In O Jogo
Ciclista português da Lampre fez história este domingo, ao ser o primeiro a triunfar por três vezes consecutivas na prova helvética.
Rui Costa, o ciclista português campeão mundial de estrada em 2013, sagrou-se, este domingo, vencedor da Volta à Suíça, o que sucedeu pela terceira vez consecutiva, algo que nunca antes havia acontecido no historial da prova.
Partindo na terceira posição para a derradeira etapa, o ciclista da Povoa de Varzim conseguiu anular a desvantagem para Tom Dumoulin e Tony Martin para repetir o êxito na Volta à Suíça -- considerada a quarta prova mais importante da época, a seguir às três "grandes", Tour, Giro e Vuelta -- dos dois anos anteriores, vencendo a etapa, que terminava com uma contagem especial de montanha, com 14 segundos de vantagem sobre o perseguidor direto, o holandês Bauke Mollema (Belkin Pro), e 24 sobre o terceiro classificado, o suíço Mathias Frank (IAM Cycling).
Na geral, Rui Costa terminou com uma vantagem de 33 segundos sobre o Mathias Frank e de 50 segundos sobre Bauke Mollena. O alemão Tony Martin (Omega Pharma), que liderava até à etapa de hoje, terminou em quarto da geral, a 1.13 minutos do português.
Rui Costa atacou numa subida sensivelmente a meio da tirada, integrado num grupo alargado de ciclistas, tentando ganhar distância de Tony Martin.
O alemão respondeu, sobretudo na subida de 20 quilómetros até chegar a Saas-Fee, mas Rui Costa aguentou-se bem, tirou partido dos ciclistas da Belkin e da IAM Cycling - que tentavam apoiar Mollema e Frank - e atacou sozinho a três quilómetros da meta.
0 comments:
Enviar um comentário