sábado, 26 de dezembro de 2015

Grande Entrevista com o treinador Miguel Paredes..."A A.D. Fafe está muito bem entregue ao meu amigo Agostinho Bento"!


Fonte: Grande Area

Grande Area conversou com o treinador fafense, do Vieira SC, Miguel Paredes.
A carreira e o espírito natalícios foi o foco da conversa. Siga-nos aqui, vamos à conversa.

"Já tenho 452 jogos efectuados"

Quando e onde começa a sua carreira como treinador?
- Comecei como treinador na época 2008/2009 na formação da AD Fafe. Desde essa época e até esta altura tenho-me mantido em atividade, tendo treinado os juvenis e os juniores da AD Fafe, quer no Distrital quer no Campeonato Nacional e o Arões SC durante 5 épocas. Desde que iniciei esta função de treinador, tenho já 452 jogos efetuados, sendo que as minhas equipas obtiveram 246 vitórias ( 54,43 % ), 116 empates ( 25.66 %) e 90 derrotas(19.91 %), sendo este um saldo que considero positiva.
Que ambição o move?
- Eu tenho como ambição evoluir como treinador, melhorar o nível das equipas que treino e ser cada vez melhor. Penso que tenho crescido na evolução que vou tendo ao longo dos anos, mas quero continuar a crescer e a ser cada vez melhor.
A liderança é fundamental para se ter sucesso, que cuidados devem ser tomados para a aplicar?
- Cada treinador tem uma forma diferente de liderar, de se assumir perante o grupo. Eu sou uma pessoa que apelo à responsabilidade e ao carater dos atletas, sendo certo que em alguns casos não êxito em ser duro. Não tenho, ao contrario de outros, qualquer rancor perante um ato menos próprio que pontualmente um atleta posso ter, mas que mostre arrependimento. No entanto quando a situação é grave e é recorrente, não se pode ter contemplações na defesa do grupo de trabalho. Na parte desportiva, o meu trabalho é mostrar o caminho que os atletas devem seguir, proporcionando que estes tenham condições para decidir bem durante os jogos, uma vez que na minha opinião, são estes que decidem os jogos.
Quantas vezes trabalha por semana com o seu plantel?
- No início da época treinamos sempre 4 vezes por semana, sendo que no inverno e à medida de a época vai evoluindo, vamos alternando estes 4 treinos com 3 treinos por semana.
Acha suficiente para desenvolver o trabalho que pretende?
- Não nos podemos esquecer do tipo de campeonato em que estamos inseridos e que a quase totalidade dos atletas trabalham durante o dia, pelo que para o nível em que estamos inseridos o numero de treino que temos, é suficiente o numero de treinos que fazemos.
Na última época ficou de forma bem vincada a qualidade do seu trabalho, isso foi mérito seu e do seu Staff ou o grupo acabou por garantir essa qualidade?
- Como sempre, quer nas vitorias quer nas derrotas, todos os elementos do grupo de trabalho e mesmos os adeptos têm influência. No ano de passado, o resultado resultou de um bom trabalho em primeiro lugar dos atletas, da equipa técnica e da direção, bem como do apoio dos adeptos.
Onde gostava de chegar como treinador, tem algum clube especial, sonha treiná-lo um dia. Qual?
- Como disse anteriormente o meu desejo é continuar a crescer como treinador e treinar os melhores clubes do nosso distrito, sendo certo que neste momento tenho o privilégio de treinar um dos clubes mais titulados da AF Braga, o que me deixa orgulhoso. No entanto gosto de treinar onde me sinto bem e onde os clubes gostam que eu esteja e isso é o mais importante. A AD Fafe é um clube especial para mim, onde fui atleta, treinador e do qual sou sócio, e tem um cantinho no meu coração, mas está bem entregue nas mãos do meu amigo Agostinho Bento.
Como classifica o seu atual clube ao nível da organização?
- O Vieira Sc é um clube organizado, no qual a equipa técnica tem todas as condições para desenvolver o seu trabalho. Relativamente ao departamento medico está muito bem entregue ao Dr. Luís Figueira, o mesmo acontecendo na rouparia com a Paula e o Zé. A Direção nas pessoas do Presidente, do Zé Manuel, do João Gonçalves e do Roberto Pereira, têm dentro das possibilidades, dado o apoio que necessitamos. O grupo de trabalho tem tido ainda um grande apoio da pagina oficial do Vieira SC, pagina ao nível dos melhores, nomeadamente dos seus administradores Carlos Carvalho e Sérgio Martins.
Mudou algo com a sua chegada?
- Cada treinador tem a sua maneira de trabalhar e aquilo que alteramos dentro do grupo, é um assunto que mantemos dentro das nossas portas, como na minha opinião deve acontecer.
Como define este campeonato, é fácil ser-se treinador?
- Não é fácil ser treinador em nenhum clube, em nenhuma divisão e muito menos neste campeonato equilibradíssimo da pro-nacional. No entanto, como costumo dizer, “não somos marinheiros de primeira viagem” e essa situação permite-nos encararmos os jogos com a tranquilidade necessária.
A equipa está a trabalhar dentro do que foi planeado?
- A construção e os ajustes do plantel têm-nos colocados alguns problemas, uma vez que a equipa é totalmente nova e temos demorado mais que o normal a atingir o nível que temos capacidade de atingir. Mas só temos um caminho, que é o do trabalho e do crescimento destes jovens jogadores e a união que o grupo tem de mostrar.
Qual é o principal objetivo para esta época?
- Como referido no início da época ganhar o jogo seguinte no campeonato e tentar atingir a final da taça AF Braga, sendo um objetivo pessoal melhorar a qualidade do nosso jogo. Outro dos objetivos que temos é aumentar o numero de pessoas de Vieira do Minho a verem os jogos do Vieira SC, sendo certo que existem alguns adeptos que apesar de poucos temos tido alguns adeptos que nos têm apoiado bastante e para esses o nosso obrigado.
"Vamos entrar agora um pouco no espírito natalícios."
Como e com quem costuma passar esta quadra?
- Em família, junto das pessoas que nos são mais queridas.
Gosta dos doces típicos desta época, qual é o Preferido?
- Esse é um campo em que sou muito bom, não sou esquisito e o meu único problema é gostar de todos e comer mais do que devia.
Gosta e é preservador da história de Natal, monta o presépio, coloca as prendas na chaminé, por exemplo?
- A quadra natalícia é para mim a época mais bonita do ano e com as alterações que se vão introduzindo, costumo manter as tradições normais da época.
O seu estado físico e psicológico fica mais sensível nesta época, porquê?
- É normal ficar mais sensível e mais atento aos problemas dos outros durante esta época, sendo certo que como se costuma dizer, o Natal é quando um homem quiser, e todos devemos contribuir para que seja sempre Natal.
Miguel Paredes, treinador do Vieira SC foi o nosso convidado, fica o agradecimento da equipa Grande Área.

0 comments:

Enviar um comentário