terça-feira, 19 de abril de 2016

Seria algo de fantástico...Volta a Portugal pondera passar por troço de rali em Fafe!


Fonte: Lusa

Pompeu Martins... 

"Acho que ganharíamos todos, Seria algo fantástico",
A organização da Volta a Portugal em bicicleta pondera incluir na edição deste ano um percurso em terra, em Fafe, habitualmente utilizado no Rali de Portugal, confirmou  à Lusa o diretor de prova, Joaquim Gomes.
"Estamos a avaliar essa possibilidade e já nos deslocámos ao local", afirmou, destacando o "caráter inédito" da eventual passagem.

Joaquim Gomes explicou que a decisão só será tomada depois de auscultada a Federação Portuguesa de Ciclismo, a Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais e as equipas portuguesas.

O diretor da Volta a Portugal, cuja 78.ª edição decorre entre 27 de julho a 7 de agosto, assinalou que importa assegurar todas as condições, nomeadamente as que garantam a integridade física dos ciclistas.

O vice-presidente da Câmara de Fafe, Pompeu Martins, confirmou à Lusa o interesse da organização da prova e frisou que, do lado Município, há toda a abertura e colaboração.

Segundo o autarca, o que está a ser equacionado é que se percorra um troço de cerca de 2,2 quilómetros, em terra batida, começando na zona do Confurco e passando pelo famoso salto da Lameirinha. Junto ao cemitério da Lagoa, os ciclistas iniciarão, já em alcatrão, a descida até Fafe, onde terminará a etapa do dia.

Pompeu Martins afirmou que há uma grande expetativa em relação à passagem dos ciclistas pelo "mítico troço do rali", sobretudo por ser "uma absoluta novidade".

"Imaginamos que muita gente curiosa não deixará de se deslocar ao troço para ver passar o pelotão", assinalou.

Se a utilização do percurso em terra for uma realidade, como deseja o município, estarão reunidas condições para "mais um grande momento de afirmação de Fafe no contexto mediático nacional", assinalou.

A propósito, destacou a possibilidade de se fazer uma associação curiosa entre duas modalidades em que o concelho tem grande tradição e muitos adeptos.

"Acho que ganharíamos todos. Seria algo fantástico", afirmou, a propósito.

Joaquim Gomes disse à Lusa, por seu turno, concordar com o interesse mediático acrescido que esta novidade poderá trazer à Volta a Portugal, "num concelho como Fafe, com tão grande tradição no ciclismo e nos ralis". 

Se a passagem pelo troço de terra corresse bem, frisou, poderia até passar a integrar, em futuras edições, as etapas com chegada a Fafe. 

Apesar disso, a decisão ainda não está tomada, prevendo o diretor da prova que nas próximas semanas ficará tudo definido.

0 comments:

Enviar um comentário