quarta-feira, 20 de maio de 2015

Sérgio Ferreira...Assinei tudo para jogar no G.D. Fareja e afinal nunca estive inscrito como jogador!


Redacção c/ Sérgio Ferreira

    FafeDesportivo recebeu uma comunicação/carta de Sérgio Ferreira, jogador que alinha na posição de guarda-redes e que iniciou a sua temporada 2014/15 no G.D. Fareja.
    Após isso, segundo conta o próprio, surgiram alguns problemas, tendo o atleta dito que nunca esteve inscrito no G.D. Fareja, apesar de ter assinado toda a documentação para tal efeito e ter efectuado a pré-temporada...
    Aqui ficam as suas declarações, que publicamos integralmente...


    "Não consegui conter-me em relação a isto, de facto é muito mau e penso eu ser uma "fraude" autentica para quem gosta de futebol e penso que acima ...de tudo a "honestidade" e o "respeito" são alguns dos maiores valores que podem ser incutidos no ser humano. 

    Pois bem começo pelo principio, como muitos de vocês sabem, eu iniciei a presente temporada nos júniores do GDCR Fareja, clube ao qual cheguei no inicio da temporada depois de uma passagem "maravilhosa" nos juvenis do Vasco da Gama. 
    Como é normal em quase todos os lados fiz as eventuais captações com todo o grupo de trabalho e fui um dos atletas escolhidos pelos responsáveis do Fareja para integrar o grupo de trabalho, aliás para integrar uma equipa que seria a primeira equipa oficial dos escalões de formação do GDCR Fareja.
    Fiz como é óbvio os eventuais exames e testes médicos e preenchi toda a papelada necessária para poder envergar a camisola do Fareja , tudo com conhecimento do meu encarregado de educação e da pessoa que mais acompanha o meu percurso a nível futebolístico, o meu pai, que assinou tudo o que foi necessário para eu poder representar o Fareja. Fiz a eventual pré-temporada com os júniores, inclusive cheguei a fazer uma partida amigável com a equipa de seniores, e assim arranquei a temporada com o objectivo de poder jogar com regularidade pois sendo júnior de primeiro ano e estando num clube que esta a iniciar o seu percurso na formação , eu logicamente com experiência já adquirida em outros lados teria muitas chances de jogar no Fareja. Contudo mais tarde soube que teria de recorrer a uma operação ao peito e que teria de parar a partir do inicio do mês de Novembro não sabendo ao certo quando iria regressar. Desolado e desanimado na altura dei a época como perdida e em conversações com responsáveis pela formação do Fareja apresei uma proposta significativa para os dois lados no qual eu pedia a desvinculação ao clube, oferecendo-me para pagar a mesma juntamente com a mensalidade do mês de Outubro e o KIT de atleta do Fareja. 
    Neste sentido fui contrariado por elementos que insistiram na minha continuação, prometendo que mal regressa-se de lesão que iria retomar os trabalhos e ser opção e para continuar a jogar até ser necessário parar, na altura em meados de inicio de Outubro. Nisto assim foi eu continuei no Fareja e assim continuei os trabalhos com a equipa de júniores onde vencemos um torneio quadrangular de pré-temporada e o jogo de apresentação frente aos Juvenis do Arões SC. Na semana de preparação do primeiro jogo oficial a contar para a Taça AF Braga, foi informado a todos os atletas que quem não tivesse pagado o KIT de jogador que não seria convocado para o jogo da taça. 
    Eu e mais alguns elementos não tinha-mos pago e como o meu pai não tinha grandes possibilidades de perder muito tempo em Fareja, já que tinha que me levar até la desde Fafe, sendo que toda a gente sabe que fica longe e para quem trabalha é sempre muito chato perder tempo em idas e vindas, o meu pai falou com o presidente do Fareja e disse que lhe entregaria o dinheiro do KIT mais a mensalidade no dia de jogo da taça frente ao Arco de Baúlhe ao qual iria assistir e nisto o presidente disse que não havia problemas nenhuns e que isso não implicaria com as opções na convocatória porque só faltava eu e mais um ou dois elementos pagar e que iria-mos igualmente ser convocados caso fosse necessário. No meio disto tudo no ultimo treino de quinta feira eu tive uma pequena discussão com os treinadores do Fareja e o ambiente não ficou la muito famoso. A convocatória só seria anunciada na Sexta a tarde através da Internet e eu não fui convocado. O meu pensamento foi logo que não teria sido convocado devido ao facto de "não ter respeitado as ordens do treinador" mas no dia de jogo o treinador da equipa principal o Rafael Leite perguntou-me se ia ao jogo e a minha resposta foi "não fui convocado" e ai o mesmo me informou que só não tinha sido convocado por não pagar o KIT e que haviam ordens a cumprir. Foi logo o primeiro aspecto a mencionar, se o presidente do clube diz que não havia problemas com o pagamento do KIT o treinador da equipa principal e responsável pela formação disse que não fui convocado por causa de não pagar o Kit ??? ESTRANHO !!! 
    Depois na semana seguinte faltei aos treinos porque o meu pai já não tinha disponibilidade para me levar devido a vida profissional, e então os responsáveis do Fareja que no inicio de época teriam ficado encarregues de arranjar transporte para os jogadores de fora, arranjaram transporte para toda a gente menos para mim. 
    Questionado sobre o motivo de faltar aos treinos, dei como justificação que não tinha transporte e que o Fareja estava a falhar no que me prometeram. Em resposta começaram a mudar o discurso e foi-me dito que só para "uma ou duas pessoas de Fafe não havia" , foi então quando anunciei que iria sair e voltei a pedir a desvinculação, disposto a paga-la juntamente com o KIT de atleta e a mensalidade do mês de Outubro. Ficaram encarregues de ma trazerem e nunca mais me deram noticias.
    O assunto morreu ali eu tinha vontade mas não podia jogar devido a operação mas depois soube que o tempo de paragem iam ser apenas 3 meses e que ainda podia jogar e recebi convites tal como procurei mas sem a desvinculação nada seria possível porque estava escrito como jogador do Fareja. 
    Contudo no mês de Fevereiro e prestes a regressar aos treinos recebi através de um grande amigo e antigo treinador o convite de trabalhar com os seniores do GD Silvares, pois só tinham um guarda-redes e precisavam de outro para dar cobertura caso o guarda-redes principal se lesiona-se. Como tal fui treinar e pediu-se a desvinculação novamente e tudo detalhado como sempre foi o que eu quis não ficar a dever nada ao Fareja.
    Contudo o mês de Fevereiro passou a data das inscrições encerraram, e eu não pode ser inscrito. Se tivesse tido a desvinculação mas cedo comigo se calhar o cenário era diferente. O tempo passou e eu tenho treinado regularmente com os seniores do Silvares 
    Agora é que vem o pior de tudo. Como sou um leitor atento da informação desportiva, hoje de manhã a navegar tranquilamente na Internet quis saber quanto tinham ficado os jovens dos "Sub 20 de Portugal" e fui ao site da federação portuguesa de futebol. Quando entrei encontrei o que pretendia mas por curiosidade e grande curiosidade pus-me a explorar o site e percebi que podia ver a minha informação e dados todos detalhados ao pormenor da actual época ou anteriores. Foi ai que me deparei que no atalho que dizia clube actual dizia ou clube anterior dizia "Vasco da Gama" achei estranho e até pensei que fosse erro do site mas num site do tamanho da federação portuguesa de futebol ter um erro tão grande tinha de ser mesmo coincidência a mais... 
    Foi então que pesquisei o plantel dos júniores do Fareja e estavam lá todos os jogadores e só faltava eu ... e então comecei a pensar para mim e cheguei a ideia de que se calhar nunca tinha sido jogador do Fareja! 
    Procurei saber na AF Braga se estava inscrito ou não e foi quando me disseram que eu estava como jogador sem clube ou jogador livre, que tinha o prazo há mais uma semana depois das inscrições para se inscrevem jogadores sem clube. Fiquei irritado e o meu pai procurou logo tirar a historia a limpo e foi quando os responsáveis do Fareja me informaram de que não estava inscrito nem nunca estive, e ainda pediram desculpa pelo sucedido.
    É mais que óbvio que não se pode dar um desvinculação se o atleta em causa não esta inscrito ! Mas o mais grave é afirmar que se tem um jogador e tentar tirar proveito disso mesmo...
    Por mera e feliz curiosidade descobri o sucedido pois foi numa pesquisa sobre algo que não tinha nada haver com o assunto que eu descobri. 
    Estou um pouco triste e bastante irritado pois de facto acho que não fiz nada para que tal assunto fosse assim tratado, fui mal olhado por alguns colegas meus, que até me chamaram de arrogante e que levaram a mal a minha ida para Silvares devido a rivalidade que foi acesa entre os dois clubes depois do derby entre ambos.
    É triste e penso eu ser muito mau para qualquer jovem da minha idade que só quer praticar futebol, nunca em nenhum clube me aconteceu do género, sempre me senti e fui bem acolhido em todo o lado e quando falo em todo o lado falo do Antime, Fafe, Vasco da Gama clubes os quais representei sempre com dedicação e empenho e ainda o Silvares onde estou provisoriamente mas que com o excelente grupo de trabalho que tem me acolheu de forma magnifica. 
    Não desejo mal ao Fareja nem a ninguém de lá , antes pelo contrário desejo toda a sorte do mundo a todos os meus antigos colegas que ainda la estão e a colectividade pois nunca se deve desejar o mal a ninguém. Assim me despeço sempre de cabeça erguida no que toca a motivação porque eu sei que sou superior e eu de dar a volta por cima trabalhando sempre no máximo. Vou continuar a trabalhar e espero na próxima época, no meu ultimo ano de formação poder mostrar tudo aquilo que aprendi ao longo destes anos de forma a fazer um época tranquila e de que possa tirar alguns frutos. 
    Apenas pedia um pouco mais de respeito e de honestidade porque é feio e é uma fraude desportiva isto que se passou e não me sentia bem sem o publicar pois os meus colegas de Fareja precisam de saber que a minha saída não foi nada mais nada menos do que algo um pouco forçado e que a minha vontade era de os poder ter ajudado a fazer uma boa época. Aproveito também para lhes dar os parabéns por nunca terem desistido de lutar e terem dado o máximo em todos os jogos mesmo sendo goleados fim de semana após fim de semana. Já passei por isso e sendo guarda-redes sei que não é fácil! 
    Em baixo deixo 2 das todos mais marcantes da minha passagem em Fareja e o comprovativo principal daquilo que digo e que me chamou a verdade podem pesquisar, clicando AQUI...




1 comentário:

  1. Que vergonha, isto nem se faz a um cão muito menos a um rapaz que so quer jogar futebol.VERGONHA DESPORTIVA POR PARTE DO FAREJA

    ResponderEliminar