sábado, 22 de março de 2014

Mundial do Brasil: Todas as semanas leia a opinião, directamente de S. Salvador da Baía, de Pedro Dantas sobre o evento...


RESENHAS DA COPA DO MUNDO FIFA 2014/BRASIL (5)

Por: Pedro Dantas
S. Salvador da Baía - Brasil

Só o governo acredita que os estádios ficam prontos.

Obras do aeroporto de Salvador interrompidas.

Os turistas serão recebidos por lonas.

O Metro que deveria estar pronto há 14 anos, não estará pronto.

Hospitais, hotéis e estradas não passam de promessas...

A realização de um evento desta magnitude pressupõe que o país deva estar preparado para enfrentar os desafios que advêm de tal manifestação. A pergunta é: está o Brasil preparado para organizar a copa? A resposta é simples: NÃO.
E não por inúmeras razões. A principal delas é não ter a mínima infra-estrutura, nomeadamente hoteleira, estradas, aeroportos, meios de transporte de massas, hospitais, limpeza urbana, restauração, segurança e comunicações. Existem muitas outras que poderia aqui exaustivamente enumerar, mas seria demasiado cansativo. Para mim e para quem ler.
Hoje falarei das duas maiores preocupações da FIFA: ATRASOS E SEGURANÇA.
A pouco mais de 80 dias do início da Copa do Mundo 2014, a FIFA vem a público falar das suas maiores preocupações em relação ao evento, entre elas os atrasos nas obras prometidas pelo governo.
A respeito do assunto eu já me pronunciei aqui mesmo. E o tempo me deu razão. E a falta dele me dará mais ainda.
Isto porque o governo, mesmo apesar de todas as evidências, continua a ser o único a acreditar que os estádios ficarão totalmente prontos e que as obras de mobilidade e estrutura prometidas, aquelas que motivam o envolvimento de qualquer governo a investir na organização de um evento desta magnitude, e que deveriam ficar como legados da Copa realmente estão acontecendo. A FIFA está começando a duvidar. Publicamente, pois é sabido que nos bastidores há muito que ninguém na instituição acredita.
E, mais uma vez refiro Salvador, não só por ser aqui que Portugal dará o pontapé inicial contra a Alemanha a 16/06, mas por ser a cidade onde vivo e da qual tenho um conhecimento profundo.
Aqui, de tudo aquilo que foi prometido, tirando a construção do estádio (belíssimo, por sinal), ABSOLUTAMENTE MAIS NENHUMA OBRA SERÁ ENTREGUE...!!!!!
As obras de ampliação e modernização do aeroporto foram interrompidas, pois os atrasos são de tal forma absurdos, que o ministro o determinou.
Os turistas serão recebidos por lonas.
Rezemos para que não chova muito.
O metro que deveria estar pronto há 14 anos, também não estará em funcionamento.
O BTL que deveria ligar Lauro de Freitas (onde fica o aeroporto, na realidade) a Salvador, ainda nem saiu do papel.
O entorno do estádio continua sem qualquer modificação visível e, pelo que pode ser visto nos grandes eventos que ali foram realizados (a copa das confederações e o show de Elton John), será uma dor de cabeça em termos de trânsito.
Hospitais, hotéis, estradas, enfim, um sem número de promessas que não passaram disso.
É uma pena, realmente, que o Brasil esteja deixando passar mais uma oportunidade para, não só mostrar ao mundo que pode ser confiável, mas para deixar um legado para o seu povo que dificilmente terá outra oportunidade assim.
Eu sempre quis acreditar, mas a verdade é que sempre desconfiei, pois com um governo com este, as coisas são sempre mais difíceis.
E esperem pelo que vem aí...

Abraço...

0 comments:

Enviar um comentário