quinta-feira, 15 de março de 2018

1ª Divisão de Natação: A principal competição coletiva da natação portuguesa


Redacção c/ Diana Durães

O Campeonato Nacional de Clubes da 1.ª divisão de natação, a principal competição nacional coletiva e que coroará a equipa campeã nacional masculina e feminina, vai decorrer nos dias 17 e 18 de março no Complexo Olímpico de Coimbra. E a edição deste ano é aguardada com expectativa pela carga de imprevisibilidade que as alterações introduzidas ao modelo competitivo vieram trazer. Saiba quais e conheça os principais favoritos.

No feminino: Algés contra os três grandes

Na época passada a equipa do Sport Algés e Dafundo colocou um ponto final na maior sequência de vitórias de um clube. O FC Porto fazia jus ao cognome da sua cidade e seguia invicto há oito anos, até que as nadadoras do Algés chegaram a um título que se previa que chegaria mais cedo ou mais tarde, tendo em conta o percurso da equipa nos últimos anos. E nos próximos dias 17 e 18 de março, as algesinas são mesmo as grandes favoritas à renovação do título. 
A equipa orientada pelo técnico Miguel Frischknecht tem qualidade em quantidade mais do que suficiente para superar as adversárias — o que não quer dizer que estas sejam fracas. Contudo, com Raquel Pereira, Rita Frischknecht, Francisca Azevedo, Madalena Azevedo, Rafaela Azevedo, entre muitas outras nadadoras de qualidade, torna-se difícil superar esta equipa.


Na linha da frente para contrariar o "bis" do Algés estarão os três grandes: FC Porto, Sporting e Benfica. Estas três equipas são muito equilibradas entre si e é difícil antever qual das três fará a mais forte oposição.
Ao cabo de 19 anos consecutivos, o Porto apresenta-se pela primeira vez (pelo menos em provas individuais) sem a referência maior do clube: Sara Oliveira. A renovação portista está em marcha e, apesar de jovem, não deixa de ser uma equipa competitiva onde pontificam nomes como Paula Oliveira, Ana Rita Faria, Mariana Barbosa ou Maria Cabral.
O Sporting, equipa terceira classificada no ano passado, viu chegar Beatriz Viegas, uma das melhores velocistas nacionais, juntando-se a Inês Fernandes, Mafalda Beleza e Anaïs Charro, as nadadoras sportinguistas de quem mais se espera.
Benfica venceu a 2.ª divisão da época passada sob a liderança da internacional Diana Durães, a nadadora com maior palmarés entre todas as que estarão presentes em Coimbra. Múltipla recordista nacional, estará encarregue de uma dupla missão: tentar chegar ao título com o Benfica e tentar chegar a Glasgow com a seleção. Destaque nas benfiquistas para as nadadoras Letícia André, Cláudia Borges e Filipa Rodrigues.


0 comments:

Enviar um comentário