terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Entrevista com Tomané:


Fafense Tomané é Internacional (11 vezes)

Tem sido presença constante na Selecção Nacional sub-21

 
 
 
 
 
"Ainda bem que FafeDesportivo é o único que se lembra que em Travassós, Fafe, existe um jogador de futebol internacional"...






Texto: Abel Castro/Fotos: VSC
António Manuel Fernandes Mendes (Tomané), um fafense natural de Travassós, atleta do V.S.C. Guimarães (equipa B), tem merecido a atenção de Rui Jorge, seleccionador nacional dos sub-21. O atleta, que fez 20 anos em Outubro, joga na posição de avançado, é possante 1.84 m, e é ambidextro, condição que favorece sobremaneira um atacante.


FafeDesportivo: Tomané, quando aconteceu a sua primeira chamada às selecções nacionais? Quantos jogos já efectuou com a camisola das quinas?
Tomané: Aconteceu ainda nos sub-17. No total, já fiz 11 jogos pelas selecções.
FafeDesportivo: Sabemos que o Vitória “fornece” mais alguns colegas seus. Isso ajuda? Se tivesse de o fazer sozinho seria a mesma coisa?

Tomané:Sim. Ajuda muito porque nos conhecemos bem, e até para a própria selecção sub-21 é melhor por estarmos habituados a jogar juntos, mas se tivesse de ir sozinho não havia problema, porque e fácil integrar-se no grupo pois este é muito unido.

FafeDesportivo: Que lhe tem dito o seleccionador Rui Jorge?
Tomané: Aquilo que me diz é para estar tranquilo, transmite muita da sua experiência que teve quando era jogador e para me ir habituando à pressão que a partir de agora recai sobre nós, porque estamos num patamar em que o próximo passo pode ser a selecção A.

FafeDesportivo: Sabemos que renovou com o Vitória por mais uns anos. O seu técnico no clube, Luís Felipe, também já disse que a equipa B está a fazer jogadores para a formação sénior. O Tomané é um deles?

Tomané: Penso que todos os jogadores da equipa B são apostas, caso contrário não estariam nela, mas acho que apostam em mim pelo facto de ter renovado ate 2017, sendo que o contrato anterior só acabava no final desta época.
FafeDesportivo: Esperando que chegue aos seniores o mais rápido possível, tem a noção que as responsabilidades são outras. A visibilidade é muito maior. A crítica é superior. Mas o êxito também fica mais próximo. Está preparado para lidar com tudo isto Tomané?

Tomané: Sim, desde miúdo que lido com tudo isto, é claro que agora estou num nível mais elevado mas, tudo que tenho passado tem vindo a dar-me mais maturidade para enfrentar todas as situações, tendo em conta que os adeptos do Vitória são exemplo dessa preparação, dada a sua crítica e pressão a que somos alvo de muito cedo, pois estes exigem sempre o melhor de nós.
FafeDesportivo: Alcançando um lugar na equipa principal do Vitória, que é um grande clube, quais os objectivos?
Tomané: Os objectivos serão os mesmos, sempre ajudando a equipa e tentando fazer o máximo de golos possível e conquistar o meu lugar no futebol português para aí dar o salto para os palcos internacionais.

FafeDesportivo: Sendo um jovem, internacional, com enormes qualidades técnicas, físicas e humanas, não pensa ser legítimo aspirar jogar num clube que aspire ser campeão nacional?
Tomané: Claro, sabendo que estou num grande clube, sei que devido às dificuldades que o Vitória tem passado é difícil ganhar um campeonato mas, é óbvio que gostava de representar um clube com capacidade para ganhar títulos nacionais e até internacionais.

FafeDesportivo: Quer deixar alguma mensagem/agradecimento, para alguém?

Tomané: A mensagem que quero deixar dirige-se para os miúdos que têm como sonho ser jogador de futebol, para que nunca desistam de alcançar o seu sonho porque ser jogador é a profissão mais bonita do mundo. Agradeço a si, Abel Castro, pela forma como tem divulgado o meu percurso até aqui. Com muita mágoa minha é a única pessoa que mostra interesse naqueles que levam o nome de Fafe (Travassós) a todo lado, mesmo que alguns não reconheçam mérito do nosso trabalho, já que representar a selecção nacional seja tão vulgar aos olhos de muitos fafenses. Aproveito para agradecer também a todos aqueles que me tem apoiado em especial a minha família.

 

0 comments:

Enviar um comentário