segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

A.D. Fafe, 1 - A.D. Limianos, 0



2.ª Divisão Nacional / Zona Norte

A.D. Fafe, 1 – A.D. Limianos, 0

Era jogo para goleada…
Fafe está em 4.º a um ponto do segundo
        

        Texto e fotos: Abel Castro
 
A Associação Desportiva de Fafe recebeu e venceu a sua congénere de Ponte de Lima, num jogo em que foi completamente superior em todas as zonas do terreno.No minuto inicial, o Fafe quase marcou. Tiago André na esquerda atirou para uma defesa incompleta de Litos e, na recarga, Filipe atirou por cima com a baliza desguarnecida.
Aos 5, Mike teve uma boa iniciativa na área visitante, tinha Litos pela frente, tentou driblá-lo e conseguiu mas, a defensiva do Limianos fechou aquela zona de perigo e Mike acabou por atitar ao lado.Volvidos 2 minutos, Filipe teve uma excelente incursão na esquerda do seu ataque, flectiu para o miolo e disparou contra o poste direito da baliza de Litos.
Sempre com a equipa de Agostinho Bento a comandar a partida, aos 29 foi Tiago André a enviar a bola ao travessão da baliza do Limianos, na sequência de um livre por si cobrado.
Aos 31, de novo Filipe a tentar o golo, contudo, eram muitos os defensores da equipa do Alto Minho, tendo a bola embatido nas pernas de um deles.
Aos 33 o Fafe ficou reduzido a 10 por expulsão desnecessária de Traquina. Já “amarelado”, o jogador do Fafe derrubou um adversário junto à linha lateral, num lance sem qualquer perigo, e viu o cartão vermelho.
O único, e mais que merecido golo da partida, surgiu ao minuto 42. Num livre frontal, já dentro da meia lua, Miguel Mendes atirou forte, tendo o árbitro considerado que Pedro Maciel, no chão, terá impedido de ir para a baliza. Penalti assinalado pelo juiz portuense. Tiago André. Na cobrança do castigo máximo permitiu uma primeira defesa a Litos mas, na recarga, levou a bola para o fundo das redes.
A jogar com 10, o Fafe continuou a ser dono e senhor do jogo na segunda metade.
 Aos 53, Filipe surgiu em slalom na área Limiana, desviou um adversário, e quando se preparava para ganhar posição de remate foi barrado por um defesa visitante. Este lance era passível de grande penalidade, que não foi marcada.
Aos 57, Tiago André correu uns metros em direcção da baliza do Limianos, contudo, mesmo em cima do risco da grande área, Litos efectuou uma defesa tipo Andebol, desviando com uma palmada uma bola que iria para a sua baliza.

Só mesmo na parte final é que os homens de Ponte de Lima, muito macios e apáticos, tentaram acercar-se da baliza do Fafe mas sem êxito. A única vez em que o guarda-redes do Fafe, Pedro Freitas, foi chamado a intervir aconteceu ao minuto 61, para desviar com uma palmada uma bola por cima da sua baliza.
A vitória do Fafe é incontestável, pelo que fez na primeira parte onde poderia ter marcado por 3 ou 4 vezes e, ainda, pelo facto assinalável de a equipa se ter mantido sempre unida mesmo jogando durante muito tempo com dez unidades.
Com esta vitória a A.D. Fafe subiu ao quarto lugar, a apenas 1 ponto do segundo classificado, Ribeirão, seu próximo adversário, no jogo um da segunda volta a efectuar novamente no Parque Municipal de Desportos, em Fafe.
Arbitragem complicativa de Pedro Vilaça.

O Fafe alinhou com:

Pedro Freitas, Mike, Zé Manel, Miguel Mendes, Ferrinho, Bruno Monteiro, João Nogueira (André 91), João Carneiro, Traquina, Tiago André (Zé Brochado 81) e Filipe (Pedro Castro 70).

Golo: Tiago André aos 42 de penálti.


Declarações:

Zé Manel (Jogador da A.D. Fafe)

Agradeço aos meus colegas e ao treinador
 

“Sabíamos que o Limianos era um adversário difícil, tem uma equipa muito boa, pelo que a nossa vitória assim sai mais valorizada. Claro que nos tivemos de unir quando estávamos com menos um jogador. Mas nós estamos habituados a fazer isso nos treinos durante a semana. Quero agradecer ao grupo de trabalho e ao míster, porque tive uma semana bastante difícil, e eles dedicaram-me a vitória neste jogo. Agradeço-lhes do meu coração. Obrigado a todos”.

 

Agostinho Bento (Treinador da A.D. Fafe)

Se pudermos ser segundos, não vamos querer ser terceiros…

 
“Tacticamente fois o melhor jogo que fizemos até hoje. Depois de ficarmos reduzidos a dez, os meus dois jogadores da frente e os três médios trabalhassem muito,. Curiosamente quando estávamos dez contra dez, passamos um mau bocado. Tive de tirar o Filipe e o Tiago, porque face ao jogo, estavam um pouco esgotados e introduzi o Pedro e o Zé Brochado para não permitirem que os laterais do Limianos não subissem. Não é pelo valor deles mas, o aspecto psicológico não ajudou e não entraram bem. Esta vitória é justíssima. Mesmo quando estávamos com onze contra onze, criámos diversas situações para marcar, e depois até cerca de 25 minutos da segunda metade continuamos a ser superiores. Não estamos preocupados com os resultados das outras equipas mas, é sempre bom sabermos que também perdem pontos. Como tenho dito, o Fafe joga sempre para ganhar. Quanto ao resto, à classificação final, só o futuro o dirá. Mas volto a referir que se podermos ser segundos, não vamos querer ser terceiros, e assim sucessivamente”.

0 comments:

Enviar um comentário