Texto e fotos: Abel Castro
2.ª Edição do Fafe Show Bike arrancou hoje!
Quartel-general do ciclismo nacional esteve presente em Fafe!
Teve hoje lugar no Pavilhão Multiusos a abertura oficial da edição dois do Fafe Show Bike, naquela que é considerada a grande feira do sector no norte do país.
A sessão de abertura teve início por volta da 18.30 horas, e contou com a presença de Joaquim Gomes, director da Volta a Portugal, David Pereira da PAD, Cândido Barbosa e Tiago Ferreira (campeão nacional de XCM).


A Federação Portuguesa de Ciclismo e a Associação de Ciclismo do Minho também estiveram presentes neste primeiro acto solene. Raul Cunha, presidente da C.M. Fafe, Pompeu Martins, vereador da cultura e desporto e outros vereadores, como Eugénio Marinho e José Batista, também marcaram presença na inauguração. Laurentino Dias, presidente da Assembleia Municipal de Fafe esteve também no Multiusos.
Presentes no certame que vai estar aberto ao público até ao próximo domingo estão expositores de renome que trazem até Fafe as melhores marcas do sector, tais como: KTM, Specialized, Santa Cruz, Scott, Trek, Cannondale, Focus, Bergamont, BCM, Orbea, Cuore, entre outras.
Numa cidade que sente e vive o ciclismo, pretende-se com este evento dar cada vez mais visibilidade à modalidade que arrasta multidões seja ao nível competitivo, seja por via do lazer e bem-estar.
Depois de em 2013 a organização se ter aventurado na realização do 1.º Fafe Show Bike, em 2014 firma créditos e dá mais um passo para colocar o certame na rota nacional.

Fafedesportivo ouviu alguns dos intervenientes, que nos disseram acerca do certame:
Raul Cunha (Presidente da Câmara M. Fafe)
"Quem se deslocar a Fafe tem uma ampla oferta"
“Este evento que pretende ligar o ciclismo a Fafe, que é uma cidade com tradições na modalidade, daí termos aqui hoje dignos representantes da Volta a Portugal. Esta é a segunda edição, mas entendo que deve ter condições para se prolongar nos anos próximos. É evidente que a crise se sente em todos os sectores da sociedade, mas a sala está muito bem composta. Quem vier a Fafe tem uma ampla oferta de bicicletas de vários tipos, de várias modalidades, para jovens, para menos jovens, para mais idosos, portanto há aqui uma grande oferta. Lanço daqui o desafio para que todos os fafenses se desloquem a esta exposição, e não só, a todas as pessoas aqui da região, que venham a Fafe visitar esta exposição porque vale a pena".
Ricardo Teixeira (Gigagrafe)
"Vamos aguardar por apoios para a 3.ª edição"
“Este ano temos mais expositores e nos eventos desportivos triplicamos as inscrições. Esperamos uma grande adesão de público aqui no Multiusos, não só porque estão aqui dos melhores expositores de Portugal, mas porque finalmente também o estado do tempo parece correr a nosso favor. Não sei se não há duas sem três. Organizamos a segunda edição, fruto de uma aposta muito nossa, sem tirar dividendos disso em termos financeiros. Vamos aguardar pelos apoios que possam surgir, quer de particulares quer de instituições públicas. É importante que as pessoas reconheçam que este evento tem interesse para Fafe e para a região norte e que vale a pena apostar e apoiar. É ainda importante que o sector do ciclismo reconheça que esta exposição faz falta. É como digo, se houver esta simbiose, então talvez façamos a terceira a quarta a quinta e mais edições.
José Luís Ribeiro (Presidente da Ass. Ciclismo Minho)
"Fafe merece pelo que tem dado ao ciclismo"
"Fafe merece pelo que tem dado ao ciclismo"
“Parece que há menos expositores, mas temos de olhar para a realidade económica do país. Realizar este evento é um sinal de persistência, um trabalho empenhado que faz com que este evento não tivesse ficado pela 1.ª edição e certamente vai voltar nas próximas. Se conseguiu resistir às fases de dificuldade, mau será se não passa para outras fases posteriores. Claro que fico satisfeito e orgulhoso, num reconhecimento que Fafe merece pelo que tem dado ao ciclismo, não só a autarquia mas também os próprios adeptos e os patrocinadores, que agora se podem começar a rever neste evento que de facto é muito importante para a região”.
Pompeu Martins (Vereador da Cultura e Desporto C.M. Fafe)
"Está aqui hoje a nata do ciclismo nacional"
“Isto é um desafio para o concelho. A entidade organizadora, na pessoa do Sr. Ricardo Teixeira, assumiu com grande coragem porque em Portugal existem duas feiras, uma em Santarém e outra em Fafe. Neste mercado das bicicletas as pessoas habituaram-se a ir a Santarém e o norte tem de se habituar a vir a Fafe. Portanto, sublinho a coragem da entidade organizadora de estar em Fafe novamente. Estão aqui representadas grandes marcas, mas também ressalvo a envolvência associada a este evento com algumas provas a contar para os respectivos campeonatos oficiais. Congratulo-me com o facto de a nata do ciclismo de Portugal estar cá hoje. Isto é um sinal de apoio, de que Fafe merece um evento desta natureza".
Joaquim Gomes (Director da Volta a Portugal)
"Fafe é um dos palcos principais da Volta a Portugal em bicicleta"
“A exposição atendendo ao papel que o concelho de Fafe desempenha hoje a nível da prática desportiva e no que a esta modalidade de risco diz respeito nas suas mais diversas vertentes, particularmente na estrada e no BTT, justifica perfeitamente esta aposta. Obviamente que o fim-de-semana serão os dias fortes desta exposição, e acredito que ano após ano, ela tenha todas as condições para crescer e corresponder às expectativas dos seus promotores. Relativamente à Volta a Portugal, Fafe já não é novidade. Nos últimos oito anos a cidade de Fafe é um dos palcos principais da Volta a Portugal, portanto tudo o que se venha a angariar neste patamar no futuro, está dentro das expectativas não só do promotor e dos próprios autarcas, que de resto corresponde também ao gosto dos próprios munícipes”.

0 comments:
Enviar um comentário