quinta-feira, 20 de março de 2014

Campeonatos Regionais de três escalões renderam 10 pódios na Póvoa de Varzim


Por: ADF


ADF Natação – Campeonatos Regionais de Juvenis, Juniores e Seniores com 10 pódios e a consagração de Tiago Teixeira como penta Campeão Regional nos estilos de Costas e Livres.
A equipa de Juvenis, Juniores e Seniores da ADF – Natação, constituída pelos nadadores Tiago Teixeira, Luís Fonseca, Vítor Cunha, Paulo Magalhães, Paulo Miranda, Inês Bastos, Beatriz Meireles, Noémia Verdi e Natália Cunha acompanhados pelos treinadores Filipe Carvalho e Filipe Marinho, participaram de 14 a 16 de Março nos respectivos Campeonatos Regionais, que decorreram nas piscinas da Varzim Lazer, na cidade da Póvoa de Varzim.
Estes Campeonatos Regionais registaram a participação de 359 nadadores (201 masculinos e 158 Femininos) em representação de 17 clubes e representou o início da participação desportiva da maioria dos clubes em piscina de dimensão Olímpica (50m), e como tal, foi notório durante o decorrer destes campeonatos as dificuldades sentidas por grande parte dos nadadores em competição.
 Das 49 provas individuais e 3 estafeta nadadas pela totalidade dos nadadores da ADF merecem especial referência 5 títulos de Campeão Regional, 2 títulos de Vice-campeão Regional e 13 novos recordes pessoais.
 Relativamente aos pódios obtidos no conjunto das prestações individuais merece grande destaque a prestação altamente competitiva do nadador Tiago Teixeira com a obtenção dos títulos de Campeão Regional nos 50, 100 e 200 Costas, 50 e 100 Livres, sendo ainda Vice-campeão Regional na prova dos 200m Livres, demonstrando mais uma vez nestes campeonatos a sua elevada qualidade nos estilos da sua maior preferência (Livres e Costas). No sector feminino os destaques vão para Noémia Verdi e Beatriz Meireles. Noémia Verdi obteve 2 novos máximos pessoais: o primeiro aos 100 Livres e título de Vice Campeã Regional, obtendo ainda mínimos de participação para os Campeonatos Nacionais e o segundo aos 50 Livres permitindo-lhe ocupar o 3.º lugar do pódio. Beatriz Meireles ocupou por duas vezes o 3.º lugar do pódio, numa delas aos 50 Costas e com um novo máximo e por outra referente à prova dos 100 Costas. 

Continuando a análise individual das prestações é de realçar os 4 novos máximos de Vítor Cunha em 4 provas individuais nadadas (50, 100 e 400 Livres; 100 Mariposa), acentuando mais uma vez a franca evolução qualitativa dos seus desempenhos da presente época. Inês Bastos após um período de menor evidência desportiva, consegue 3 novos máximos nas provas de 50 e 100 Costas e 50 Bruços, com momentos de nado de elevada qualidade ao qual nos habituou num passado recente. No que concerne ao elemento mais novo do grupo, Natália Cunha revelou mais uma vez uma consistência impressionante no seu estilo de eleição e almejou com naturalidade 2 novos máximos aos 100 e 200 Costas, aproximando-se de prova para prova cada vez mais dos lugares do pódio. Paulo Magalhães, Paulo Miranda e Luís Fonseca que pese embora tenham sentido algumas dificuldades de adaptabilidade no decorrer das provas, por condicionamento físico do actual momento, não tardarão a demonstrar brevemente toda a qualidade ao qual já nos habituaram.

Por fim uma palavra de apreço e reconhecimento igualmente a todos os que durante o fim-de-semana fizeram questão de lembrar e participar in loco ou através das redes sociais, directa ou indirectamente no apoio à natação da ADF. Recordamos que já no próximo fim-de-semana a ADF estará presente com os cadetes no Torneio do Rei à realizar na cidade de Guimarães.

0 comments:

Enviar um comentário