terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

O actual valor e treino de guarda-redes, sob o olhar atento do treinador Litos Soares...




Por: Litos Soares
Em primeiro lugar quero agradecer o convite feito pelo Sr Director do Blog/Jornal Fafedesportivo, Abel Castro, pela oportunidade que me deu de poder divulgar ideias sobre a importância do "Guarda Redes" e a evolução enquanto referência na sua equipa e na sua vida pessoal...
Eu sou o Litos Soares e actualmente resido em Fafe, distrito de Braga, desde sempre ligado ao posto de "Guarda Redes", por opção. 
Enquanto atleta representei vários clubes da nossa cidade de Fafe e clubes de algumas cidades, vilas ou concelhos vizinhos.
Alguns anos da minha carreira foram passados como Profissional de Futebol na Associação Desportiva de Fafe, entre outros clubes e instituições.
Na Associação Desportiva de Fafe fiz a minha formação, uma vida dedicada ao posto de Guarda Redes sem dúvida, conto 29 anos no activo enquanto atleta e federado na Associação de Futebol de Braga.
Actualmente sou treinador de Guarda Redes e  lá vão oito anos ...possuo um diploma universitário que concluí com êxito na Escola Superior de Desporto em Braga, diploma esse que esteve direccionado para a aprendizagem do jovem Guarda Redes da Formação e seniores.
Tenho também algumas centenas de horas disponibilizadas em formações ou workshop´s, tais como: Geração Benfica; Escola Académica Sporting Palmeiras, Vitória Sport Clube, Associação Nacional de Treinadores de Futebol , entre outros.



Feita a minha apresentação, quero falar do "Guarda Redes" jovem ou de Formação até porque nunca poderemos falar do Guarda Redes sénior sem ter uma perspectiva da sua inicialização. Como tudo na vida, o atleta nasce,cresce,resiste,cede e depois termina a sua carreira desportiva. Normalmente fica ligado ao desporto que o viu crescer e então vai para treinador para assim poder transmitir o que de melhor aprendeu.
Ainda bem que hoje em dia e felizmente estão criadas mais e melhores condições de treino e trabalho para os nossos Meninos, Meninas e jovens atletas. Nunca poderia deixar de dar uma palavra de agradecimento a todos as pessoas, como: directores, simpatizantes, pais e amigos de determinados clubes que actualmente passam por situações de muito trabalho e dificuldades até porque vivemos um estado de alguma crise e contenção por esse nosso Portugal fora e infelizmente não têm o seu devido reconhecimento. Não vou proferir votos de conforto e de agradecimentos a essas pessoas que referi, até porque sei que o fazem por gosto, paixão e muita dedicação aos seus atletas e clubes que representam (para mim grandes homens e grandes mulheres).
A partir dos 6 /7 anos e até aos 10 anos de idade já se pode desenvolver algum trabalho específico (mas com pouca intensidade para que o jovem não perca o interesse pela baliza) digo mesmo porque: basta atirar uma bola ao ar que percebem logo o que eu quero dizer (Brincadeira) que pode ser sempre aproveitada para podermos transmitir alguns exercícios e algum rigor no que toca a comportamentos e respeito junto dos colegas, para isso usando “castigos” tipo: Estás a portar-te mal por isso vais até ao banco dos suplentes e só sais de lá quando eu chamar. Remédio santo os dois minutos que o jovem passa no banco de suplentes a ver os colegas a jogar a bola e a divertir-se, jamais vai querer incorrer em tal indisciplina.
  
         “Alguns dos Temas que pretendo falar sobre o Guarda Redes, Jovem e Sénior”...

Metodologia -- Pedagogia -- Psicologia -- Nutricionismo -- Prevenção de Lesões --Técnica -- Táctico --Físico –- Psicológico.



Depois temos a parte específica do treino do Guarda Redes onde vamos trabalhar: Posicionamentos, Apoios, Concentração, Deslocamento, Organização, Feedback, Criatividade, Leitura, Inteligência, Iniciativa, Decisão, Coragem, Valentia, Pressão, Segurança, Reflexos, Reacção, Atenção, Orientação, Liderança, Educação, Rigor, Tempos, Postura, entre outros tantos adjectivos "O Guarda Redes tem que ser um verdadeiro exemplo no seio da sua equipa.
Então vamos ficar à espera da próxima edição, para começar a perceber melhor o Guarda Redes e a sua importância enquanto líder organizativo da sua equipa.



Entretanto fica um pensamento...
     ”Um bom Guarda Redes deve ser um bom estudante de Futebol “
                                                                         
                                                           Litos Soares




1 comentário:

  1. para começo de rúbrica, estiveste muito bem, parabéns! é de todo fundamental dar voz a quem entende de posto tão específico, numa equipa de futebol. felicidades para cada semana, fico espera de próxima...

    ResponderEliminar