenho (não quero com isto dizer que os jogadores não se aplicassem), mas a aplicação não é a mesma, estes fatores todos juntos ajudam a uma maior descontração e a uma menor concentração (um certo relaxe)  resultando daí mais falhas, quer defensivas, quer ao nível da finalização.
FafeDesportivo: Apesar do valor indesmentível dos jogadores, achamos que o Pica tem alguns atletas já com alguma veterania. Tem a mesma opinião? Vão continuar a representar o Pica?
Marcelo Fernandes: Tenho que concordar consigo, pois os anos passam para todos e nós efetivamente temos vários jogadores nessas circunstâncias, embora tenha que lhe dizer que quer nos treinos quer nos jogos essa veterania em termos físicos não se notou, pois foram sempre inexcedíveis, deram sempre o máximo pela equipa, como se de jovens se tratassem e usando por vezes essa veterania em situações de jogo para corrigir e até “ensinar” os mais novos. Agora se vão ou não continuar no Pica, como estamos ainda a formar o plantel, nesta altura não me parece correto estar aqui a tornar público as nossas decisões.
FafeDesportivo: A Direcção do seu clube trabalha bem a parte organizativa. Basta relembrar que é o único clube de Fafe dos distritais, que tem um funcionário a tempo inteiro. Acha que o clube tem condições para jogar numa divisão superior?
Marcelo Fernandes: Eu penso que sim, é um clube com grande tradição no futebol regional, que já esteve inclusive no patamar mais alto do futebol regional, tem um bom recinto de jogos, possui bons balneários. Oferece boas condições materiais aos seus jogadores e treinadores, é um clube cumpridor em termos monetários, o que promete cumpre….dai que a este nível estejam reunidas condições para um nível superior. Agora sabemos que só isto não chega, para outros voos e ai já não me compete a mim estar a falar disso, talvez seja uma pergunta mais direcionada para a direção do clube.
FafeDesportivo: No final da época passada, chegamos a perguntar-lhe se ia continuar no Pica. A sua resposta foi inicialmente um “vamos ver”. Houve algum impasse na sua renovação?
Marcelo Fernandes: Não nada disso, simplesmente acho que não era a altura indicada, até porque estávamos a acabar uma época, temos que parar para pensar no que esteve bem, no que esteve menos bem, refletir…e depois aí sim com a cabeça fria, com calma, sentarmo-nos, ouvir as pessoas, o seu projeto e depois expor também as nossas ideias e em conjunto decidirmos o que é melhor para nós e sobretudo para o clube e foi isso que fizemos, chegamos a um acordo e aqui estamos dispostos a trabalhar e a dar tudo por este grande clube do futebol regional.
FafeDesportivo: As equipas treinadas por si têm a “chancela” de deixar a pele em campo. Já conseguiu incutir essa postura na estrutura do Pica?
Marcelo Fernandes: Não sei se a estrutura que refere é a direcção, se sim, acho que a estrutura não precisa que lhe incutam essa postura, porque a direcção já a tem, pois trabalham afincadamente e diariamente para que nada falte ao grupo de trabalho, deixando neste caso a pele….mas fora do campo. Se a estrutura referida são os jogadores, penso que eles também já perceberam que temos que lutar jogo a jogo pelos 3 pontos e para isso é preciso dar tudo  ( deixar a pele em campo) porque só assim é que se conseguem as vitórias e as alegrias que todos juntos procuramos em cada jogo, respeitando sempre o adversário.
FafeDesportivo: Orientou vários anos o Agrupamento de Santa Cristina. Hoje está num clube com outra organização. Diga-nos quais foram as diferenças que notou. Ou para si o futebol é universal e é igual em todos os lados?
Marcelo Fernandes: Para mim o futebol é igual em todo o lado, ganhamos somos os maiores, perdemos não prestamos, agora os clubes não sou todos iguais, é verdade que o pica em termos de condições materiais nada tem a ver com o agrupamento, é um clube melhor organizado, melhor estruturado, que proporciona outras condições aos seus jogadores e aos seus treinadores o que é normal até pelo seu historial e pela sua grandeza em relação ao Agrupamento. Agora também não posso deixar de referir e agradecer ao Agrupamento, porque pelo menos para mim foi e continua a ser um grande clube, onde passei muitas horas da minha vida, que vai ficar no meu coração, foram muitas alegrias vividas, algumas tristezas também, trabalhei com grupos fantásticos que deram tudo por mim e pelo clube, e não ganhavam um tostão, mas sempre com muito empenho, com muito trabalho, agradeço-lhes aqui publicamente. Fui sempre bem tratado, dei sempre o máximo ao serviço do Agrupamento, se hoje estou num clube com outras ambições, com outras condições, tenho que agradecer às pessoas ligadas ao agrupamento que acreditaram em mim e no meu valor, obrigados por tudo e desde já faço votos para que regressem o mais breve quanto possível ao futebol regional.
FafeDesportivo: Pelos reforços já conseguidos, nota-se que há uma preocupação em dotar a equipa de homens para a linha da frente. Foi o Marcelo que indicou esses jogadores ao clube?
Marcelo Fernandes: Todos os jogadores que estão contratados ou venham a ser contratados são indicados pela equipa técnica, se olharmos para os reforços já anunciados, sim a linha da frente está mais preenchida, são dois atacantes , um médio e um defesa, o que nesta fase vale o que vale, pois estamos a trabalhar no sentido de dotar a equipa de dois jogadores para cada lugar de idêntico valor.
FafeDesportivo: Finalmente vai ter tempo para realizar uma pré-época, coisa que há muito tempo não conseguia na sua carreira. Que Pica vamos ter na próxima temporada?
Marcelo Fernandes: Normalmente as minhas (Agrupamento) pré épocas começavam uma semana antes do começo do campeonato é verdade que na próxima época vou ter mais tempo, mas também é verdade que o campeonato começa no dia13/14 de setembro, a maior parte dos jogadores tem férias em agosto, muitos deles na segunda quinzena de agosto, não sei ainda que pré época vamos ter.
FafeDesportivo: Sabemos que há treinadores que gostam de planteis grandes. Outros nem por isso. Qual é para si o número ideal de jogadores que devem compor uma equipa de futebol?
Marcelo Fernandes: Para mim o número ideal são 22 jogadores, estando incluídos dois guarda-redes neste lote.
FafeDesportivo: Numa altura que a arbitragem é bastante contestada, até no Mundial 2014, que opinião tem o Marcelo dos árbitros da A.F. Braga?
Marcelo Fernandes: Na minha opinião, acho que os árbitros da A.F.BRAGA, são dos melhores que tenho visto por este país fora, porque tenho assistido a alguns jogos de outras Associações de Futebol e noto que os da A.F.BRAGA são bastante mais competentes, acho até que se nota uma grande melhoria em termos físicos, o que lhes permite estarem mais perto dos lances e como tal ajuizar melhor os mesmos, vejo os árbitros a dialogarem mais, a respeitarem mais os intervenientes nos jogos, até a explicarem alguns lances em que suscitam alguma duvidas, sinceramente acho que os árbitros da A.F.BRAGA TEM bastante qualidade e estão no caminho certo.
FafeDesportivo: Quer deixar algum recado/crítica para alguém, neste período em que está à frente da A.C.D. Pica?
Marcelo Fernandes: Se calhar aproveitava este espaço para fazer uma sugestão à A.F.BRAGA sobre o começo dos campeonatos regionais de futebol, ou seja na minha modesta opinião os campeonatos regionais de futebol nunca deviam começar em : pró nacional 24/08/2014……divisão de honra 14/09/2014 e isto porquê?....porque 80/90% dos jogadores de futebol tem férias em agosto, muitos deles na segunda quinzena de agosto, como é que um clube faz a pré época…? Obriga os jogadores a vir treinar? Não é justo que um jogador que também é um trabalhador, tenha direito ao seu merecido descanso (férias), com a sua esposa, com a sua namorada, com o seu filho…?.....digo eu….


0 comments:

Enviar um comentário