quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

FafeDesportivo à conversa com o "patrão" Gerhard Seidler, grande dinamizador do Futsal Feminino do G.N. Álvares!


Texto e fotos: Abel Castro


FafeDesportivo esteve à conversa com Gerhard Seidler, um austríaco radicado em Fafe há muitos anos, e que funciona como grande dinamizador do Futsal do Grupo Nun’Álvares, sendo apenas um associado. A sua alcunha no seio do grupo é de "patrão" !


FafeDesportivo: Seidler, a que se deve a sua participação directa e activa no futsal do Nun’Álvares, mais concretamente no futsal feminino, onde é um grande dinamizador?

Gerhard Seidler: Bem, antes de mais quero dizer que não sou Director do GNA. Sou simplesmente um associado, mas na verdade acompanho a par e passo a equipa de futsal feminino. Tudo começou com a amizade inicial que eu tinha com duas ou três atletas, inclusive uma trabalha comigo, e uma vez fui convidado para assistir a um treino e gostei muito. Apreciei a parte técnica delas, a velocidade e o rápido raciocínio que têm para executar bem. Então, digamos que fiquei apaixonado com o que vi, voltei mais vezes, tendo ficado praticamente ligado desde então aquela modalidade.

FafeDesportivo: Mesmo não sendo Director, sabemos que o Seidler é presença em todos os treinos e jogos. Consegue conciliar essa sua presença com a sua actividade profissional?

Gerhard Seidler: Bom, eu de facto não sou obrigado a estar, porque não tenho nenhum vínculo com o clube. Mas é verdade que não falho a um treino nem a um jogo porque, como disse, fiquei fascinado com a forma de actuação das atletas do GNA. Como os treinos são há noite, não há problema nenhum em estar presente nos treinos e perto de todo o grupo de trabalho que me acolheu muito bem, já faz parte da minha vida. Sempre gostei do desporto colectivo e o futsal é um deles. Aprecio ainda a forma como as atletas são comandadas. O treinador João Nuno ensina futsal, ele não treina apenas, ele ensina porque tem um curso especializado em futsal.

FafeDesportivo: Sabemos que o  Seidler é tratado pelas atletas como o patrão. A que se deve isso?


Gerhard Seidler : (risos) Isso acontece porque grande parte delas não sabiam pronunciar correctamente o meu nome, e então ficou essa alcunha de patrão que eu acho extremamente engraçada.

FafeDesportivo: Uma vez que já faz parte integrante do grupo, diga-nos qual é especificamente a sua missão, para além de um mero associado do GNA?

Gerhard Seidler : Na verdade eu preocupo-me que nada lhes falte, a nível de equipamentos, bolas, tudo para que elas possam trabalhar em condições. É evidente que tudo isto tem despesas, e apesar de ainda muita coisa que há para fazer, conseguimos arranjar alguns amigos e patrocinadores que são fundamentais para que nada falte à equipa. Equipamos Lacatoni e estamos muito satisfeitos com a marca e com os produtos que nos vendem. Mas repare…o GNA não tem apenas futsal. Em termos culturais e desportivos somos talvez a Instituição mais completa de Fafe. Temos o Coral, temos o teatro, kickboxing, patinagem, temos treinos para idosos e ténis também. Temos cerca de 120 atletas e 10 treinadores, maioritariamente professores, a custo zero.

FafeDesportivo: A equipa efectuou um estágio no Algarve. Aparentemente isso fica dispendioso. Como é que foi conseguido esse estágio?

Gerhard Seidler : Sim estivemos lá cinco dias. Consegui o apoio especial de uma empresa de um amigo meu e o GNA não teve de despender de um cêntimo. Foi proveitoso, até para a integração de outras meninas que entraram de novo na equipa.

FafeDesportivo: Face à sua actividade e interesse que demonstra em tudo o que se passa no GNA, não pensa vir a integrar os órgãos directivos?

Gerhard Seidler : Para já não. Já fui convidado para sê-lo mas, não me interessa por enquanto ser director, coordenador, seccionista, ou outra coisa qualquer. Vamos ver no futuro o que pode acontecer. O GNA tem uma boa Direcção e um bom presidente, o Sr. Orlando Alves.

FafeDesportivo: A actual equipa de futsal feminina está classificada em segundo lugar, com menos um jogo. Quais são as aspirações da equipa?

Gerhard Seidler : Bem essa seria uma pergunta para colocar ao treinador João Nuno, porque ele é que sabe. Mas julgo que pensa como eu. Ou seja, se pudermos ser primeiros não vamos de certeza absoluta ser os segundos. A nossa equipa tem muito valor, de facto, e por isso penso que não é proibido sonhar com o primeiro lugar no campeonato distrital, quando ainda faltam disputar sete jogos.

FafeDesportivo: Nunca pensaram em recrutar jogadoras fora de Fafe, para dotar a equipa ainda de um valor mais acrescentado?

Gerhard Seidler : Não, isso não. Há bons valores em Fafe. Quando acabou a equipa da A. Futsal Popular fomos lá buscar algumas meninas, para os seniores e juniores, que nos tornaram ainda mais fortes. Para além disso, está a ser feito um trabalho com as Escolinhas que serão o futuro, embora estas atletas ainda possam jogar praticamente todas sete ou oito anos seguidos. Na formação temos a Prof. Trigo que está muita activa, e outros, porque entendo que sem formação não se vai a lado nenhum.

FafeDesportivo: No passado domingo o que sentiu ao ver o Pavilhão do GNA lotado? Não lhe passou pela cabeça jogar na primeira divisão? Obviamente era bom ver o Pavilhão mais vezes assim…

Gerhard Seidler : Foi uma alegria imensa para todos. O adversário era de enorme respeito e as pessoas encheram o Pavilhão. Independentemente do resultado, eu acho que foi um prémio justo para elas, porque defrontaram jogadoras das melhores de Portugal. Mas foi muito bom, apesar dos 9-0, porque toda a gente ficou a saber que em Fafe também se joga futsal feminino de bom nível. Relativamente ao Pavilhão voltar a encher desta forma eu acho que não é fácil, mas podemos e devemos ter assistências maiores a partir deste jogo, onde, como disse, os adeptos ficaram a saber que temos uma equipa de muita qualidade.

FafeDesportivo: Fica caro manter em actividade uma equipa destas?

Gerhard Seidler : Não. Como disse somos cem por cento amadores e cinco mil euros chegam para tudo. Imagine quanto não precisa uma equipa do futebol distrital de Fafe…por este valor nem o roupeiro sai do seu local de trabalho. Aqui não está em causa o dinheiro. Está em causa sim o desporto pelo desporto, a amizade, o companheirismo, o convívio, que tornam muito forte este grupo de trabalho.

FafeDesportivo: Nunca pensou ser dirigente a nível de futebol? Na A.D. de Fafe por exemplo?

Gerhard Seidler : Não, não penso nisso. Para arranjares um jogador ele pede logo 500 € por mês, no mínimo, e alguns mal sabem calçar as botas. Defendo o amadorismo puro, mas proporcionando aos atletas tudo o que necessitem para praticar o desporto que gostam. É isso que se faz no GNA.

FafeDesportivo: Resumidamente, temos aqui perante um mero sócio do GNA que gosta de ajudar. É isso?

Gerhard Seidler : Sim eu sou sócio, mas há outros sócios que podem fazer o mesmo que eu. Basta frequentar o Grupo, as pessoas conhecem-se, se não for no futsal é noutra modalidade, e quando se gosta das coisas não custa ajudar. No meu caso em particular, eu gosto muito de desporto, aliás lembra-se que eu e você já jogamos no Antime há uns anos, e então sinto-me perfeitamente à vontade. É verdade que foram, e repito, duas ou três jogadoras que me convidaram a vir até aqui, e eu gostei muito e desde logo comecei a pensar em dar uma ajuda, que é aquilo que tenho feito sem sacrifício nenhum, porque dá-me muito prazer e gosto essencialmente do que faço.













0 comments:

Enviar um comentário