terça-feira, 4 de março de 2014

O actual valor e treino de guarda-redes, sob o olhar atento do treinador Litos Soares...


 Texto: Litos Soares


   “Pedagogia no Treino do “Guarda Redes”

Cuidados a ter na instrução / Dimensões de Feedback a utilizar
Dimensão da Disciplina               
Gestão
Trabalho prático    
 Debate
DIMENSÃO … Disciplina e clima de Relação com o Atleta.
              A Disciplina e o clima Relacional 
Se pensarmos que o controlo do Grupo de atletas passa excepcionalmente, por uma eficaz ordenação das relações interpessoais ou seja um conjunto de relações que intensifiquem
A manutenção dos comportamentos apropriados, mais fácil se torna entender estes dois temas.
Aceita-se que que a disciplina assume aspectos importantes não só no sentido de uma evolução normal da maturação individual, ligada portanto ao desenvolvimento ontogenético da personalidade, mas também no que respeita ao controlo emocional em situações que exigem autoconfiança, persistência e tolerância à frustração e fracasso.
Podemos então dizer que as técnicas de intervenção pedagógica perseguem objectivos a curto prazo, os quais passam pela ordenação necessária á realização de tarefas específicas, tais como as relativas á aprendizagem de técnicas ou de hábitos sociais.
OS OBJECTIVOS A LONGO PRAZO situam-se no desenvolvimento das capacidades relativas ao auto-domínio, à responsabilidade e cooperação sociais e não só.
OS MODELOS NÃO INTERVENCIONISTAS UTILIZAM FORMAS MAIS SUAVES COMO:
-- Olhar expressivo
-- Instruções não directivas
-- Perguntas
OS MODELOS INTERVENCIONISTAS APLICAM PREFERENCIALMENTE
-- Moderação
-- Reforço
-- Castigo
Especialmente no âmbito do controlo de grupos em situações de (treino, jogo, etc.) é importante assinalarmos o estudo das regras de conduta. Estas podem assumir um carácter específico ou implícito. A sua não explicitação pode ter consequências de desajustamento uma vez que os indivíduos ficam sem saber concretamente que comportamentos se esperam deles.
Em qualquer situação social, recomenda-se que a definição dos comportamentos considerados apropriados e inapropriados seja efectuada do início da actividade, tendo em conta critérios uniformes que garantam a consistência das relações individuais no seio de cada grupo.
COMPORTAMENTOS APROPRIADOS – são aqueles necessários para se realizar os objectivos.

COMPORTAMENTO INAPROPRIADO – são aqueles que prejudicam a realização dos princípios do treino.

COMPORTAMENTOS FORA DA TAREFA – a falta de participação quando uma actividade é atribuída.

COMPORTAMENTOS DE DESVIO – fazem referência a comportamentos que apresentam um risco imediato para os atletas ou que impossibilitem a realização do treino.

Apresenta igualmente três estratégias básicas no desenvolvimento e manutenção de comportamentos apropriados:
-- Clarificação das regras
--Motivação do comportamento apropriado em interacções positiva
-- Ignorância de comportamentos inapropriados de menos importância.
Contudo, a disciplina não é só o resultado da eficaz aplicação de técnicas de controlo disciplinar, mas é também o resultado:
-- Organização e gestão de actividade
-- Competência com que é aplicada
-- Clima relacional em vigor
Vamos esperar por mais Pedagogia direccionada ao Guarda Redes entretanto fica um pensamento …

“A Verdadeira luta começa quando estás morto de cansaço, estás KO, mas dizes OK”
                                     
  Bons Treinos e bons Jogos meus amigos …
                                                                                                                                                   Litos Soares



Related Posts:

1 comentário: