quinta-feira, 24 de março de 2016

RIP JOHAN CRUIJFF! Futebol está de luto, uma enorme perda!


Redacção

Venceu três Taças dos Campeões Europeus consecutivas !!!
O futebol está de luto. Johan Cruijff morreu nesta quinta-feira, anunciou o seu site oficial.
«A 24 de Março de 2016 Johan Cruijff (68 anos) morreu pacificamente em Barcelona, rodeado pela família depois de uma dura batalha com um cancro. É com grande tristeza que pedimos respeito pela privacidade da família no período de luto», lê-se no site oficial do antigo internacional holandês.
É o adeus a uma das lendas do futebol mundial, depois de ter deixado marca revolucionária no Ajax e Barcelona e, claro está, da selecção da Holanda, onde se destacou como líder da mítica «laranja mecânica» que marcou os anos «setenta». 
Johan Cruijff aliado ao treinador Rinus Michels ficará para sempre associado ao conceito de «futebol total».
Nascido em 1947, Cruijff foi o expoente máximo do “futebol total”, um estilo de jogo em que todos defendem e todos atacam, que notabilizou a seleção holandesa durante a década de 1970, particularmente durante o Mundial de 1974 (que a Laranja Mecânica perdeu para a Alemanha). Na final dessa competição, em Munique, Cruijff, que era uma das sensações do torneio, esteve cara a cara com outro grande nome do futebol europeu: Franz Beckenbauer. O alemão levou a melhor nessa ocasião, mas o holandês é que foi considerado o melhor jogador do mundo logo a seguir.
Enquanto jogador, Cruijff ganhou oito campeonatos e três Taças dos Campeões Europeus consecutivas pelo Ajax e apenas um título nacional pelo Barcelona. Seria como treinador, no entanto, que Cruijff conheceria a glória no clube catalão. Entre 1990 e 1994 ganhou todos os campeonatos nacionais de Espanha, uma Taça dos Campeões Europeus e uma Supertaça Europeia. Na equipa que, em 1992, ganhou o maior título europeu, estava um rapaz então desconhecido: Pep Guardiola, que mais tarde viria a também alcançar a glória no Barça. O ex-internacional holandês teria, aliás, grande influência em treinadores como o próprio Guardiola, Louis Van Gaal, Frank Rijkaard e Laudrup.

0 comments:

Enviar um comentário