domingo, 15 de dezembro de 2013

Jantar de Natal do Pica: Amigo Vítor Sampaio recordado por todos... Confira o texto e as várias fotos.


Texto e Fotos: Abel Castro




Festa de Natal da A.C.D. Pica
 -Vítor Sampaio relembrado no jantar...
 
 - Partir um palito é fácil…onze é difícil!
 - Por vezes temos de ir ao bolso.
 - Nome de Vítor Sampaio perpetuará no Parque do Pica
 - Não somos clube para despedir treinadores...
 - S. Gens e Quinchães são quase maior que Arouca, que tem um clube na 1.ª Liga.
 
A família da A.C.D. Pica reuniu este sábado para o seu habitual jantar de Natal, realizado num restaurante da cidade.
Direcção, Órgãos Sociais, Atletas, Departamento Técnico, Departamento Médico, Entidades e ainda alguns amigos do clube, marcaram presença.
Num ambiente de perfeita harmonia e camaradagem realizou-se após o jantar, o habitual leilão do Cabaz do Natal. Após vários pedidos ao leiloeiro Sr. Cândido, que licitou o referido cabaz no valor inicial de 50 €, o seu valor foi subindo até parar nos 165 €. Os “rematadores” foram os próprios atletas do clube, num gesto e atitude a todos os níveis louvável.
Foram de seguida sorteadas as prendas de Natal entre os jogadores, disponibilizando-se todos, a dar uso das mesmas ali no momento, a maior parte, guloseimas.
No que concerne aos discursos da praxe, o presidente do clube Francisco Oliveira, foi o primeiro orador, dizendo entre outras coisas que “Agradeço a presença de todos, às Instituições convidadas, à comunicação social, e também de algumas pessoas que não puderam estar connosco, justificando a sua ausência. Antes de mais, o meu coração é forçado a dizer-vos que falta aqui um grande amigo meu e do nosso clube. Hoje falta aqui o nosso querido amigo e colega Vítor Sampaio, que não está presente corporalmente, mas está connosco de certeza absoluta. A falta dele é um reparo forte, porque a figura daquele grande homem jamais se apagará. Ele nunca admitia que alguém criticasse o Pica. Ele amava o Pica. Não acabarei o meu mandato, sem que o nome do Vítor Sampaio perpetue algures no nosso Parque Desportivo. Em relação ao nosso momento desportivo, tenho de admitir que estamos mal. Gostaria de estar melhor. Não somos clube para despedir treinadores. Somos apologistas de que por vezes é melhor mandar três ou quatro jogadores embora, isso sim. Habituamo-nos a andar sempre nos lugares da frente, mas infelizmente ainda não o conseguimos. Mas como somos um clube com pergaminhos e com muita dignidade, penso que vocês jogadores e equipa técnica, ainda estão a tempo de levar o nome do Pica ao lugar que merece. Para que nada vos seja devido, temos por vezes de meter a mão ao bolso. O Pica não sou eu e o Toninho, nada disso. O Pica tem quatro escalões de formação que ocupa vários dirigentes e grandes amigos do clube, como tal, não vejam o Pica dessa forma”. Sob fortes aplausos, Francisco Oliveira desejou a todos umas Boas Festas.
Seguiu-se-lhe o Prof. Salgado Santos dizendo “Estou neste jantar porque antes de mais nada sou amigo do clube e há anos a esta parte que sou convidado. Perguntaram-me em que condição aqui estou, se dirigente desportivo, político, ou meramente de amigo. Respondi que represento as três coisas. Mas, na verdade, o Sr. Presidente da Assembleia Geral da C.M. Fafe foi convidado, mas por motivos de doença não pôde aqui estar. Estou em sua representação na qualidade de Vice-Presidente, mas como atrás referi, também me encontro convosco na qualidade de amigo. Caros jogadores e equipa técnica, um palito como o que tenho na mão, parte-se facilmente, contudo, se eu juntar 11 palitos a dificuldade aumenta sobremaneira. Unam-se em torno do clube e elevem-no como ele merece. Umas Boas Festas para todos” referiu.
Também o capitão da equipa Davide, falou em nome dos jogadores referindo “Recebemos para trabalhar e dignificar o nome do Pica. A Direcção está e sempre esteve com todo o grupo. Não garantimos vitórias porque não jogamos sozinhos, mas tudo faremos para tentar inverter a actual situação. Eu próprio já ganhei e perdi no Pica. Mas a garantia, é de que todos iremos remar contra esta maré e todos para o mesmo lado. Melhores momentos virão de certeza” disse.
Luís Carlos, o treinador da colectividade disse”Gosto bem mais de discursos no balneário. Sinto que tenho um grupo unido, gerido por uma Direcção que não nos falta com rigorisamente nada. O Pica é para mim, excluindo o Fafe que me criou para o futebol, o meu clube do coração. Sinto alguma frustração pelos resultados obtidos, mas acredito que temos valor para fazer muito mais. Vamos aproveitar esta quadra para reflectir, sabendo sempre que o Pica é um grande clube que qualquer um gostaria de representar. Há muitas outras colectividades que não têm as condições que o Pica tem. Aqui nada nos falta. O que mais me preocupa são os jogadores, porque eu sei que eles, tal como eu, também querem ganhar sempre. Tenho a plena confiança que vamos entrar no próximo ano ainda com mais vigor. Vamos dar tudo para devolver o Pica ao lugar que merece. Todos juntos, vamos com certeza conseguir” disse.
A terminar os discursos, Orlando Ferreira, Secretário da Junta de Freguesia de S. Gens relembrou também o saudoso Vítor Sampaio. “Parece que foi há uns dias a nossa festa de Natal do ano passado. Por acaso, estive ao lado do Vítor Sampaio e falamos sempre do Pica. Estes jantares marcam-nos. É um dia de alegria e confraternização, que mantemos na nossa mente até ao próximo jantar. Saibam todos que representam um grande emblema e uma grande colectividade como é a A.C.D. Pica. Quase que vos posso dizer que o Pica é um clube a nível nacional. Temos adeptos do clube espalhados por todo o país. S. Gens e Quinchães são quase maior que Arouca, que tem um clube na 1.ª Liga de futebol. A Junta de Freguesia de S. Gens apoiará sempre o clube. Quando damos, damos com prazer e gostaríamos de dar ainda mais, mas temos um orçamento que também nos limita. Mas garanto aqui hoje que, para 2014 o nosso apoio ao Pica será ainda superior” sublinhou.
Uma extraordinária sessão de fogo de artifício ofertada pela Industria de Pirotecnia de Simães Lda, na pessoa do Sr. José V. Castro “Zeca”, foi o culminar de uma noite bem passada, entre amigos de longos anos, e outros que, mesmo chegando à pouco tempo, estão soberbamente integrados na mística da Associação Cultural e Desportiva da Pica.
 
 
 
 

0 comments:

Enviar um comentário