domingo, 27 de abril de 2014

A.D. Fafe, 0 - Santa Maria F.C, 2 : E o Santa Maria ainda falhou um penalti!


Texto e fotos: Abel Castro



Jogo no Parque Municipal de Desportos, em Fafe.


Árbitro: Jorge Ladeiras (A.F. Santarém)
Assistentes: Fernando Ferreira e João Marques

A.D. Fafe: Pedro Freitas, Raviola (Zé Brochado 60), Ricardo Fernandes, Xavi, João Carneiro, André, Silvestre (Zé Pedro 60), João Nogueira, Vasco Cruz, Filipe (Dino 68) e Ferrinho.

Santa Maria F.C.: João Luís, Tiago Costa, Zé Pedro, Venu, Hugo Veiga, Telmo, Rui Silva (Tiago Torres 88), David Freitas, Bispo (Celso 63), Lamosa (Alex 70) e Miguel Fernandes.
Treinador: Nuno Sousa.

Início da partida em Fafe.
6 - Livre de Silvestre batido para a área, saltou bem Ricardo Fernandes, melhor que os centrais, saindo a bola ao lado da baliza do Santa Maria.
12 - Cruzamento de Raviola para a área, com Filipe e rematar de "moinho" ao lado da baliza.
14 - Entrada muito forte do Fafe, desta vez com Ferrinho numa jogada individual a atirar forte contra as pernas dum contrário e a ganhar um canto.
19 - Telmo bateu um livre do lado direito, obrigando Pedro Freitas a defesa apertada.
29 - Excelente jogada atacante do Fafe pelo lado esquerdo, com Silvestre a surgir na cara do guardião do Santa Maria, tendo-lhe efectuado um chapéu com a bola a embater caprichosamente no travessão da baliza.

36 - Respondia o Santa Maria em novo remate forte, sendo desta vez autor Bispo, que obrigou o guardião do Fafe, Pedro Freitas, a aplicar-se.
O Santa Maria esboçou uma reacção atacante e viria a instalar-se na parte final da primeira parte junto da área do Fafe.

Numa dessas investidas, Rui Silva ganhou a zona frontal e atirou para o fundo da baliza da A.D. Fafe aos 43 minutos, resultado com que se atingiu a primeira parte do encontro.
Início da segunda parte.
50 - primeiro remate à baliza pertenceu a Rui Silva, saindo muito por cima.
56 - Goooolo: dando sequência ao seu futebol mais ofensivo o Santa Maria ampliou para 2-0, à vontade na área, por Venu. Tudo muito simples para os homens de Barcelos.
Com quinze minutos jogados da segunda metade e a perder por duas bolas a zero, Agostinho Bento introduziu na equipa o júnior Zé Pedro para a frente de ataque e ainda Zé Brochado, passando a jogar com três defesas face à saída de Raviola.

68 - Filipe, que correu bastante enquanto jogou, deu o lugar a Dino, passando o Fafe a jogar com uma frente de ataque composta por Dino, Zé Brochado, Zé Pedro e Ferrinho.
O Fafe começou a jogar mais perto da área do Santa Maria, mas as oportunidades para marcar não surgiam.
77 - Livre para a área por João Carneiro, melhor nas alturas o guardião visitante que Zé Pedro.
78 - Penalti a favor do Santa Maria por pretensa falta de Vasco Cruz sobre Alex. Na conversão do mesmo, Hugo Veiga atirou muito ao lado do poste direito da baliza de Pedro Freitas.

81 - Grande perdida para o Fafe. João Carneiro bateu um livre em jeito, a bola foi sacudida para a zona do penalti, onde surgiu Dino a encher o pé para um potente remate que foi parado instintivamente pelo guarda-redes visitante João Luís.
O jogo caminhava de forma célere para a sua parte final, sem que o Fafe conseguisse mais do que a posse da bola junto da área do Santa Maria.
Esta derrota, a terceira consecutiva, retira a liderança à A.D. Fafe, mas apenas a liderança, porque a manutenção há muito está garantida.
O Santa Maria, que ainda precisava de pontos para fugir ao play-off, garante em Fafe a permanência, numa vitória que se ajusta porque foi a única equipa que mostrou intenção e atitude para levar de vencida esta partida.


João Carneiro (Jogador do Fafe)

"Temos a consciência de que não fizemos um bom jogo"
"Estamos tristes, porque todos temos a consciência de que não fizemos um bom jogo. Não sei se foi o pior jogo ou não, mas é óbvio que foi um dia menos bom. Não que o Santa Maria fosse melhor que nós. Acabamos por ser infelizes também em alguns momentos. Não nos correu bem, mas não merecíamos a derrota por 2-0. Vamos pensar nos próximos três jogos, e como estabelecemos de início que queríamos ficar em primeiro lugar, sem obsessões, vamos tudo fazer para que isso aconteça"

Agostinho Bento (Treinador do Fafe)
"Quando preciso de tratar de uns sapatos vou ao sapateiro" 

"Sem dúvida nenhuma que esta foi a exibição mais pobre que fizemos durante todo o campeonato. Estamos numa fase menos boa, não sei até que ponto os resultados anteriores tiveram influência neste jogo. Cometemos novamente erros defensivos, a exemplo de Mirandela e não estivemos novamente bem no capítulo da finalização. Sim, nós assumimos que queríamos terminar esta fase no primeiro lugar e continuamos a pensar que tal pode ser possível de alcançar. Claro que agora isso não depende só de nós, mas vamos tentar vencer os jogos que faltam. Por vezes temos objectivos que se diluem. O que eu peço aos meus jogadores é que executem em conformidade as suas tarefas, mas por vezes isso nem sempre é possível. Hoje por exemplo a equipa caiu anímicamente com o segundo golo. Nós, como disse, traçamos objectivos, e corremos sempre atrás deles, mas é possível que os ditos objectivos não sejam concretizáveis. Hoje estou triste com a exibição da equipa, mas assumo por inteiro a derrota. Relativamente aos comentários que dizem que eu devo utilizar determinados jogadores, respondo desta forma...Quando eu tenho um problema de sapatos, levo-os ao sapateiro. Eu sou um gestor de homens, de um grupo, e eu como líder só devo premiar os atletas tendo em conta o seu mérito desportivo. Não estou aqui para servir lobies, nem para ser simpático com ninguém. Estou muito atento aos juniores, sei bem o valor deles, mas se eu estivesse aqui para agradar à bancada, provavelmente estaria a prejudicar os próprios jogadores. Eu trabalho semanalmente com 19 jogadores, e coloco a jogar aqueles cujo seu mérito desportivo, e mais nada, assim o justifica".










0 comments:

Enviar um comentário