sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

15 .º aniversário da Associação Futebol Popular de Fafe. Parabéns aos Fundadores, disse Iazalde Martins



15.º Aniversário da Associação de Futebol Popular de Fafe

Parabéns às pessoas que criaram a A.F.P. Fafe, disse Iazalde Martins

A Associação de Futebol Popular de Fafe comemorou no passado dia 13 de Janeiro o seu 15.º aniversário.

Para comemorar a data, e dado o rigor orçamental que a Associação pretende impor, a organização levou a cabo dois eventos que tiveram lugar no passado sábado, dia 19 de Janeiro.

Um jogo convívio de Futsal que juntou dirigentes, actuais e anteriores da AFPF, dos clubes participantes nas suas provas e ainda dirigentes da Federação de Futebol Popular do Norte.

O resultado foi de 9-7, mas é impossível saber quais os nomes individuais dos participantes de cada equipa porque, essencialmente, tratou-se de um convívio e não propriamente de um jogo de futebol, porque houve até “atletas” que jogaram por ambas as equipas. Esta primeira “etapa” das comemorações, decorreu no Pavilhão Multiusos de Fafe, às 17 horas.

A segunda parte, isto é, a cerimónia, decorreu na Quinta das Vinhas, às 20 horas.

Ali, foram entregues lembranças a Instituições, merecedoras de distinção, segundo o Presidente da Associação, Iazalde Lacá Martins.




Marcaram presença os dirigentes, os clubes, convidados de outras Associações, a Federação Futebol Popular, os fundadores da Instituição e também Antero Barbosa e Pompeu Martins, por parte da C.M. Fafe.

A todos, o Presidente da Direcção da Associação de Futebol de Fafe, Iazalde Martins, agradeceu a sua participação no evento, dizendo que “Esta festa de aniversário merecia uma comemoração maior, mas vale sempre a pena. É nestas alturas que damos particular importância às pessoas que se lembraram de criar esta Instituição e que estão aqui hoje. No dia 13 de Janeiro de 1998, outorgaram a escritura de constituição da AFPF o G.D.C. Quinchães, A A.D. de Revelhe e o G.C.R. de Sta Maria de Ribeiros. Hoje a A.F.P. de Fafe não tem apenas o futebol sénior. Temos também escalões de sub-13 e sub- 17 e ainda futsal feminino.

Claro que devo enaltecer o excelente trabalho que os dirigentes levam a cabo nos seus clubes. Sem eles era impossível ter-mos chegado onde chegamos. Para sobreviver necessitamos claramente de apoios. Os atletas têm seguros, exames médicos, têm pavilhões para jogar. Aqui realço o grande apoio que temos tido da autarquia fafense porque, sem o seu apoio, não sobreviríamos” disse.

Seguiu-se a entrega de prémios individuais, a Orlando Carvalho Leite, Sr. José Maria e Amadeu Carneiro, pela “antiguidade” na Associação.



Foram distribuídas ainda duas lembranças para dois clubes que começaram a sua actividade na AFPF e que ainda continuam; G.D. Pardelhas e G.C. Amigos de Quinchães.

Da Federação Portuguesa de Futebol Popular, foi entregue uma lembrança alusiva ao aniversário.

O Sr. Armindo, primeiro presidente, Luís Abreu, José Sousa e Santa Maria de Ribeiros, também foram homenageados pela sua permanente ligação à AFPF.

Passou-se depois para a homenagem à C.M. de Fafe. Na altura Vereador do Desporto, Antero Barbosa recebeu das mãos de Iazalde Martins uma recordação. Antero Barbosa agradeceu, dizendo: “Tenho uma particular estima por esta Associação. Na altura, há 15 anos, havia apenas futebol sénior. Felizmente a Associação soube evoluir com os homens e dirigentes que tem tido, alargando a sua actividade aos escalões de formação e feminino. Enquanto responsável pela vereação do desporto, fiz o que devia ter feito. Agradeço inclusivamente o mimo que esta Instituição sempre me deu, até pelo facto de existir na sua competição uma prova com o meu nome. Hoje felizmente estamos melhores. O nosso concelho melhorou significativamente as estruturas para a prática do desporto. Hoje temos já vários pavilhões nas escolas, o que não existia há uns tempos. Resumidamente, estamos melhor que há uns anos” disse.



A finalizar, o actual responsável pela vereação do desporto, Pompeu Martins, saudou os presentes em representação do Município fafense dizendo; “É com imenso prazer que me associo à festa de aniversário dos 15 anos da A.F. Popular de Fafe. O meu colega, Dr. Antero, disse há pouco que tem uma prova com o nome dele mas, já lhe tenho dito em particular que, a mim cabe-me sempre proceder à entrega dos prémios aos escalões femininos (risos). Continuou dizendo; Estão de parabéns os fundadores, os actuais e antecessores  dirigentes da Associação de Futebol Popular de Fafe, pela história digna que têm. Defendemos a prática do desporto em todas as vertentes. Nas crianças, nos jovens e nos idosos. O que nos cabe, é apoiar homens e mulheres que praticam desporto. Tivemos de fazer um corte de 11 milhões de euros no nosso orçamento mas, no desporto podem ter a certeza que não cortamos., porque precisamos do vosso desenvolvimento, da vossa actividade e não podíamos fazer cortes. Faço minhas as palavras do meu amigo Antero Barbosa: Obrigado a todos.

Fafedesportivo, presente na efeméride, ficou com a particular certeza que a Associação de Futebol Popular de Fafe é hoje uma Instituição com enorme vitalidade, com uma visão correcta no que concerne ao desenvolvimento desportivo, a começar pela formação, e está recheada de dirigentes de “alta patente”, de fazer inveja a muitos clubes do futebol local e nacional.

 

                                                                                                                                                            

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

0 comments:

Enviar um comentário