quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Stephane Varela: Trabalho para chegar o mais longe possível


Texto e foto: Abel Castro

FafeDesportivo esteve à conversa com o treinador do GD Fareja, Stephane Varela, o técnico  vimaranense que veio substituir Hélder Oliveira ainda no decurso da temporada passada.

Ainda longe de se dar início à actual temporada 2018/19, “Mister Varela” disse-nos que o Fareja desta temporada ia ser literalmente diferente para melhor, sendo certo que o  que o treinador vaticinou vem a comprovar-se com a boa campanha que a sua equipa está a levar a cabo no Campeonato Distrital da 1.ª Divisão da AF Braga/Série D, onde ocupa um excelente 5.º lugar.

FafeDesportivo: Mister, foi convidado para treinar o GD Farela na época passada com o comboio em andamento, numa má fase da sua actual equipa. Não foi um risco elevado?

Stephane Varela: Fui convidado um dia depois de ter deixado a Valinha, mas aceitei este novo desafio pensando que na época passada pouco havia a fazer, focando desde logo o meu pensamento para esta temporada.

FD: Mas quando chegou ao Fareja o clube estava na última posição, com jogadores a sair constantemente para outros clubes…

SV: Sabia que sim, quando cheguei ao Fareja o clube estava na última posição, com jogadores desmotivados. A minha prioridade era motivar e faze-los acreditar que era possível ganhar jogos e sair da posição que estávamos.

FD: Sabe também que num passado recente o GD Fareja passou por uma crise directiva delicada, ficando praticamente sem jogadores em face disso. Que nos diz acerca dos actuais dirigentes?

SV: Nós, pessoas do futebol, sabemos das coisas boas e das menos boas. Mas eu conheço bem o clube, também derivado à minha actividade profissional que me proporciona vir sempre a Fafe com muito prazer. Os actuais dirigentes são pessoas presentes, sérias, competentes, disponíveis e tiveram um grande mérito para dar a volta à situação que o clube se encontrava.

FD: Disse-nos antes do início da época que a versão GD Fareja 2018/19 ia ser diferente para melhor…

SV: Sim, foi verdade. Quando comecei a construir o plantel com jogadores cujo valor eu já conhecia, juntando a isso a organização e disciplina, não tinha dúvidas que podíamos lutar por outros objetivos.

FD: Fica-nos a sensação de que o Stephane Varela tem um determinado “feeling” para convencer jogadores a alinhar nas suas equipas. É fácil esse recrutamento?

SV: Não foi fácil convidar jogadores para jogar em pelado, mas também sei que tenho um leque de jogadores que posso contar com eles. Sempre disse que é muito importante no futebol ganhar amizades de uns anos para os outros, depois tudo se torna efectivamente mais fácil .

FD: A UD Polvoreira e o GD Silvares estão a travar uma luta interessante pela liderança. Julgo que estes são os candidatos aos dois lugares cimeiros?

SV: São duas excelentes equipas com bons treinadores, mas temos o GD Regadas e o Aldão/ Cano que têm ainda uma palavra a dizer. Ainda tudo é possível, mas é óbvio que tanto o Polvoreira como o Silvares estão melhores para conseguir esse objectivo.

FD: Ainda faltam disputar 26 pontos até final da época. Qual o papel do GD Fareja no somatório dos referidos pontos?

SV: Enquanto for possível matematicamente vamos lutar até ao fim. No nosso balneário todos acreditamos que é possível e não pensamos de outra forma.

FD: O GD Fareja tem uma das defesas menos batidas. Onde está o segredo?

SV: É muito importante termos bons guarda-redes e bons jogadores na linha defensiva. É lógico que, se sofremos poucos golos temos mais possibilidade e probabilidades de vencer jogos.

FD: Finda a época, o Stephane Varela está a pensar numa eventual candidatura aos dois primeiros lugares na próxima época, ou pretende abraçar outro projecto?

SV: Neste momento sinto-me muito bem no Fareja. Temos um objectivo para cumprir ainda na actual temporada, depois sim, iremos ver o melhor para mim e para o clube. É claro que, como todos os meus colegas, trabalho sempre para conseguir ir o mais longe possível.

     



0 comments:

Enviar um comentário