quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

18 anos da claque da A.D. Fafe, Fighters Boys. Por mim a claque nunca acaba, disse Luís Pires!


Claque fafense celebrou na passada sexta-feira 18 anos!
Texto: Abel Castro/Fotos: Rui Dario Correia




Por mim a claque nunca acaba. Nem que eu fique sozinho a colocar a faixa na rede, disse o Presidente Luís Pires



 

Por amor à A.D. de Fafe fazemos tudo...





FafeDesportivo: Luís Pires, recorda-nos de como tudo começou há 18 anos atrás. Quem lançou a ideia? Quantos eram?
Luís Pires: Quanto a quem lançou a ideia, sei que foi um grupo de amigos, nao sei nomes pois nessa altura ainda não fazia parte da claque. Penso que eram cerca de 20 amigos, nao posso precisar.
FafeDesportivo: Chegaram a ter uma Sede Social. Porque não continuaram?
Luís Pires: Chegamos sim, e uma sede muito invejável, pois tinha tudo que nós pretendíamos. Quanto ao facto de não continuarmos com a mesma, isso foi por falta de verbas para que a renda fosse liquidada todos os meses.
FafeDesportivo: A claque esteve sempre activa, ou parou alguma vez durante estes 18 anos?

Luís Pires: Pelo que soube a claque esteve inactiva durante 2 anos penso eu, eu só peguei na claque em 2007 e desde então nunca faltamos ao apoio.

FafeDesportivo: Qual foi o número máximo de elementos que compôs a claque dos Fighters Boys? Quantos são actualmente?
Luís Pires: Tivemos cerca de 70 elementos durante 2 anos, os melhores anos dos Fighters a meu ver, actualmente somos 20/30 elementos dependendo dos jogos, tenho pena de não sermos mais, mas nem todos têm esta mentalidade!

FafeDesportivo: Sabemos que todos os vossos adereços ficam guardados no Parque Municipal de Desportos até antes de cada jogo. A relação com a Direcção da A.D. Fafe satisfaz os vossos desejos? Há boas relações com a Instituição?

Luís Pires: Sim temos boas relações, fazem o que podem para que possamos ter tudo em bom estado, sei que o momento do clube em termos financeiros não é o melhor mas, vai-se vivendo o clube da mesma maneira...
FafeDesportivo: Como são custeadas as vossas despesas? Em tempos havia associados na claque. Isso acabou?
Luís Pires: De momento ninguém paga cotas da claque, sempre que é preciso fazer algum adereço toda a gente ajuda nas despesas, quando não é assim, eu e os dois elementos da direcção da claque, Zé Miguel (vice-presidente), Rui Silva(director markting) lá teremos de ir às nossas poupanças, mas por amor ao clube tudo se faz.
FafeDesportivo: O que é necessário para ser elemento da claque? Vocês têm alguns estatutos?
Luís Pires:Para ser elemento da claque basta preencher a ficha de inscrição e comparecer aos jogos regularmente.
FafeDesportivo: Há muitos agentes do futebol a nível nacional que são manifestamente contra as claques. Qual a sua opinião acerca deste fenómeno?
Luís Pires: Isso a mim de momento não me diz nada, somos uma claque pequena e a nós ninguém nos impõe regras, quando o fizerem aí comentarei.
FafeDesportivo: Certamente já foram mal recebidos nalguns campos de futebol. Conte-nos o episódio mais negativo que tiveram.
Luís Pires: Enquanto líder só presenciei uma vez, em Famalicão, recebidos à pedrada etc…Para quem não sabe, eles são os nossos "rivais" nesta divisão.
FafeDesportivo: E já agora diga-nos também, qual foi o jogo, ou os jogos, em que o vosso apoio mais se fez sentir. Qual a partida que mais prazer vos deu estar ao lado da equipa da A.D. Fafe?
Luís Pires: O apoio que mais se fez sentir pela nossa parte foi um jogo com a Oliveirense na época 2009/10 em nossa casa. Se ganhássemos eramos campeões da 3ª divisão nacional, acabamos por perder esse jogo mas a claque foi incansável no apoio à equipa. Posteriormente tivemos já este ano o jogo com o Boavista que nunca mais esquecerei, em que ganhamos por 7-1.Não é nada normal porque não se trata de um clube qualquer, é o Boavista, e mais uma vez os elementos da claque estão de parabéns, porque foram incansáveis no apoio a equipa.
FafeDesportivo: Lembramo-nos que em tempos, era da praxe vocês colocarem um boneco, tipo amuleto, que depois os jogadores vos iam devolver quando entravam para o jogo. Porque acabou isso?
Luís Pires: Isso já não é da minha altura como presidente, já era elemento e presenciei muitas vezes isso, não sei qual foi o motivo para que tivesse acabado...
FafeDesportivo: Notamos que, quando a equipa está bem vocês aparecem em maior número. Se estiver menos bem, dá-se a debanda de alguns. Não acha que a claque devia compor sempre os mesmos elementos, nos bons e maus momentos?
Luís Pires: Sim isso é o nosso lema, infelizmente não sei o que se passa com alguns elementos que ora estão, ora não estão. Tenho pena que seja assim, porque com todos juntos, tudo se tornava mais aliciante para outras pessoas que se quisessem juntar a nós.
FafeDesportivo: Uma vez chegados aos 18 anos, o que se saúda, quanto tempo mais vai durar a claque dos Fighter Boys? Com o Luís sempre na frente?
Luís Pires: Por mim vai durar até me faltar as forças, nem que esteja lá sozinho e meta eu a faixa, quem quiser que me acompanhe, quem não quiser, azar...
FafeDesportivo: É usual ver-se claques com elementos femininos. A que se deve a ausência das senhoras no vosso grupo?

Luís Pires: Disso não lhe sei falar, a uns 3 anos havia duas raparigas que iam aos jogos connosco passados uns tempos deixaram de aparecer, como dizem, mudam-se os tempos mudam-se as vontades.
FafeDesportivo: Diga-nos o que é que gostavam de ter e não têm. O que será preciso para ter uma claque bem mais numerosa?
Luís Pires: Nós de momento o que nos falta é pessoal que goste do Fafe, que goste de apoiar, pessoas que saibam o que é o mundo "ULTRA", no fundo o essencial é mesmo termos mais elementos.
FafeDesportivo: Quer deixar algum agradecimento para alguém?
Luís Pires: Quero agradecer a todos os elementos, que quer faça chuva ou faça sol, estão sempre presentes no Municipal, e um grande agradecimento ao Rui Dias. Sem ele muitas coisas não eram possíveis, Obrigado a todos.
 

 

 

 

0 comments:

Enviar um comentário