terça-feira, 11 de março de 2014

Dívida antiga (Plano Mateus) está a bloquear o subsídio de 150.000,00 euros atribuídos pela Câmara!


Por: Abel Castro

Está a passar por um momento extremamente difícil toda a estrutura da A.D. Fafe.
Com três meses de salários em atraso, Dezembro, Janeiro e Fevereiro e com o corrente mês sensivelmente a meio, os atletas viram-se na obrigação de reunir com alguém afecto à Comissão Administrativa liderada por Jorge Fernandes na passada sexta-feira. Como o, ou os elementos da Comissão que gere os destinos do clube não compareceram à hora marcada, o habitual treino não se realizou, fazendo os jogadores banhos e massagens nas instalações do Clube.
Nesse mesmo dia, e conforme FafeDesportivo já noticiou, Agostinho Bento, o treinador da equipa sénior de futebol, sentiu-se indisposto e teve de deslocar-se a uma clínica da cidade onde se verificou que tinha as tensões arteriais elevadíssimas, facto que originou a colocação de um tensiómetro no braço de Agostinho Bento para um controlo apertado dos referidos  índices da tensão arterial. 
FafeDesportivo sabe ainda que, no mês de Dezembro, um elemento da estrutura da equipa de futebol emprestou dinheiro a alguns jogadores para passar condignamente a quadra natalícia.
A situação é como referimos grave, ou gravíssima mesmo. Apesar de tudo, há que ressalvar o excelente trabalho que continua a ser desempenhado pela equipa de futebol e respectivo corpo técnico e médico. Têm sido uns autênticos heróis e há que ressalvá-lo com todas as letras!
Contactamos fonte fidedigna da C.M. Fafe que nos disse que o subsídio aprovado e destinado aos cofres da A.D. Fafe se encontra totalmente disponível contudo, sendo a A.D. Fafe uma Instituição de Utilidade Pública, só poderá contar com apoios públicos tendo a sua situação regularizada em termos de dívidas, nomeadamente à Segurança Social e às Finanças. 
Entretanto, adiantou-nos a mesma fonte, o departamento jurídico da C.M. de Fafe, conjuntamente com o da A.D. Fafe já reuniram, e a conclusão final é que a ADF tem de ter na sua posse certificados de acordos estabelecidos com as entidades supra-referidas, para que lhes seja endossado o valor de 150.000,00 euros referentes ao subsídio anual que lhe é atribuído pela edilidade fafense.
FafeDesportivo contactou ainda fonte fidedigna da A.D. Fafe, que nos disse que neste momento tudo está a ser feito para que se proceda ao respectivo "desbloqueio" da referida verba. Foi-nos dito ainda, que todo o grupo de trabalho está a par de toda a situação, faltando agora aguardar pelo timing certo que ainda não tem prazo. Pode acontecer a qualquer momento, mas já não depende somente da A.D. Fafe.
Apuramos ainda que, em relação à Segurança Social, o clube consegue a certidão do plano prestacional de pagamento com relativa facilidade. 
Já em relação às Finanças, a coisa muda de figura por ser o maior entrave. A dívida do clube a este organismo, tem ainda a ver com o Plano Mateus, há 16 anos, cujo prazo de liquidação concedido foi de 10 anos, mas só foram pagos seis. A partir de então a A.D.F. entrou em incumprimento fiscal e começou a acumular-se a dívida aos respectivos juros. 
O caso baixou ao Tribunal Administrativo e Civil de Braga, para onde a A.D. Fafe recorreu invocando a prescrição do processo.
Neste momento falta o referido Tribunal pronunciar-se, mas sabemos que o Departamento Jurídico da A.D. Fafe acompanha de muito perto o processo tendo em vista a sua rápida resolução.
Resumidamente, e é justíssimo referir, a actual Comissão Administrativa não tem qualquer responsabilidade nas supra-citadas dívidas, tenho apenas a árdua tarefa de desbloquear esta situação deveras complicada para a Associação Desportiva de Fafe.

   

0 comments:

Enviar um comentário