segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Natação AD Fafe: duas semanas de alegrias ao estilo justiceiro


Fonte: ADF

Nas duas últimas semanas a Natação da ADF participou nas principais competições regionais, zonais e nacionais para Cadetes, Infantis, Juvenis, Juniores, Seniores e Masters. 
Desde setembro que os nadadores fafenses se preparavam para este período e não deixaram de representar a ADF ao melhor nível nas várias competições realizadas.

Final dos 200m Mariposa para Romeu Fernandes nos Nacionais de Juniores e Seniores.

Entre os dias 8 e 10 de dezembro Romeu Fernandes participou na única prova em que se apurou para os Nacionais de Juniores e Seniores, os 200m Mariposa, e conseguiu cumprir com distinção os objetivos propostos pelo treinador, Rui Ribeiro. O jovem júnior, no seu primeiro ano neste escalão, conquistou uma Final e melhorou o seu recorde pessoal, dando bons indicadores daquilo que poderá fazer em piscina longa (50m). A sua prestação valeu-lhe o meritoso 6º lugar nacional no Complexo de Piscinas do Clube Fluvial Portuense. O outro júnior apurado, João Freitas, foi obrigado a uma paragem forçada nos treinos para resolver uma doença que limitou as últimas semanas de preparação e impediu a sua participação nestes campeonatos.

Infantis tentam mínimos no Torneio Regional de Clubes.

No mesmo fim de semana, Fernando Pelota orientou os Infantis Mateus Varela, José Gonçalves e Gonçalo Pereira no Torneio Regional de Clubes para este escalão, realizado em Paços de Ferreira. Sem um objetivo coletivo definido, os “tubarões amarelos” trouxeram uma mão cheia de mínimos para o Torneio Zonal e para os Campeonatos Nacionais, cumprindo os principais objetivos para esta competição. Com algumas marcas de bom nível, conseguiram ainda colocar-se entre os melhores da competição nas provas que nadaram.

Masters vencem 4 provas e conquistam 8 pódios nas Caldas da Rainha.

Foram 4 os Masters que se deslocaram às Caldas da Rainha no dia 9 de dezembro para competir na primeira edição do Torneio Luso Andaluz da Federação Portuguesa de Natação. Para esta época os responsáveis pela equipa, Tiago Teixeira e Rui Ribeiro, colocaram aos nadadores o desafio de participar na maior parte das provas nacionais para a ADF conquistar finalmente o seu lugar na Taça Master Nacional. A tarefa, embora difícil para estes nadadores que suportam praticamente todos os custos das suas participações, foi encarada com ambição e a primeira resposta foi dada neste torneio, com os 4 fafenses a conquistarem 8 pódios em 12 provas. As toucas douradas amealharam, assim, os primeiros 69 pontos para a Taça Master. Ricardo Barroso, Anabela Fernandes, Miguel Pires e Lília Costa foram os campeões que representaram Fafe nesta importante competição.

Cadetes estreiam-se no TORREGRI 1, vencem e convencem.

No escalão de Cadetes, foram 17 os nadadores que participaram no TORREGRI 1 em Penafiel, nos dias 16 e 17 de dezembro. Bancadas completamente repletas de público, 22 clubes, 320 atletas, estavam assim reunidos todos os ingredientes para um grande fim-de- semana de provas. Os pequenos tubarões foram grandes na superação e conseguiram até vencer 3 provas individuais (Laura Castro e Pedro Pinto), alcançando o 2º lugar em 4 outras ocasiões. Nas estafetas, a ADF conseguiu atingir o segundo lugar nos 4x25m Livres Masculinos e 4x25m Estilos Femininos. Fafe coloca-se novamente esta época no mapa dos clubes formadores, com qualidade e quantidade bem evidentes. Foram orientados por Miguel Mota e Ruy Beserra os nadadores João C. Alves, João P. Alves, Rodrigo Barros, João Carvalho, Laura Castro, André Costa, António Costa, Matilde Costa, Afonso Freitas, Bárbara Gonçalves, Diana Magalhães, Inês Magalhães, Maria Martins, Luísa Pinto, Pedro Pinto, João Ribeiro e Rafael Seca. Aguarda-se agora a convocatória oficial para o I Estágio de Capacitação Técnica de Cadetes da ANNP, no qual a ADF deverá, como já é tradição, estar representada. Miguel Mota destacou toda a equipa pelas excelentes provas, pelas grandes vitórias, mas principalmente pelas melhorias técnicas e espírito guerreiro deste grupo. Estão dadas assim as primeiras braçadas da época, há muito trabalho pela frente, mas certamente este grupo está muito mais motivado depois deste grande fim de semana.

Zonal de Juvenis – Inês Castro vence de novo, ADF conquista 6 medalhas com 7 nadadores.

Naquela que representa a principal competição em piscina curta (25m) da época para o escalão de Juvenis, o Torneio Zonal, os “tubarões amarelos” da ADF conseguiram alcançar o pódio em 6 ocasiões. Rui Ribeiro acompanhou a equipa até Bragança e viu Inês Castro vencer novamente os 100m e 200m Bruços, tornando-se já uma das principais referências da natação nortenha e nacional no grupo pré-júnior. Apesar de ter nadado condicionada e não ter melhorado nenhuma marca de inscrição, a fafense não deu hipótese às suas adversárias nas suas melhores provas. O mesmo não aconteceu com Carolina Silva, que se apresentou em grande forma e melhorou todos os seus tempos. O 8º lugar nos 400m Estilos foi a sua melhor classificação na melhor competição da época para esta nadadora até ao momento. Em destaque esteve também a Juvenil B Aléxia Barros que pela primeira vez atingiu o pódio num
Zonal de Juvenis, sendo 2ª classificada nos 200m Bruços. Nas restantes 3 participações foi sempre a 8ª melhor do Norte. Diogo Moura nadou os 200m Estilos e melhorou muito a sua marca pessoal, enquanto João Cunha ficou próximo do seu melhor tempo nos 1500m Livres. Um pouco abaixo do esperado estiveram Catarina Ferreira e Vitória Henriques, ao ficarem longe das suas melhores marcas nas 6 provas individuais em que participaram. Ainda assim, as duas fafenses ajudaram com boas prestações as estafetas de 4x100m e 4x200m Livres e de 4x100m Estilos a conquistar o 3º lugar (juntamente com Inês Castro e Carolina Silva), fechando as contas em 6 medalhas para os fafenses nesta competição.
Continua esta semana a preparação para as próximas competições principais de todos os escalões, com a promessa de muitas conquistas nos próximos meses. Com base nesta preparação, é já em janeiro que os “tubarões amarelos” participam no Torneio Cidade da Maia (Absolutos e Masters), no Torneio do CN Povoense (Cadetes, Infantis, Juvenis e Juniores) e nos Nacionais de Inverno para os Masters (Vila Franca de Xira), onde se espera uma forte adesão, muitas vitórias e resultados de grande nível.
A ADF - Natação agradece à Junta de Freguesia de Fafe, aos treinadores e à Farmácia Albarelos o apoio no transporte dos nadadores e em toda a logística necessária para que a participação nas competições fosse assegurada.

0 comments:

Enviar um comentário