terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Extraordinária Entrevista com a Campeã fafense Daniela Pinto. "Nadamos em rios, mares, lagos, correntes, ondas, temperaturas adversas, etc.... Tenho em mente ser a primeira portuguesa a atravessar, a nado, o Canal da Mancha"!

 


Fafedesportivo com a campeã fafense Daniela Pinto
 
Águas Abertas, a minha verdadeira especialidade e paixão.

Nadamos em rios, mares e lagos, correntes, ondas, temperaturas adversas, etc...

Os 25 Km são a minha distância preferida.

Já passei uma noite no Hospital, debilitada por uma prova.

Tenho em mente, ser a primeira portuguesa a atravessar, a nado,  o Canal da Mancha!

 


Fafedesportivo: Daniela, és uma das inúmeras atletas que servem o V.S.C. Guimarães. Como aconteceu a tua paixão pela natação, com que idade, e porque optaste pelo Vitória?

Daniela Pinto: Aos 7 anos comecei a praticar natação por vontade dos meus pais. Queriam que eu fizesse alguma atividade desportiva e dado que a natação é um desporto muito completo, decidiram inscrever-me na piscina em Fafe. Fiz as minhas primeiras provas pelo A.D.F., mas aos 14 anos mudei-me para o Vitória. O Vitória já era uma referência na natação do norte do país e treinar com atletas campeões regionais e nacionais permitir-me-ia evoluir mais rapidamente.

Fafedesportivo: Daniela, explica-nos lá, até para os nossos leitores ficarem com um conhecimento mais profundo, o que é competir em águas livres?

Daniela Pinto: Águas abertas é uma competição de natação realizada fora das paredes e limitações de uma piscina. Nadamos em rios, mares e lagos. O contato com a natureza, as diferentes sensações que é possível sentir, a grande variedade de obstáculos encontrados, como: correntes, ondas, temperaturas adversas, etc. Tornam as provas de Águas Abertas num desafio único. As distâncias percorridas variam bastante, mas eu dedico-me especialmente à distância olímpica, de 10 km, e à minha preferida, os 25 km. Qualquer uma destas distâncias exige uma grande tolerância, paciência e determinação.

Fafedesportivo: Ficamos felizes, como fafenses, em saber que foste campeã nacional na prova que decorreu em Montemor-o-Velho, onde percorreste 5 km em apenas 01:04:30.5h. Competiste pelo Vitória. É o teu melhor tempo? A quem pertence o record actual nacional, e qual o tempo?

Daniela Pinto: Os campeonatos nacionais, como acontece em todas as modalidades desportivas, nunca são em representação da Seleção, mas sim do clube, no meu caso o Vitória. Nas Águas Abertas não há uma prova igual, as diferenças de condições de prova para prova são tão grandes que não faz sentido haver um registo de recordes nacionais ou mundias. Basta que num dia a corrente esteja muito forte e a favor e que noutro esteja muito vento e ondas, para que o tempo final seja pior em dez ou quinze minutos. Nas competições de Águas Abertas o que realmente interessa é o lugar na classificação, o tempo acaba por ser secundário. O que existe são referências em piscina, onde o ambiente muito mais controlado permite aos atletas aferir o seu real estado de forma e comparar com prestações passadas. O meu melhor registo aos 5 km em piscina é de 1h01m21s , alcançado no ano passado.

Fafedesportivo: Para além de Água Livres, também competes em piscinas. No Campeonato Regional Absolutos tens conseguido boas prestações. Qual a melhor até á data? Individual ou Estafetas?


Daniela Pinto: Apesar das provas serem realizadas em rios, mares e lagos, grande parte do meu treino é feito em piscina. E a competição em piscina é essencial na minha preparação. Especialmente durante os meses de Inverno, em que o tempo não é propício para a prática de natação em Águas Abertas, tenho ajudado o Vitória a conquistar alguns títulos regionais e pódios nacionais em estafeta. De vez em quando, também consigo alguns resultados interessantes a nível individual. Para mim qualquer pódio numa prova em piscina é já um indicador da excelente época que posso vir a ter nas Águas Abertas, a minha verdadeira especialidade e paixão.

Fafedesportivo: Sabemos que foste convocada para as etapas da Taça do Mundo FINA 2012 do Brasil e Argentina na distância de 10km. Como decorreu esta prova?

Daniela Pinto: No ano passado, tendo em vista a minha preparação para a prova de qualificação para os Jogos Olímpicos, fui convocada para representar o nosso país em algumas provas da Taça do Mundo. Estas provas tinham um nível competitivo muito grande e foram fundamentais para que ganhasse mais experiência internacional e evoluísse como atleta. Fiz as duas com o intervalo de uma semana, incluindo uma gastroenterite pelo meio, e se a primeira no Brasil não correu tão bem como queria, a da Argentina deu-me muita motivação para continuar em busca do meu objetivo de ir a uns Jogos Olímpicos.

Fafedesportivo: Integraste, em ano de estreia na categoria, a Selecção Nacional que participou no Europeu de Águas Abertas que decorreu em Israel, em que te tornaste na primeira nadadora portuguesa a participar na prova mais longa de natação (25Km) atingindo a melhor marca nacional até à data, o 6.º posto, com 5:26.50,0, a apenas 26,4 segundos da vencedora, a italiana Alice Franco (5:26.23,6). Com este resultado, obtiveste a melhor classificação feminina de sempre num Campeonato da Europa de Águas Abertas. Para quando o 1.º lugar Daniela?

Daniela Pinto: Foi a primeira vez que participei numa prova tão longa e ía com muito receio para a prova. Afinal de contas 25 km e mais de 5 horas de prova seriam o dobro de qualquer coisa que já tinha feito antes. O resultado foi completamente inesperado e descobrir que gostava tanto desta distância foram sensações que nunca vou esquecer. Está definitivamente nos meus planos continuar a procurar bons resultados nesta distância.

Fafedesportivo: Também estiveste na Taça do Mundo de Setúbal de Águas Abertas. Recorda-nos a tua prestação nessa prova.

Daniela Pinto: A Taça do Mundo de Setúbal foi o meu grande objetivo da época passada. Pois teve a particularidade muito especial de servir como prova de qualificação para os Jogos Olímpicos. Foi para isso que trabalhei durante todo o ano, mas infelizmente as coisas não correram como desejava. Tenho a consciência que dei o meu melhor e tive um apoio fantástico de muita gente, mas infelizmente no desporto, em particular num como as Águas Abertas, estamos sempre sujeitos a fatores que fogem do nosso controlo. Nem o facto de fazer anos nesse dia me safou e acabei a noite no hospital ainda muito debilitada pela prova.
 

Fafedesportivo: És uma ilustre desportista que consta na revista o Minhoto, que premeia os melhores atletas do Minho, ao lado de grandes campeões em várias modalidades. Há casos de atletas que “duplicam” a sua presença nessa prestigiada revista minhota. Pensas ser uma delas?

Daniela Pinto: Quando saímos de casa todos os dias para treinar é em busca dos nossos objetivos pessoais, daquela medalha que nos falta, de representar a nossa seleção ou melhorar um tempo, e não propriamente de aparecer nos jornais. O reconhecimento público vem por acréscimo mas, como é óbvio, estes prémios enchem-me de imenso orgulho. É com grande satisfação que de vez em quando vejo o meu trabalho ser apreciado desta maneira.

Fafedesportivo: Quais as perspectivas para o futuro? A participação nuns Jogos Olímpicos está na tua mira?

Daniela Pinto: A participação nuns Jogos Olímpicos é sempre um desejo de qualquer atleta. Para o meu futuro, e depois de me ter dedicado quase exclusivamente à modalidade durante um ano, espero ter tempo agora para terminar o meu curso e entretanto ir conciliando com a natação da melhor maneira possível. Tenho já em mente a hipótese de ser a primeira portuguesa a atravessar o Canal da Mancha a nado e também gostaria de continuar a representar Portugal nos campeonatos do mundo e da europa.

Fafedesportivo: Qual é a sensação de seres campeã nacional? Objectivo cumprido? Ou vamos ter a Daniela mais vezes campeã nacional?
 

Daniela Pinto: Ser campeã nacional, por mais vezes que o repita, tem sempre um sabor especial. É o orgulho de saber que somos a melhor do país na modalidade a que dedicamos tantas horas dos nossos dias. É sempre um objetivo em todas as épocas e dá-me enorme motivação para continuar a melhorar para um dia ser mais do que “apenas” a melhor do meu país.

Fafedesportivo: É uma modalidade exigente. Quanto tempo de treino fazes diariamente e onde?

Daniela Pinto: Qualquer desporto de alta competição exige muitas horas de treino, e a natação de Águas Abertas não é diferente. No ano passado treinava todos os dias, quase sempre de manhã e à tarde. Estava a viver no Centro de Alto Rendimento de Montemor, e os treinos dividiam-se entre Coimbra e Guimarães, aos fins-de-semana. Atualmente como tenho de conciliar com a faculdade não consigo treinar duas vezes por dia tantas vezes. Nado na piscina da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto durante a semana, e na piscina do Vitória em Guimarães ao fim-de-semana.

Fafedesportivo: A nossa conversa aproxima-se do final. Queres deixar alguma mensagem, agradecimento, para alguém? A página é toda tua…

Daniela Pinto: Quero só agradecer a oportunidade de fazer esta entrevista e deixar um grande obrigado a todas as pessoas que me têm apoiado ao longo destes anos.

 

0 comments:

Enviar um comentário