domingo, 13 de setembro de 2015

Exclusivo FafeDesportivo...Grande entrevista com o Presidente do G.D.Travassós, José Fernandes!!!

Texto e fotos: Abel Castro


Gosto muito do Travassós, mas a minha família está à frente de tudo!

O Travassós apenas deve seis mil euros à A.F. Braga. Quem me vier substituir, tem a garantia que essa dívida é assumida por mim.

Quero agradecer ao Paulinho e ao Toninho, dois grandes homens e amigos.

A nossa divisão não é esta...

A Junta de Freguesia tem sido impecável nestes últimos dois anos.



FafeDesportivo esteve à conversa com o homem forte do G.D. Travassós, o presidente da Direcção José Fernandes, ele que tem no seu palmarés duas subidas ao campeonato Pró-Nacional da A.F. Braga.
Apesar de estar distante por motivos profissionais, França, José Fernandes está sempre "presente" e acompanha a par e passo tudo o que gira em torno do clube a que preside.
O G.D. Travassós é hoje um clube respeitado, tem o melhor relacionamento com todos os clubes do concelho de Fafe, coisa que em tempos não acontecia.
As finanças do clube estão estáveis, mesmo existindo uma dívida com a A.F. Braga de seis mil euros, que está a ser devidamente cumprida.

FafeDesportivo: O G. D. Travassós tem duas subidas ao Pró-Nacional com o o José Fernandes a presidente. Em termos desportivos, esse aspecto faz com que o clube hoje tenha outra visibilidade...
José Fernandes: É verdade que foi o nível mais alto que conseguimos neste clube, ficará sempre marcado para a história, mas foi um trabalho em conjunto, de várias pessoas. Isso aconteceu na primeira vez que subimos e também na última época em que conseguimos regressar ao Pró-Nacional.
FafeDesportivo: O vosso ex-treinador Paulo Soares (Paulinho), fica obviamente ligado a estes dois êxitos do clube...
José Fernandes: Sim é verdade. O Paulinho faz parte do passado, mas ficará por tempo indeterminado na história do G.D. Travassós. É uma pessoa que esteve neste clube de corpo e alma, criaram-se grandes amizades, eu propriamente considero-o um grande homem, um amigo meu. Embora esteja hoje noutro clube, desejo-lhe as maiores felicidades.
FafeDesportivo: Após a era Paulinho, temos agora o António Pereira (Toninho), também um homem da subida. Como o define?
José Fernandes: Volto a agradecer ao Paulinho, porque quando decidiu sair e olhar pela sua vida, sugeriu-me este nome do Toninho. Para além de treinador, tive a felicidade de conhecer o Toninho, um grande homem. É das coisas boas que o G.D. Travassós tem neste momento. Falamos praticamente todos os dias, a distância não é problema, e temos como disse, uma extraordinária relação.
FafeDesportivo: Não acha importante o G.D. Travassós estabilizar na Pró-Nacional, onde ombreia com colectividades que são sede de concelhos?
José Fernandes: Nós somos e seremos sempre um clube da aldeia. Não nos podemos comparar a clubes das cidades e vilas desta zona de Braga. Esses grandes clubes é que têm mais possibilidades que nós. Somos um clube de aldeia como disse, mas temos as nossas ambições e eu pessoalmente tenho tido a felicidade de contar com pessoas que me ajudam a não ficar sozinho a lutar por isto tudo. Temos a noção de que somos pequenos, porque em Fafe o maior clube é mesmo a A.D. Fafe.
FafeDesportivo: Apesar de ser um clube de aldeia, o G.D. Travassós tem hoje uma excelentes instalações, campo sintético, excelentes balneários, zona coberta para a Comunicação Social, Bar e agora a cobertura parcial da bancada, Como se conseguiu tudo isto?
José Fernandes: Isto foi conseguido através de uma boa quantidade de pessoas, em que elas próprias puseram em causa a sua vida profissional. Não me posso esquecer à Junta de Freguesia, que neste dois últimos anos tem sido uma grande aliada do G.D. Travassós. Lutamos cinco ou seis anos sem este importante apoio, mas nestes dois últimos anos estamos muito gratos ao presidente da Junta de Freguesia de Travassós. 
FafeDesportivo: As pessoas de Travassós estão com o clube, ou acha que era preciso ainda mais apoio?
José Fernandes: Sim as pessoas estão com o clube, não todas, porque isto é um dado que envolve muita coisa junta. Dou como o exemplo os veteranos do G.D. Travassós, que se afastaram bastante do clube por razões que eu desconheço completamente. Mas continuaremos a ser nós mesmos, para que a freguesia se honre cada vez mais do Travassós.
FafeDesportivo: Fala-se que este será o seu último ano como líder da Direcção do G.D. Travassós, confirma?
José Fernandes: Confirmo sim. Tenho uma decisão tomada em relação a isso, que me envolve a mim e a minha família. Temos de ter gostos e prazeres pelas causas públicas, mas acima de tudo está a nossa família. Para estar à frente de uma instituição destas é necessário muito tempo e dedicação e neste momento a minha prioridade é mesmo a minha família, apesar de eu gostar muito do G.D. Travassós. Por isso, agradeço que apareça alguém com disponibilidade para dar continuidade aquilo que tem sido feito. Ficarei na retaguarda a ajudar no que for necessário, mas como presidente não. Neste momento temos apenas uma dívida com a A.F. Braga no valor de seis mil euros que estamos a cumprir. Abdicamos do subsídio da Câmara de Fafe para colocar as contas mais ou menos em dia. Aquilo que se possa dizer lá fora que o Travassós é um clube com problemas financeiros grandes é mentira. Como disse, apenas temos essa dívida à A.F. Braga que será liquidada. Mas eu dou garantias a quem vier de novo, que essa dívida será assumida por mim.
FafeDesportivo: Imaginemos que o G.D. Travassós faz este ano uma boa campanha na Pró-Nacional. Se isso acontecer admite ponderar a sua posição, que parece ser irreversível?
José Fernandes: Bem, ponderar ponderamos sempre, porque há sempre o início de nova época e novas perspectivas. Mas volto a repetir, tenho uma família e tenho de lutar por ela e fazer tudo para que nada lhes falte. Mas deixe-me dizer-lhe, o G.D. Travassós estava bem na divisão de Honra, porque para além dos dérbis que existem no concelho é o nosso real nível futebolístico. Estamos num nível onde sinceramente nem queríamos estar, o ano passado não nos passava pela cabeça subir de divisão, mas por mérito do Paulinho e depois do Toninho e claro, dos jogadores, acabamos por ser campeões. Confesso que fiquei feliz, toda a gente gosta de vencer, mas eu pessoalmente preferia a divisão anterior.
FafeDesportivo: A ida dos jogadores a França também foi uma marca. Foi naturalmente um prémio para eles..
José Fernandes: Sim, isso é verdade. Mas os responsáveis por tal acontecimento foi a equipa técnica. Eu apenas e só orientei, mas o mérito dessa ida do G.D. Travassós ao Mónaco é trabalho da equipa técnica, a quem naturalmente agradeço. É uma grande prova de amor ao clube.
FafeDesportivo: Há em Travassós pessoas capazes de comandar este barco, que já é relativamente grande?
José Fernandes: Sim, neste momento há pessoas na minha Direcção que têm tantas ou mais capacidades que eu para assumir a liderança do clube. São pessoas que têm mais disponibilidade e que se calhar até têm uma liderança melhor que a minha. Para além de colaborar financeiramente, estou ausente do país e quando venho é sempre a correr. Como disse e bem, pela dimensão do G.D. Travassós é exigível uma pessoa que esteja presente. Mas peço à pessoa que vier, que nunca ponha o clube à frente da família, porque já houve pessoas aqui que o fizeram, eu estive quase a fazê-lo, por isso deixo aqui o meu apelo. Todos gostamos muito de futebol e do G.D. Travassós, mas a nossa família é mais importante que tudo.
FafeDesportivo: Durante este tempo que tem do Travassós, terá certamente algumas críticas ou elogios a fazer...
José Fernandes: Não, eu mantenho sempre a minha postura. As críticas guardo-as para mim, ou faço-as individualmente. Elogios, guardo-os para mim, mas só tenho a agradecer a todos os que têm ajudado, não são muitos, mas quero agradecer a quem tem ajudado o G.D. Travassós. São pessoas muito sérias, que nada têm a ver com a confusão que existiu aqui no passado. Quero ainda agradecer a todos os associados e a todos os travassolistas por apoiarem este clube que bem merece.

0 comments:

Enviar um comentário