quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Mundial do Brasil: Todas as semanas leia a opinião, directamente de S. Salvador da Baía, de Pedro Dantas sobre o evento!



RESENHAS DA COPA DO MUNDO FIFA 2014/BRASIL (2)

Por: Pedro Dantas (S. Salvador da Baía)




Brasil não está preparado...
Hotelaria não vai estar pronta...
Turista do Mundial, não é o mesmo do Carnaval...
No Brasil há lixo por todo o lado...


A realização de um evento desta magnitude pressupõe que o pais deva estar preparado para enfrentar os desafios que advêm de tal manifestação.
A pergunta é: está o Brasil preparado para organizar a copa?
A resposta é simples: NÃO.
E não por inúmeras razões A principal delas é não ter a mínima infraestrutura, nomeadamente hoteleira, estradas, aeroportos, meios de transporte de massas, hospitais, limpeza urbana, restauração, segurança e comunicações. Existem muitas outras que poderia aqui exaustivamente enumerar, mas seria demasiado cansativo. Para mim e para quem ler.
Hoje falarei de outras 2 : HOTELARIA e LIMPEZA URBANA.
E começarei pela hotelaria.
Como praticamente tudo aquilo que foi ”projetado” para ser usado durante a Copa do Mundo, também a hotelaria não vai estar pronta a tempo. Alguns hotéis, nomeadamente no Rio, Recife, Fortaleza, Porto Alegre e....Salvador, nem do papel saíram ainda. E provavelmente nem sairão. Mas o dinheiro do governo, esse já saiu.
Cerca de um terço dos que estão sendo construídos, não ficarão prontos antes de 2015. Deve ser para as Olimpíadas de 2016.
Todas estas situações farão com que o Brasil não tenha capacidade para receber, condignamente, a quantidade de turistas que pretendem vir ao país para assistir á Copa.
Em relação, especificamente a Salvador, sempre se coloca como exemplo a capacidade que a cidade tem de receber cerca de 500 mil turistas durante os 8 dias do Carnaval.
Ora, esta é uma comparação absolutamente sem pés nem cabeça, pois o turista da Copa, é completamente diferente do turista do Carnaval. Durante a folia, a maioria dos turistas são nacionais e com idades entre os 15 e os 30 anos e não se importam de alugar um apartamento de um quarto para acomodarem “a galera toda”, ás vezes, mais de 10 pessoas. Nos dias da Copa, esperam-se mais turistas estrangeiros e num outro patamar de idade, por consequência, de exigências.
Conclusão, o numero de leitos de qualidade em Salvador, assim como praticamente em todo o país, não tem como dar conta do numero de turistas esperados.
Passemos a outro assunto que, pela sua importância naquilo que vai ficar na memória dos turistas, se revela preocupante. A limpeza das cidades.
No geral, o Brasil é um país onde se vê lixo por todo o lado. Tirando algumas cidades do Sul e Sudeste, essa é uma das maiores queixas da população e dos visitantes.
Claro que parte dessa situação é, sim, culpa das prefeituras (Câmaras Municipais, daqui). Mas não seria justo culpar só a edilidade. A maior parte da culpa é dos próprios cidadãos que, não posso afirmar que seja a maioria, mas com certeza uma grande parte, não medem esforços para sujar as cidades, jogando tudo na rua, como se fossem donos exclusivos do pedaço.
Me voltando para Salvador, mas não deixando de ressaltar que é um mal geral, essa falta de educação faz com que os bueiros (poucos) da cidade, estejam sempre completamente entupidos, resultando em enchentes frequentes a cada 10 minutos de chuva um pouco mais intensa.
Agora pensemos que Junho/Julho é Inverno por estas bandas, que no inverno, apesar de nunca fazer frio, chove bastante, que os bueiros estão entupidos, que a cidades está suja....acho que não será difícil perceber o que pode vir a acontecer durante a Copa: cheias, ruas alagadas, transito ainda mais caótico, praias sem poderem ser frequentadas, levando a que os turistas procurem lugares cobertos para passar o dia, lugares esses que, fora os Shopping Centers, que são muitos, praticamente inexistem durante o dia.
Não é só a imagem, mas o desconforto que causa em todos os aspetos.

Tem mais?, sim, tem muito mais, mas, por hoje, fiquemos por aqui.

1 comentário:

  1. Manuel Estevesfevereiro 22, 2014

    As opiniões parecem ser unânimes... O Brasil não está mesmo preparado para receber o mundial de futebol deste ano. Os protestos acentuam-se, as obras continuam atrasadas e faltam cerca de 4 meses para dar início ao evento. Veremos o que resulta daqui...

    ResponderEliminar