domingo, 17 de novembro de 2013

Taça de Portugal: A. D. Fafe, 1 - C.D. Aves, 2 Expulsão de Raviola ditou afastamento da Taça!



Em caso de dúvidas...árbitro apitou sempre a favor do Aves!

Texto e fotos: Abel Castro

Com muito público presente no Parque M. Desportos, início da partida bastante movimentado, com o Fafe e o Aves a ensaiar jogadas de ataque a partir da zona central do meio campo.
Primeiro remate à surgiu ao minuto 13 por intermédio de Renato, por cima da baliza.
Responde o Fafe, obrigando o guarda-redes avense a  sair quase ao limite da sua área para parar uma ofensiva da equipa de Agostinho Bento.
 
Aos 17 Ferrinho atirou de primeira, mas a bola saiu bastante ao lado da baliza.
Depois foi Gil a tentar a meia distância, obrigando Ricardo a uma defesa a dois tempos.
 
O mesmo Gil tentava servir Filipe na área, aos 19, mas o passe saiu comprido, para as mãos do keeper da Vila das Aves. Boa fase do Fafe no jogo.
Aos 23 depois de uma sucessão de remates, Filipe atirou fortíssimo para uma defesa pouco ortodoxa de Ricardo, a evitar o golo do Fafe.

Aos 30 Filipe efectuou um remate de trivela, para defesa fácil de Ricardo. Mais ofensiva e mais dominadora a equipa do Fafe à passagem da meia hora.

O Aves apenas de bola parada respondia, mas  estava segura a dupla de centrais que hoje se estreou, Xavi e João Pedro, face à ausência de Ricardo Fernandes, por lesão.
Aos 42, Grosso rematou à entrada da área, na primeira jogada de registo que o Aves teve, contra as costas de João Carneiro.

Aos 43, bem João Nogueira na direita, cruzou ao segundo poste, onde Ferrinho não chegou, por pouco, para a emenda.

Em cima dos primeiros 45 minutos, o veterano Jorge Ribeiro fez uso do seu pé esquerdo, mas, atento, Pedro Freitas defendeu com segurança.

Início da segunda parte, com Ferrinho a cruzar tenso na esquerda, chegando um pouco tarde Gil, para o desarme de Jorge Ribeiro.

Aos 53, Filipe saiu rápido para um contra-ataque pela direita, cruzou forte para a área, mas melhor João Paulo, a limpar a sua zona.

No minuto seguinte coube a Gil testar a atenção do guardião visitante, que parou com segurança um remate seu à entrada da área. Reentrou forte a equipa do Fafe.

Ao minuto 59 Raviola cometeu uma falta à entrada da área e viu o segundo amarelo. Um duro revés para a equipa de Agostinho Bento, que estava melhor no jogo, sendo forçado a introduzir na partida Tiago em detrimento do avançado Filipe.

O Fafe caiu, naturalmente, com a expulsão de Raviola, porque estava a jogar bastante melhor.

Aos 69 minutos o Aves chegou ao golo. Cruzamento de Jorge Ribeiro na esquerda, com Vasco Rocha a desviar para o fundo das redes.

Respondeu Gil, a atirar muito forte por cima da baliza.

Aos 74 Silvestre cobrou um livre na direita, tendo André desviado de cabeça por cima do travessão.

João Paulo aos 75 rematou com muito perigo, ao lado da baliza de Pedro Freitas.

João Paulo fez o segundo para o Aves aos 78 minutos, dando sequência a novo cruzamento de Jorge Ribeiro. O Aves marcou na segunda oportunidade que teve, ou seja, cem por cento de eficácia.

O Fafe acaba por sair da Taça de Portugal, perante um adversário que não foi em nada superior, especialmente até à aludida expulsão de Raviola. Porque a A.D. Fafe estava bem melhor que o Aves no jogo, vulgarizando a equipa da 2.ª Liga. Esse lance, numa entrada fora de tempo do lateral do Fafe, foi crucial e teve uma forte influência no resultado.
João Carneiro ainda reduziu aos 92 minutos através de um livre directo que só parou no fundo das redes.
A arbitragem de Tiago Martins não foi "grande espingarda". Em caso de dúvidas apitou sempre a favor do Aves. No lance da expulsão concedemos-lhe o benefício da dúvida, estava perto do lance. Mas, tratando-se de um jovem com 33 anos, ou anda mais da perna ou "morre cedo".


Jogo no Parque Municipal de Desportos, em Fafe.
 
Árbitro: Tiago Martins, auxiliado por André Moreira e José Borges (A.F. Lisboa).
 
A.D. Fafe: Pedro Freitas, Raviola, Xavi, João Pedro, João Carneiro, André, Silvestre (Zé Brochado 79), João Nogueira (Adul 71), Gil, Filipe (Tiago 61) e Ferrinho.
Treinador: Agostinho Bento
 
C.D. Aves: Ricardo, Grosso (Tito 84), João Paulo, Renato, Leandro, Jorge Ribeiro, Vasco Rocha, Valente (Pedro Pereira 63), João Paulo (Jaime Poulson 79), Rafael e Luís Manuel.
Treinador: Fernando Valente
 
Golos: Vasco Rocha 69; João Paulo 78; João Carneiro 92.

Sala de Imprensa:

André (Jogador do Fafe)

"Se tivéssemos feito o golo mais cedo..."

"Houve dois jogos distintos. Um até ao golo e outro após isso. Até essa altura o Fafe foi superior ao Aves. Na primeira parte, com um pouco de mais sorte, podíamos ter feito um ou dois golos, mas não conseguimos. O golo do Aves acabou por nos desestabilizar, ainda por cima porque estávamos com menos um jogador. Ainda conseguimos reduzir, e eu penso que o tivéssemos conseguido mais cedo, talvez ainda fossemos a tempo de discutir a eliminatória. A Taça acabou e agora vamo-nos concentrar somente no nosso campeonato para nos mantermos invencíveis".


Fernando Valente (Treinador do Aves)

"Uma equipa em superioridade numérica tem sempre vantagens"


"É lógico que uma equipa que está em superioridade numérica tem sempre vantagens. Sabíamos que a dinâmica e a qualidade de jogo do Fafe iam estar presentes, por isso não fomos surpreendidos, porque sabíamos da mais valia do Fafe e tivemos dificuldades para lidar com o processo. No início da segunda parte entrámos com outra dinâmica, altura em que aconteceu a expulsão, mas mesmo assim penso que a minha equipa devia ter demonstrado outro nível e saber lidar melhor com a situação. Acabamos por marcar o primeiro golo, e depois o segundo apareceu naturalmente. Resumidamente, acabamos por defrontar um excelente adversário, equipa que estava invencível, e por vezes as diferenças de escalão não ficam demonstradas no terreno de jogo. Os meus jogadores estão de parabéns, vamos continuar a tentar evoluir ainda mais e assimilar melhor os nossos processos. Em relação ao próximo adversário, é claro que todas as equipas gostam de jogar contra os chamados grandes, mas se nos calhar um adversário acessível, poderá dar-nos a possibilidade de dar novo passo em frente".

Agostinho Bento (Treinador do Fafe)

"Lamento muito que haja situações que decidam jogos"


"Prevíamos que ia ser um jogo equilibrado e foi precisamente isso que se veio a constatar, se calhar até com alguma superioridade nossa, até à expulsão do nosso jogador. Lamento de forma sincera que o nosso trabalho durante a semana, em que a própria preparação mental dos nossos jogadores é também preparada, essencialmente fazendo-lhes crer, com naturalidade, que apesar de o adversário ser de um escalão superior, está sempre ao nosso alcance, seja depois destruída com um erro do árbitro. Foi efectivamente falta, mas não foi uma falta perigosa e muito menos violenta. Claro que estas decisões por vezes acabam por decidir os jogos, e o Aves, equipa mais experiente que nós, acabou por aproveitar bem o factor da superioridade numérica. Gostaria que os adeptos comparecessem mais vezes como neste jogo, porque, e digo-o variadíssimas vezes, só se devem sentir orgulhosos nestes jogadores. Os atletas da A.D. Fafe têm um carácter enorme, e isso ficou provado neste jogo. No 11 contra 11 foram espectaculares, depois com menos um não fomos nós que baixamos, continuamos a ser muito dignos e trabalhadores, mas quem cresceu com isso e tirou benefício foi o Aves. Mesmo assim os golos foram algo consentidos. Estávamos preparados para esse tipo de lances, mas nem sempre as coisas correm como desejamos. Claro que estamos agora concentrados no campeonato, mas estaríamos na mesma se tivéssemos continuado na Taça de Portugal".





















 









 
 

0 comments:

Enviar um comentário