sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Entrevista com Zeca - G.D. Travassós

José César (Zeca)

O Homem forte do Grupo Desportivo de Travassós
 

 
Estou com o presidente Artur Castro até ao fim…
Pelo nosso passado e pelo que evoluímos nos últimos 5 anos, exigimos que nos respeitem!
     Texto e Foto: Abel Castro
 
Após uma fase, de certa forma conturbada que o G.D. Travassós viveu a nível interno, motivada por várias razões já divulgadas e conhecidas no comunicado emitido pelo clube, FafeDesportivo ouviu uma figura proeminente do clube José César (Zeca), vice-presidente da Direcção, ele que é um dos que coloca o trabalho em primeiro lugar e só muito depois a exposição mediática, como nos disse. De forma simpática e serena acedeu falar connosco, manifestando algum desencanto no que concerne a algumas frases e atitudes que segundo ele, magoaram muito os travassolistas.
 
FafeDesportivo: Zeca a que se deveu aquele primeiro comunicado em que os dirigentes do seu clube ameaçaram demitir-se em bloco?
Zeca: Nós sentimo-nos prejudicados pelas arbitragens e desiludidos com as equipas mais próximas de nós. Sentimos falta de solidariedade e até algum prazer que algumas pessoas tiveram ao pensar que o Travassós ia acabar. É verdade que o comunicado serviu para tornarmos pública a nossa indignação, mas não passou de um desabafo. O Travassós é hoje um clube cumpridor, um clube organizado, Existe neste clube muito respeito, muita união, e desiludam-se os que pensam que vai ser fácil derrubar-nos.

FafeDesportivo: Quando nos refere que há gente que quer que o Travassós acabe, refere-se a que tipo de pessoas?
Zeca: Refiro-me aos clubes que fazem pressão sobre os árbitros. Não há jogo nenhum em que eu estou presente em que a nossa Direcção pressione os árbitros. As equipas que me refiro são do mesmo concelho que o nosso, do mesmo campeonato que o nosso, e acho sinceramente que estas rivalidades se vão manter mas pecam pelo elevado exagero. Penso que está na hora dessas pessoas conviverem mais com a sociedade e deixarem de denegrir o próximo.
 
FafeDesportivo: O Travassós tem boas relações de amizade com todos os clubes de Fafe. Ou não?

Zeca: Falando por mim, devo dizer que sim. Dou-lhe um exemplo; Quando o nosso treinador, Paulinho, regressou a Travassós vindo do Arões, eu estive no jogo e tudo decorreu com a maior das normalidades. Não houve uma palavra desagradável, um gesto, nada.
FafeDesportivo: Voltando ao vosso Comunicado. Está tudo sanado? Resolveram-se os problemas?

Zeca: Eu fiquei muito triste quando vim de férias, como sabem sou emigrante, e deparei com a tristeza que ia na alma dos meus colegas de Direcção. Que é composta de gente de trabalho, de gente honesta, competente, e se viu na obrigação de fazer esse dito Comunicado. Mas está tudo sanado, está tudo resolvido, e só apelo que as pessoas respeitem mais esta Instituição que é o Grupo Desportivo de Travassós. Parem de dizer que somos um clube rico. Gostávamos de ser mas, infelizmente não somos. Sei que graças a mim se fizeram investimentos que estavam acima das posses do Clube, nomeadamente nas obras do campo de futebol, mas temos cumprido apesar de alguns problemas, e vamos continuar a faze-lo. As pessoas esquecem-se ou não querem saber, que fomos o clube que mais dinheiro teve de gastar com as obras do campo. Aproveito esta ocasião para, publicamente, agradecer às pessoas que connosco colaboraram, nomeadamente as que tinham terrenos contíguos ao campo do G.D. Travassós.  Estou cansado de ouvir dizer que sou um homem rico e que trouxe muito dinheiro para este clube. Sou humilde, gosto do clube desde pequeno e ajudo uma casa e uma causa que gosto mas, dentro das minhas possibilidades e nunca fora delas.
FafeDesportivo: Mantém a confiança no seu Presidente, Artur Castro, após esta fase menos boa?

Zeca: Sem dúvida nenhuma. O Artur é um grande Presidente. Daqueles que, para ajudar o seu Clube, coloca por vezes a sua vida pessoal e profissional para trás. Tenho muita honra em ter um Presidente como o Travassós tem, e irei até ao fim do mandato com ele. Revolta-me imenso saber que há pessoas do futebol, como é o Artur, que não lhe dão o devido valor. Refira-se que com o Artur na presidência, este clube cresceu imenso nos últimos 4/5 anos. Desde a formação, onde sempre trabalhamos bem, inclusive a A.D. Fafe está interessada em jogadores nossos, ao aspecto desportivo, onde somos hoje uma equipa no escalão máximo do futebol distrital, até às instalações. Pergunto…que mais será preciso para se ser um bom Presidente!?
FafeDesportivo: Sendo o Zeca um vice-presidente activo, mesmo passando muito tempo no estrangeiro, que investiu financeiramente no clube, é hoje um credor do G.D. Travassós, ou o que deu, está dado?
 
Zeca: O que dei está dado e para mim é passado. Volto a afirmar, enquanto o Artur Castro for o Presidente do G.D. Travassós, eu mantenho-me. E continuarei a ajudar o Clube para que não deva nada a ninguém.
 
FafeDesportivo: Em termos desportivos está satisfeito?

Zeca: Gostaria de ver o Clube ligeiramente melhor. Ainda agora saíram jogadores para jogar na terceira divisão nacional, mas é também sinal que temos valor. Termino dizendo que a falta de respeito pelo Clube nos prejudicou. Espero que a partir de agora nos vejam como sempre nos viram. Um clube simpático, que venceu várias vezes o Troféu Disciplina, que evoluiu muito e apenas se limita a cumprir uma obrigação legítima de qualquer colectividade, chegar o mais longe possível, sem atropelos e com muito carácter e honestidade. Ainda há dias falei com os jogadores, com quem sempre cumprimos, fiz-lhes um pedido, e sinto-me muito feliz ao saber que eles, a Direcção e a equipa técnica estão mais unidos que nunca, para ultrapassar o mau momento que passamos.

 

 

 







0 comments:

Enviar um comentário