quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Jogador de futebol, estudante universitário e motorista: eis Mike Moura ! "Gostava de chegar à Selecção"!



Por: zerozero.pt

Sorriso! Forma de expressão facial que traduz o sentimento que invade a alma. Há quem diga que pode durar segundos ou mesmo uma eternidade. É a sorrir que Mickael Moura leva a sua vida de futebolista no Santa Clara. Aos 24 anos, Mike (como é conhecido no mundo da bola) trocou as aulas da Universidade do Minho pelo sonho de ser profissional de futebol. Nas horas vagas, se for preciso, ainda faz de motorista de autocarro.
 
Entre a Universidade e os relvados
 
Eleito como melhor jogador jovem de outubro na Liga2 Cabovisão, Mike Moura conversou com o zerozero.pt sobre uma carreira que percorre agora a "estrada" do futebol profissional, depois de anos e anos ligados à Associação Desportiva de Fafe.

Apesar do mundo da bola levar, para já, a melhor sobre a carreira de estudante universitário, Mike Moura não esconde que o seu objetivo passa por terminar o seu ciclo de estudante na Universidade do Minho.

«Fiz o primeiro ano de mestrado e a pós-graduação em organizações e trabalho mas ainda não concluí o ciclo todo. Mas espero terminar», respondeu ao zerozero.pt este jogador licenciado em Sociologia e com uma pós-graduação na academia minhota. Apesar disso, Mike reconhece «não ser fácil» conciliar estes dois mundos.

«Não é mesmo fácil, além que agora estou a jogar no Santa Clara. Temos que estar constantemente a saltar de um lado para o outro. Depois, na altura dos exames é preciso estar concentrado mas acredito que com muita vontade conseguimos chegar onde pretendemos. E eu vou conseguir.»
Seja como for, para já, o que Mike quer mesmo... é jogar futebol e chegar à Primeira Liga.
«Como qualquer jogador, eu gostava de chegar à Primeira Liga. Comecei no Fafe, já tenho 24 anos e podem dizer que cheguei tarde às ligas profissionais. Mas agora estou cá e quero subir vários patamares», explicou ao zerozero.pt, não negando que o ponto mais alto da carreira seria uma chamada à seleção.
«O ponto mais alto na minha carreira seria, claro, chegar à seleção. Mas isso está muito longe mas tenho que continuar a trabalhar», referiu este luso-francês, acrescentando: «Gostava de representar a seleção de Portugal, como é óbvio. Não há dúvidas».

O dia em que o autocarro do Fafe avariou e Mike foi o motorista de serviço

O presente é, por esta altura, vivido nos Açores, onde Mike Moura alinha no Santa Clara. O passado, esse, viveu-o como jogador da Desportiva de Fafe onde colecionou histórias para mais tarde contar aos netos. Entre elas, há uma que remonta a um dia onde Mike Moura fez de motorista e levou a equipa de autocarro para Chaves.
«Numa ocasião a equipa tinha um jogo em Chaves mas, por azar, o autocarro do Fafe avariou. Por felicidade, tinhamos um autocarro parado na empresa do meu pai e eu, como tenho carta de pesados, fiz de motorista. Dei o meu contributo e levei a equipa para Chaves [risos]... É uma história que guardo. São coisas que acabam por acontecer nos escalões mais baixos do futebol, sobretudo porque os recursos financeiros não são tantos. Temos que encontrar soluções rápidas», recordou na conversa com o zerozero.pt.

Perante tal história, o zerozero.pt questionou Mike: Seria possível ao Mike dar boleia ao Santa Clara dos Açores?
«[Risos] Pois, neste momento teria que tirar um curso para pilotar um avião mas gostava. Mas o mais importante, para já, é ajudar em campo o Santa Clara», reconheceu Mike Moura que vive o futebol com a certeza de que está num mundo onde muitos sonham chegar.
«Acredito que o futebol é um desporto magnífico e todos temos que desfrutar. Temos uma vida que muitos gostariam de ter. Temos que jogar sempre com alegria e motivação», sublinhou aquele que foi eleito como o melhor jovem jogador do mês de outubro pelo sindicato da classe, um prémio que Mike trocava por vitórias do Santa Clara.
«Ter recebido o prémio de melhor jovem jogador do mês de outubro foi uma felicidade para mim mas não escondo que trocava esse prémio individual por resultado coletivo», explicou este defesa-direito, que leva já três golos marcados esta época.

 

0 comments:

Enviar um comentário