quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Natação - Com a Campeã Diana Durães

 
 
FafeDesportivo com a fafense Diana Durães, atleta campeã
 
no F.C. Porto

 


Internacional desde 2010 tem um sonho…participar nuns Jogos Olímpicos!

 
Texto: Abel Castro.
FafeDesportivo conversou com a atleta fafense Diana Margarida Coelho Durães, natural de Silvares S. Martinho, do concelho de Fafe.
Com 16 anos de idade, completa 17 em Junho, Diana Durães é, apesar da sua juventude, uma coleccionadora de inúmeros títulos individuais e colectivos na modalidade que ama, a natação.
No seu horizonte, paira uma ambição desmedida e sã de chegar o mais longe possível na natação. É internacional portuguesa desde 2010 mas, o seu principal sonho, que quer ver transformado em realidade, será marcar presença nuns Jogos Olímpicos.


FafeDesportivo: Como e donde partiu a ideia de gostares de nadar, e que idade tinhas?


Diana Durães: Não sei ao certo a idade que tinha, era muito novinha, provavelmente uns 5/6 anos, eu fazia natação e ballet em simultâneo e na altura tive de optar por uma das duas, acabei por me decidir pela natação.

FafeDesportivo: Como surgiu a ideia de nadares a nível competitivo?


Diana Durães: De início só queria mesmo aprender a nadar mas, depois via outros nadadores mais velhos a nadar na piscina maior e dizia para mim mesma… um dia também irei querer lá estar, e assim foi, consegui concretizar o que me ia na mente.

FafeDesportivo: Como surgiste no FOCA em Felgueiras? Com que idade iniciaste provas oficiais?


Diana Durães: Eu aprendi a nadar em Felgueiras, e houve uma altura que um treinador foi falar comigo a preguntar se eu queria nadar pelo FOCA em competições. Admito que fiquei um pouco assustada, pois era pequenita, mas acabei por aceitar porque sentia que tinha jeito para a modalidade. Relativamente ao meu início em provas oficiais, foi entre os 7/8 anos, mas tudo na “brincadeira” ainda.

FafeDesportivo: Depois da “brincadeira” que referes, seguiu-se uma ascensão meteórica. Transformaste-te numa autêntica foca, iniciando-se então o teu estatuto de devoradora de títulos. Diz-me quantos títulos individuais e colectivos ganhaste ao serviço do FOCA.


Diana Durães: Confesso que em termos exactos, é completamente impossível eu responder. Ao serviço do FOCA – Clube de Natação de Felgueiras, foram imensos os títulos que consegui. Inúmeros mesmo. Fui/sou, campeã nacional e recordista nacional em várias provas individuais.

FafeDesportivo: Quais os estilos em que competes, que te têm dado tantos triunfos?


Diana Durães: Diversos; 200 m estilos, 400 m estilos, 100 m livres, 200 m livres, 800 m livres e 400 m livres. Já venci em todos eles.

FafeDesportivo: Porque nunca foste nadadora na A.D. Fafe?


Diana Durães: Vou ser sincera, apesar de achar quem em Fafe há excelentes nadadores, entendo que as piscinas de Fafe não são as mais indicadas para quem quer ir longe na natação. Dai nunca ter sido nadadora da A.D. Fafe.

FafeDesportivo: Como surgiu a hipótese de representar o F.C. Porto?


Diana Durães: Quero sempre mais, sou ambiciosa e estava na altura de uma mudança. Achei que o F.C. do Porto era o melhor clube para mim e acertei, dado a nadadora que hoje sou. Recentemente fui penta campeã nacional por equipas ao serviço do meu clube.

FafeDesportivo: Continuas a estudar? Qual é o teu curso? Consegues conciliar os estudos com a natação?

 
Diana Durães: Claro que estudo. O meu curso é Ciências e Tecnologias. Sempre disse isto e continuo a dizer... Nada na vida é fácil. Eu não posso ficar à espera de acordar num dia e dizer que quero uma coisa e ficar à espera que ela se transforme num sucesso. Não! Sei que tenho de trabalhar muito, investir tudo em mim e trabalhar nas duas coisas em simultâneo. Com vontade, crer e essencialmente com muita ambição, não é difícil conciliar as duas coisas.

FafeDesportivo: Sabemos que vives numa casa de alto rendimento em Coimbra. Conta-nos como funciona o teu dia-a-dia…

Diana Durães: Sim, eu vivo numa casa de alto rendimento de natação em Coimbra onde treino e estudo, só. Levanto-me todos os dias às 5h30 da manhã para treinar, depois das 8h30 às 16 horas tenho aulas, e volto a treinar à tarde das 16h30 às 20 horas! Normalmente vou ao domingo à noite de comboio para Coimbra, regresso sexta à tarde de comboio, treino no Porto ao sábado. Em época de férias treino na mesma, diariamente.

FafeDesportivo: Sonhas chegar onde?


Diana Durães: Acho que o sonho de qualquer atleta de alta competição é alcançar uns Jogos Olímpicos. Não tenho dúvidas disso. Esse é o maior sonho de um atleta.

FafeDesportivo: Também é do nosso conhecimento que já és uma atleta internacional. Desde quando?


Diana Durães: Sim, já represento a Selecção Nacional desde 2010 e espero continuar a representar com o mesmo orgulho. É para isso que trabalho todos os dias.

FafeDesportivo: Queres acrescentar algo que nos tenha escapado?


Diana Durães: Sim, quero…Há uma frase que me define e que me enche de prazer pronunciar… "NADA É IMPOSSÍVEL!"

0 comments:

Enviar um comentário