quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Redes Sociais: Redes sociais: o que os clubes portugueses têm a aprender com os ingleses...

Redes sociais: o que os clubes portugueses têm a aprender com os ingleses... 

Fonte: MaisFutebol

São dois mundos bem diferentes. Onde muitos mostram, outros escondem. Há muito conteúdo diferente que ainda está por explorar em Portugal. Ficam algumas ideias grátis.

A comparação é entre Portugal e Inglaterra. Sim, são realidades muito diferentes, mas se querermos comparar-nos a alguém que seja aos melhores e em Inglaterra é onde se faz do melhor em termos de gestão de redes sociais por parte de clubes de futebol (ainda assim longe do que acontece noutras modalidades nos Estados Unidos). Portugal não está nos antípodas, mas quase.

A diferença nota-se logo no número de seguidores das contas e até na diversidade da aposta nas mais variadas redes sociais disponíveis. Enquanto em Inglaterra quase todos os clubes da Premier League têm site oficial, facebook, twitter, Google +, Youtube e Instagram, na Liga portuguesa ninguém usa o instagram e poucos são os que têm presença em mais do que uma rede social (quase sempre no facebook, alguns no twitter e quase todos têm conta no Youtube).

Quanto aos números totais surge a comparação talvez menos leal, dada a dimensão, população e alcance mundial dos clubes ingleses. O Manchester United tem mais de 37 milhões de seguidores no Facebook, o Chelsea quase 20 milhões e o Arsenal mais de 16 milhões. Em Portugal, só Benfica e FC Porto conseguem alcançar números expressivos, ultrapassando 1 milhão de seguidores.

A estratégia de presença no Facebook (nem sequer vale a pena falar do twitter) nos clubes portugueses é difícil de entender, pois centra-se praticamente em promoção de patrocionadores, dinamização de venda de lugares para jogos, reprodução de notícias e eventos associados a marcas. Raramente há conteúdo exclusivo relacionado com o plantel e este cinge-se a algumas fotos de camisolas no balneários antes de algum jogo importante.

Uma das grandes limitações ao uso das redes sociais por parte de Benfica e FC Porto é o facto de deterem canais de televisão. Os encarnados canalizam tudo para esse meio, enquanto os dragões esforçam-se por apresentar algo diferente, mas nunca relacionado diretamente com o trabalho da equipa. Recentemente colocaram no Youtube um vídeo da visita dos jogadores ao novo museu do clube.

0 comments:

Enviar um comentário