sábado, 5 de março de 2016

CN Juniores 2.ª Div/Fase Subida: A.D. Fafe, 3 - Ac. Viseu, 1 - Triunfo do pragmatismo e da eficácia!


Texto e fotos: Abel Castro

Em jogo a contar para a terceira jornada do campeonato nacional de juniores, 2.ª divisão, fase de subida, a A.D. Fafe conquistou a sua primeira vitória, após o excelente empate alcançado em Chaves na passada semana.

A equipa abordou o jogo de forma promissora, com Ricardo Lousada a arrancar pela esquerda logo ao minuto quatro, cruzando depois para a área, onde surgiu fulgurante Kevin a fazer o primeiro golo da AD Fafe.

Com o Fafe a dominar os instantes iniciais, os mesmos intervenientes tiveram uma jogada a papel químico da que resultou em golo, ao minuto 13', mas Kevin chegou ligeiramente atrasado para encostar para a baliza.

Aos 19' nova grande possibilidade para a AD Fafe ampliar o marcador. Ricardo Lousada cruzou na esquerda, o guardião visitante Elísio não interceptou a bola e Kevin ainda tentou o carrinho mas a mesma saiu por cima.

A partir daqui a equipa da Cidade do Viriato equilibrou as coisas, dispondo de dois pontapés de canto consecutivos.

O Fafe voltou à carga e numa jogada de ataque efectuada pelo lado direito, Kevin cruzou rasteiro, muito tenso, surgindo o viseense Kiko a meter o pé à bola, introduzindo-a na sua própria baliza.

O Académico de Viseu voltou a responder e aos 39' minutos, numa saída rápida para o contra-ataque, Lapa surgiu na cara de Gonçalo, rematou, o guardião fafense ainda tentou obstar que a bola entrasse na sua baliza, mas depois desta lhe tocar no corpo acabou por parar no fundo das redes.

Os visitantes reduziam para 2-1 e deixavam o resultado em aberto para a etapa complementar.

No reatamento a equipa do Prof. Ivo Castro voltou a entrar como havia feito no início do jogo, muito forte no último terço, com Ricardo Lousada a atirar muito forte para a baliza, com a bola a embater no entanto num emaranhado de pernas e a sair para canto.

Volvido apenas um minuto, o mesmo jogador descaído para a direita tentou o remate em jeito com o seu pé esquerdo ao segundo poste, com a bola a sair rente ao vértice da baliza de Elísio.

O Fafe ganhou novo canto aos 48' minutos, tendo a defensiva de Viseu sacudido a bola para fora da sua área.

Com a equipa fafense deliberadamente em busca do terceiro golo, Kevin surgiu pela direita, flectiu para o centro do terreno, onde rematou para uma vistosa defesa do guardião visitante.

Após este sufoco atacante que não trouxe no entanto o tão procurado golo, o Académico equilibrou de novo a partida.

Passou-se por uma fase em que o futebol jogado era repartido por ambas as áreas, com os atacantes da AD Fafe a cair sistematicamente na malha do fora de jogo.

Nos instantes finais os fafenses voltaram a ficar por cima, jogando novamente com as suas linhas subidas e aos 86' minutos Ricardo Lousada evoluiu de forma extraordinária pela direita, evitou dois defensores contrários e atirou cruzado, de pé canhoto, para o fundo da baliza estabelecendo o resultado em 3-1 favorável à A. D. Fafe.

Já em tempo de compensação o quarto golo não surgiu por manifesta falta de sorte, quando Kevin driblou o guarda-redes visitante fora da área, atirando depois para a baliza deserta para...fora.

A vitória do Fafe é justa, foi a equipa que mais procurou o golo durante todo o encontro, mas ressalva-se o pragmatismo da equipa e ainda a sua eficácia em termos colectivos.

Destaque para Ricardo Lousada, que fez a assistência milimétrica para o primeiro golo e sossegou as hostes aos fechar as contas com o 3-1.



Jogo no Campo 2 do Parque Municipal de Desportos, em Fafe.

Árbitro: César Andrade (A.F. Ponta Delgada)
Assistentes: Ricardo Furtado e Sérgio Costa.

A.D. Fafe: Gonçalo, Costa, Norberto, Tiago, Ricardo, Nuno Agostinho, Muna (Rachão 75'), João (Flávio 54), Kevin, Korta (Pedro Miguel 87') e Ricardo Lousada.
Treinador: Prof. Ivo Castro

Ac. Viseu: Elísio, Nuno (João Lages 75), Tigas, Barreiros, Caramelo, Gonçalo, Diogo (Simão 40), Lapa (Imo 84), Rafa, Kiko e Rodrigo.
Treinador: Rui Lage.



Declarações

Ricardo Lousada (Jogador da AD Fafe)

"O nosso objectivo é a subida de divisão"



"Sim, esta foi a nossa primeira vitória nesta fase de subida, mas já podíamos ter vencido antes.
O nosso objectivo é subir de divisão, temos de ter sonho e ambição dentro desta equipa.
Estou satisfeito com o golo que marquei e com a assistência para o primeiro, mas o mais importante são os nossos três pontos.
Daqui para a frente vamos continuar a pensar nas vitórias, ir buscar pontos fora para ver se conseguimos dar a alegria da subida aos nossos adeptos.
Esperamos sempre o apoio dos nossos adeptos e se assim continuar torna-se menos difícil vencer novamente em casa a Oliveirense, se possível com mais golos meus, mas como disse, o importante é mesmo a equipa" concluiu.



Prof. Ivo Castro (Treinador da A.D. Fafe)

"Mais ninguém que nós quer a subida de divisão"



"É verdade que é a primeira vitória, mas já no último jogo em casa o resultado foi tremendamente injusto para nós.
Todos os jogos vão ser competitivos, sabemos que vai ser sempre ao pormenor, hoje estivemos sempre por cima, acabando por sentir uma ou outra dificuldade porque o nosso adversário bateu-se por isso. 
As pessoas têm de entender um bocadinho que as equipas que jogam contra o Fafe têm sentido muitas dificuldades, porque temos uma característica nossa que é não deixar jogar, mesmo sabendo que por vezes o jogo fica feio, mas é a nossa matriz.
Hoje foi importante vencer, para a questão psicológica da equipa e manter-mo-nos na luta que é aquilo que nós prometemos. Mais ninguém que nós quer atingir o objectivo que é a subida e vamos lutar por isso.
A equipa está em bom momento, apesar de passar um mau bocado com algumas lesões. Felizmente quem tem sido chamado tem dado sempre boa resposta. 
Só quero dar os parabéns a este grupo e se eles mantiverem esta postura, quem sabe se não vamos mesmo atingir os nossos objectivos" argumentou.







0 comments:

Enviar um comentário