domingo, 10 de janeiro de 2016

Muito aquém do esperado...São Silvestre ou FAFE A CORRER !?



A São Silvestre de Fafe, 1.ª Edição, ficou bastante aquém do esperado.
O mau tempo, chuva, terá sido o principal "inimigo" da primeira edição da São Silvestre de Fafe.
Pouco mais de 300 participantes, é manifestamente pouco para uma corrida cujo nome  é uma homenagem ao santo festejado pelos católicos no último dia do ano: São Silvestre, que foi papa e governou a Igreja Católica entre os anos 314 a 355 e que conta em provas semelhantes com vários milhares de participantes de todos os pontos do país.
São 54 as São Silvestre levadas a cabo em Portugal, tendo a original sede em S. Paulo-Brasil, desde 1925.Outra das mais antigas do nosso país, que acolheu no final do passado ano a sua 40.ª edição, realiza-se na Amadora.
Esta mítica corrida, levada a cabo em grande parte do mundo, não é só elaborada para graúdos. Os mais pequeninos, com idades compreendidas entre os 5 e os 13 anos, marcam presença habitual nas São Silvestre.
O facto do dia 31 de Janeiro assinalar a morte do Papa Silvestre, não significa que a prova com este nome tenha de ser realizada nesse dia. Em Portugal, apenas a São Silvestre da Amadora, uma das mais antigas e conceituadas do calendário e as da Covilhã e Cidade Falcão, esta em Pinhel, no distrito da Guarda, vão para a estrada no último dia do ano.
De resto, em todo o país, todas as outras decorrem ao longo do mês de Dezembro, em especial aos fins-de-semana e três delas foram realizadas a 02 de Janeiro de 2016: Santa Marta de Portuzelo (Viana do Castelo), Espinho e Esmeriz (Vila Nova de Famalicão).
É importante saber-se que os infantis têm lugar nas corridas São Silvestre, mas para tal, a mesma tem de ter o seu início de manhã, apenas para estes.
Fafe não teve infantis, Fafe não teve campeões, Fafe não teve participantes de renome no panorama nacional, já para não falar apenas num internacional qualquer, mas teve como contra partida uma grande madrinha, a campeoníssima Aurora Cunha. Que merecia estar rodeada de nomes sonantes do atletismo de Portugal, de campeões infantis, seniores, veteranos e femininos, mas Fafe não lhe ofereceu nada disso.
Ofereceu-lhe sim muita simpatia, hospitalidade, carinho e respeito, mas isso é pródigo de um bom fafense.
A data deste evento, que nós muito anunciamos durante toda a semana, não foi de forma alguma a melhor.
Em Portugal inteiro, ninguém faz uma S. Silvestre no dia 09 de Janeiro. Poderia até estar um belíssimo dia de sol, mas a data máxima para um evento destes não deve ultrapassar nunca o dia 02 de Janeiro, ou seja, ainda em ambiente natalício, como é apanágio por esse mundo fora, com maior predominância no mês de Dezembro de cada ano.
Percebo todo o trabalho que um evento desta natureza comporta e vergo-me perante os seus responsáveis, organizadores e patrocinadores.
Foi a 1.ª edição, é certo, mas para primeira, como eu próprio constatei quando faltavam 15 minutos para as 18H00 deste sábado a partir da Rua António Saldanha (Cima da Arcada), foi mais um FAFE A CORRER com alguns, poucos, reforços vindos de fora, do que propriamente dito uma Corrida São Silvestre a sério. Foi pena!

Abel Castro




1 comentário:

  1. prova bastante dura para uma primeira São Silvestre. Muitas subidas, seguidas e íngremes. Percurso pouco iluminado. O percurso só foi disponibilizado na véspera da prova. Encaremos estes percalços como pontos a melhorar para a próxima. Apesar de tudo, Parabéns pela iniciativa.

    ResponderEliminar