quarta-feira, 20 de maio de 2015

Taça Cidade de Fafe: Leões do Ferro batem Arões nas grandes penalidades e conquistam troféu!

Por: Pedro Veloso 

Leões com nervos de ferro conquistam primeiro troféu

Equilíbrio desfeito apenas nas grandes penalidades

Disputou-se no passado Sábado, 16 de Maio, as finais das Taças de Futsal organizadas pela Associação Futsal de Fafe. A noite prometia, com dois bons espectáculos de futsal. Depois da primeira final, disputada entre veteranos, houve lugar para a disputa da Taça Cidade de Fafe, entre Leões do Ferro e Arões SC. À semelhança do que aconteceu no primeiro encontro da noite, nos intervalos das partidas disputadas, as bancadas iam sendo animadas pelas boas coreografias preparadas pelas meninas do grupo de danças do Grupo Recreativo de Ardegão.

Ambas as equipas finalistas desta competição, estão também nas finais da primeira e segundas divisões da Liga Fafedry. Esta final marcou a estreia dos Leões de Ferro nas finais das provas organizadas pela AFF e também o regresso do Arões a estas andanças, o que já não acontecia há algumas épocas. Leões do Ferro que até chegarem aqui eliminaram o Estorãos, o Regadas e o Futsal Clube de Fafe. Os aronenses tiveram um percurso mais difícil e foram os responsáveis pela eliminação de ARA Bugio, Stº Ovídio e Ribeiros, todas elas equipas da primeira divisão.

A final era inédita e a curiosidade era muita uma vez que se tratam de duas equipas muito aguerridas dentro da quadra e neste tipo de jogos costumam demonstrar toda a sua fibra.
Perante um pavilhão municipal muito bem composto, animado e com música à mistura, os Leões desde cedo assumiram as rédeas da partida, com mais posse de bola e iniciativa de jogo. O Arões optava por defender com um bloco mais baixo e tentava explorar mais os erros adversários com rápidos contra-ataques. E a estratégia aronense, no primeiro tempo quase poderia ter dado frutos, com boas oportunidades a serem desperdiçadas por intermédio de Marcelo e Jorge. Por sua vez, os Leões apresentavam algumas dificuldades para chegar com perigo à área adversária. Face ao exposto anteriormente, o resultado ao intervalo era um empate sem golos, traduzindo um jogo mais tático do que espetacular.
Golos apenas no segundo tempo. Castro abriu o ativo e colocou a equipa do Arões em vantagem, após boa e rápida jogada de contra-ataque. A festa dos aronenses ainda se fazia quando surgiu a resposta dos Leões do Ferro. O empate seria reposto pouco tempo depois através dos pés de Feco, a finalizar uma jogada construída pela direita e com o camisola 7 a aparecer na área e a encostar.
Com a igualdade a um golo, as equipas baixaram um pouco aquele ímpeto inicial e o jogo ficou novamente mais equilibrado. Momentos depois, o guardião do Arões, Machinas, lesionou-se na cara após choque com um adversário, tendo sido obrigado a deixar o jogo e a seguir diretamente para o balneário. Sem guarda-redes disponíveis no banco, Castro, um dos melhores em campo, foi obrigado a desempenhar o papel de Machinas. Contudo, e apesar de um ascendente final da formação dos Leões de Ferro, com algumas tentativas de desfazer o empate, o encontro teve que seguir para prolongamento. Porém, o desgaste físico dos jogadores não permitiu que nada se resolvesse durante os 10 minutos de tempo extra. Tudo se resolveu com recurso às grandes penalidades. Aqui, os Leões demonstraram mais frieza convertendo todas as três grandes penalidades, contra duas dos Arões.
Os Leões do Ferro conquistam assim o primeiro troféu na sua primeira final alcançada!

0 comments:

Enviar um comentário