domingo, 2 de março de 2014

A.D. Fafe, 3 - S.C. Mirandela, 1 : João Nogueira e Dino, com dois golaços, acabaram com o Mirandela!


Texto e fotos: Abel Castro


Jogo no Parque Municipal de Desportos, em Fafe.
Árbitro: João Lamares (A.F. Porto)
Assistentes: Ângelo Carneiro e Paulo Nogueira.

A.D. Fafe: Pedro Freitas, Raviola, Xavi, Ricardo Fernandes (Tiago 36), Ferrinho, André, João Nogueira, Silvestre, Dino (Zé Brochado 65), Filipe e Gil.
Treinador: Agostinho Bento

S.C. Mirandela: Pedro Fernandes, Adriano, Sérgio Duarte (Gradíssimo 63), Corunha, João Amaral (Billa 55), Rui Lopes (Nuno Paulo 73), Fábio Fortes, Filipe, Zé Carvalho, Bruno Graça e Ruca.
Treinador: Nuno Lima

Numa tarde chuvosa, mesmo assim o relvado do Municipal encontra-se em condições razoáveis.
Xavi regressa ao eixo central da defesa, após cumprir um jogo de castigo.
Após ter sido guardado um minuto de silêncio em memória do malogrado Mário Coluna, teve início a partida.
4 - Livre para o Fafe cobrado por Gil, contra a barreira do Mirandela.
7 - Remate de Gil de pé esquerdo, saindo a bola muito perto do poste direito da baliza do Mirandela.
8 - Responde Rui Lopes com um remate que saiu longe da baliza fafense.
14 - Livre para o Mirandela cobrado no lado direito da sua ofensiva, sacode bem Xavi.
18 - Canto para o Mirandela, segura bem Pedro Freitas.
20 - Canto para o Fafe, sacode com os punhos Pedro Fernandes.
Jogo dividido, sem oportunidades de golo, com 25 minutos jogados.
24- Goooolo... João Nogueira recebeu a bola à entrada da área, desviou tranquilamente de um adversário, atirando depois de pé direito para o fundo da baliza um remate tirado ainda fora da área. Um bom golo do camisa 7 do Fafe!
30 - Filipe surgiu isolado na área, tentou o chapéu ao guardião do Mirandela, mas este "encurtou" o ângulo e segurou a bola.
34 - Goooolo... Dino surgiu na "cabeça" da área e imitou o seu colega João Nogueira, ao atirar também de pé direito para o fundo da baliza. Outro golo de belo efeito.

36 - Ricardo Fernandes, ligeiramente tocado e com um cartão amarelo, saiu para a entrada de Tiago, baixando André para jogar a central ao lado de Xavi.
Dois golos de excelente qualidade apontados por João Nogueira e Dino (na imagem), davam a vantagem de 2-0 ao Fafe sobre o segundo classificado, S.C. Mirandela.
Início da segunda parte.
46 - Cruzamento de Dino, pela direita, para as mãos do keeper transmontano.
50 - Goooolo. Dino bem pela direita cruzou para a área, a bola sobrou para Gil com este a atirar ao poste esquerdo da baliza, e na retoma Silvestre enviou para o fundo da baliza fazendo os 3-0 para a A.D. Fafe.
65 - Muito aplaudido, Dino saiu para dar lugar a Zé Brochado.
O Mirandela tenta sair a jogar, mas muito bem a equipa de Agostinho Bento a cortar as linhas de passe aos transmontanos, que se limitam a ter posse apenas na zona intermediária.
71 Gooolo... - Penalti mal assinalado por João Lamares por uma eventual falta de Ravila sobre Fábio Fortes. Na conversão, Gradíssimo reduziu para 3-1.
77 - Cruzamento/remate de Fábio Fortes, bem Pedro Freitas a sacudir para longe da sua baliza.
81 - Saída de João Nogueira, muito aplaudido, para a entrada de Vasco Cruz.

83 - Canto para o Mirandela, com Gradíssimo a enviar a bola ao poste esquerdo da baliza de Pedro Freitas.
85 - Filipe, de livre directo, levou a bola a sair ligeiramente por cima do travessão.
86 - Vasco Cruz furou bem pela direita, para depois, já com um adversário à ilharga, tentar o chapéu sem sucesso.
A vitória assenta bem ao Fafe, que neste jogo colocou em prática a sua excelente finalização, nomeadamente os dois magníficos golos apontados por João Nogueira e Dino.
O árbitro João Lamares fez um péssimo trabalho, como de costume, num jogo correctíssimo de ambas as equipas.
O Fafe tem agora cinco pontos de avanço sobre o segundo classificado, Mirandela, e mais doze pontos que o Pedras Salgadas, equipa colocada para disputar o play-off da manutenção/descida.


Vasco Cruz (Jogador da A.D. Fafe)

"Merecíamos estar a disputar a outra fase"

" A equipa entrou bem no jogo, pressionando alto, conseguimos anular as saídas no início do jogo do Mirandela e demonstramos mais uma vez que somos uma grande equipa, que merecia estar a disputar a outra fase deste campeonato. Relativamente à minha entrada no jogo, só tenho de estar preparado para quando o mister optar por mim. Estou cá para continuar a trabalhar e esperar mais oportunidades. Senti-me bem, sou sempre mais um elemento para ajudar o grupo com o meu trabalho e é por isso que digo que vou estar sempre pronto para aproveitar as oportunidades".

Agostinho Bento (Treinador da A.D. Fafe)

"Com a inspiração deste jogo, tínhamos terminado com mais seis ou sete pontos"


"De uma forma simples e abordando o resultado em si, acho que foi uma vitória justa da equipa que possivelmente se adaptou melhor às condições do terreno. Em jogo jogado, em jogadas de ataque planeado fomos também superiores ao Mirandela, que apenas em lances de bola parada nos incomodou fruto dos dois zero que conseguimos cedo. Estávamos precavidos para defrontar este adversário, porque no jogo da primeira fase criou-nos muitos embaraços. Anulámos as suas saídas para o contra ataque, que é a forma como se sentem bem. Nós trabalhamos todas as fases do jogo, inclusive os lances de bola parada e os remates de meia distância. Às vezes não é possível finalizar e hoje marcamos dois excelentes golos porque os meus jogadores estiveram inspirados. Se esta inspiração tivesse surgido em alguns jogos da primeira fase, nós teríamos terminado o campeonato com mais seis ou sete pontos. Importa agora colocarmo-nos numa posição que nos afaste matematicamente dos lugares de descida, para estes jogadores colocarem cá fora todo o seu potencial. Sempre disse que acreditava neste grupo de trabalho, mas não somos o Barcelona nem o Real Madrid. As pessoas vêm constantemente esses jogos na televisão, e depois chegam aqui e deparam com um futebol diferente. Mas numa escala bastante inferior, eu acredito muito no potencial destes atletas que são uns verdadeiros campeões".
Nuno Lima (Treinador do S.C. Mirandela)

"Este campeonato não tem um prémio para ninguém"





"Foi um jogo bem disputado, perante duas equipas que lutaram de princípio ao fim. O Fafe acaba por ser beneficiado pela atitude que teve e pela melhor adaptação ao terreno, nomeadamente como encarou os remates de longa distância, conseguindo assim dois belos golos. A perder dois a zero cedo, as coisas ficaram mais difíceis para nós e ao intervalo eu tinha uma estratégia para a segunda metade. O terceiro golo do Fafe acabou por deitar por terra as nossas ambições, mas eu estou muito contente com a atitude dos meus jogadores que, reduziram e ainda tiveram oportunidades para marcar mais um golo. Este campeonato não tem prémio para ninguém. A única coisa que esta prova tem, é tentar fugir ao castigo de uma descida de divisão. Como tal, por vezes torna-se difícil trabalhar o aspecto psicológico da equipa".














0 comments:

Enviar um comentário