quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Raquel Silva "Pisco" O futebol e o futsal não são só para homens. Nós demonstramos isso!


Texto e fotos: Abel Castro



FafeDesportivo esteve à conversa com Raquel Silva “Pisco” jogadora de Futsal feminino no Grupo Nun’Álvares...

FafeDesportivo: Raquel há quantos anos começou e onde nasceu esse “bichinho” para jogar futsal?

Raquel “Pisco”: Eu comecei por jogar no Vinhós futebol de onze há 11 anos. Ainda não tinha idade para jogar federada porque não tinha idade, mas aos 14 anos então comecei a jogar já federada. Depois, há cerca de quatro anos, fui convidada pelo Mogege para jogar lá, isto em futsal. Foi comigo a Ana, a Nádia e a Cátia.  Fizemos lá uma época e nesse ano, com a Prof. Trigo foi criada a secção de Futsal no Nun´Álvares e decidimos vir para a nossa terra. A Nádia, excelente jogadora, é a única que continuou no Mogege.

FafeDesportivo: Raquel tu és uma líder na forma de jogar. Esse teu jeito de actuar é genético, ou são indicações técnicas que recebes?

Raquel “Pisco”: Eu adoro futebol desde pequenina. Já na escola eu só pensava futebol. Nos intervalos eu jogava futebol. Em casa, nos tempos livres eu jogava futebol. Acho que é mesmo uma paixão que nasceu comigo e que coloco em cada jogo que disputo.

FafeDesportivo: Satisfaz-te jogar a este nível? O profissionalismo nunca esteve nos teus horizontes?

Raquel “Pisco”: Quando eu estava no Vinhós era chamada para todos os Torneios que a A.F. Braga realizava, tanto para futebol de 11 como futsal. Em 2006 fui chamada à Selecção Nacional de sub-19 para jogar em Israel, onde fui internacional. Foi uma experiência magnífica, isto em futebol de 11. Depois deu-se o meu ingresso definitivo no futsal, que também coincidiu com a minha actividade profissional, e é claro que a minha disponibilidade nunca mais foi a mesma, pois, concentrei-me totalmente no Futsal do Nun’Álvares, que é o que mais gosto de fazer no momento.

FafeDesportivo: Esta equipa do Nun´Álvares corre para onde?


Raquel “Pisco”: O nosso objectivo é o nacional. Vamos tentar terminar no primeiro lugar, porque temos qualidade para isso. Depois vê-se a fase seguinte, mas vamos fazer tudo para chegar muito longe.

FafeDesportivo: A última partida a contar para a Taça de Portugal, vai certamente perpetuar na tua memória…

Raquel “Pisco”: Foi extraordinário mesmo. O Benfica é melhor que nós, mas isso nem é sequer nenhuma novidade. Mas quando entramos para o terreno de jogo e vimos o nosso Pavilhão cheio, foi uma alegria enorme. Nunca tinha sentido nada assim. No fundo, sentimo-nos todas enormes. O factor de perdermos nunca é bom, mas o que me custou depois foi não termos mesmo marcado um golo. Eu acho que o Pavilhão “vinha abaixo”. Mas foi bom o teste com o Benfica, até para vermos como nos encontramos.

FafeDesportivo: Para que o Pavilhão do GNA volte a encher o que é necessário? Queres deixar algum apelo aos fafenses?

Raquel “Pisco”: Eu acho que não vai ser fácil, mas entendo que as pessoas deviam assistir em maior número aos nossos jogos. Há muita qualidade no futsal feminino. O futsal e o futebol não são só para homens, como ficou sobejamente provado naquele jogo.





0 comments:

Enviar um comentário