segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Agostinho Bento...Provavelmente o melhor treinador da história da AD Fafe !!!

Texto e foto: Abel Castro

Numa altura em que é notória nas redes sociais, e não só, uma grande onda de revolta e discordância pela saída do treinador Agostinho Bento do comando técnico da AD Fafe, cabe-nos a nós com toda a pluralidade dar a conhecer a todos os fafenses e ao mundo, todos os detalhes e o percurso de Agostinho Bento como treinador da AD Fafe.

Ao longo destes últimos seis anos, e sem esquecer outros técnicos que muito deram e fizeram pela Desportiva, arriscamos dizer que Agostinho Bento foi provavelmente o melhor treinador de sempre da Associação Desportiva de Fafe.

Numa fase terrível e de descrédito total em que a equipa sofria época após época para não descer de divisão, eis que no ano de 2009/10 surge Agostinho a orientar a equipa para de imediato conseguir uma subida em Famalicão à 2.ª divisão, logo no seu ano de estreia!

Em 2010/11, Agostinho Bento alcançou logo um 4.º lugar, tranquilo, longe das aflições de épocas anteriores.

No ano seguinte o Fafe classificou-se em 2.º lugar no Campeonato Nacional da 2.ª Divisão!

Em 2012/13 a equipa terminou num tranquilo sétimo lugar, em fase de reestruturação.

Sempre em ascensão, o Fafe treinado por Agostinho Bento alcançou em 2013/14 o 3.º lugar na primeira fase a um golo do primeiro lugar, isto no CNS.

Já em 2014/15, a ADF orientada pelo técnico fafense classificou-se em 1.º lugar na primeira fase e terceiro na fase de subida, com a derrota pela margem mínima na Póvoa de Varzim, uma equipa com muito mais argumentos que o Fafe em todos os aspectos.

Na temporada passada o Fafe classificou-se no primeiro lugar na 1.ª fase, sendo segundo na fase de subida, onde conseguiu acordar de novo a cidade e o concelho de Fafe com a subida à II Liga Portuguesa de Futebol.

Na actual Liga Profissional, com todas as condicionantes que são de todos conhecidas, a começar num plantel composto e formado tarde e a más horas, para depois actuar sempre fora do seu Parque Municipal de Desportos por imposição da Liga, o Fafe em 18 jogos efectuados sempre fora de casa obteve ainda assim 4 vitórias, 7 empates e 7 derrotas, estando posicionado a três escassos pontos do meio da tabela.

Agostinho Bento treinou a "SUA" AD Fafe em 222 jogos para os campeonatos, contabilizando 104 vitórias (47 %), 71 empates (32 %) e 47 derrotas (21 %), com 300 golos marcados e 203 sofridos.

Resumidamente, Agostinho Bento desde o primeiro dia que entrou no Fafe conferiu-lhe estabilidade desportiva e não só, também humana. Isto porque há três temporadas chegou a emprestar dinheiro aos seus jogadores para terem alguma dignidade na época de Natal, numa fase em que o clube não pagava a ninguém.

Agostinho Bento lançou nos campeionatos profissionais mais de duas dezenas de jogadores.

Agostinho Bento utilizou desde 2010 perto de três dezenas de jogadores oriundos da Formação do clube.

Por fim, Agostinho Bento foi sempre confrontado, ano após ano, com sucessivas reduções orçamentais, fazendo do Fafe ainda no CNS a equipa com um dos orçamentos mais reduzidos.

Entende-se a revolta e consequentemente a discordância dos adeptos e associados da AD Fafe com esta saída inesperada de Agostinho Bento, até porque não teve o prazer de actuar no seu Estádio, perante o seu público, no novo relvado e nos novos balneários, possivelmente ainda, e isto é de extrema importância, com mais três ou quatro novos jogadores que poderão transformar completamente uma equipa que está posicionada na II Liga a três pontos do meio da tabela.

Agostinho Bento deixa muitos amigos na AD Fafe, sobretudo nos jogadores que amava e ama, estamos certos.

Como disse em 1959 Fidel Castro quando foi detido... "Um dia a história ir-me-à absolver" 

Parabéns Agostinho Bento e MUITO OBRIGADO pelo teu trajecto deveras importante na tua Associação Desportiva de Fafe !!! 





0 comments:

Enviar um comentário