terça-feira, 21 de abril de 2015

Morreu o único fundador vivo do "velho" O.F.C. Antime...António Barros!


Texto: Abel Castro/Foto RD



Faleceu o único fundador vivo do Operário Futebol Clube de Antime.
António Fernandes Barros, com 89 anos de idade, pereceu vítima de prolongada doença.
O Comendador António Barros, radicado no Brasil há cerca de 52 anos, foi uma personalidade que "vaidosamente" falava do seu Operário de Antime, referindo-se por inúmeras vezes ao passado desta colectividade fafense.
Privei por diversas vezes com este ilustre cidadão, Antimense dos quatro costados, na altura em que fui por mais de duas décadas, uma vida, orgulhosamente, Director do O.F.C. Antime.
António Barros, o Sr. Comendador como era tratado, contava-nos histórias da fundação do O.F.C. Antime que eram extraordinárias e mirabolantes.
Desde a bola de trapos, às chuteiras que o Zé Maria "Sapateiro", outro fundador, reconhecia nos jogos por não serem pertença dos jogadores, incluindo o campo do Operário, que era posicionado ao contrário, um sem fim de histórias bonitas que, em tempos muito difíceis, fez vingar o actual bom nome do Operário Futebol Clube de Antime.
Deus chamou a si o único fundador vivo do O.F.C. Antime, mas este cidadão de Antime, também desenvolveu outras actividades extra-futebol.
O Comendador António de Barros participou activamente na geminação entre a cidade de Fafe e Porto Seguro, no Brasil.
Não é por acaso que Fafe mantém, como é sabido, fortes ligações ao Brasil desde o século XIX e a Porto Seguro, em concreto, desde há mais de duas décadas, por virtude da construção da Casa da Cultura Portuguesa daquela cidade, obra do município de Fafe, através do comendador fafense António Fernandes de Barros.
O Operário Futebol Clube de Antime, e sabemos muito bem, porque estivemos lá mais de duas décadas ininterruptas, irá naturalmente homenagear este grande Senhor, que um dia trouxe para Antime uma bola autografada pelo rei Pelé, bem como uma camisola do Santos F.C., que perpetuam para a posteridade na "montra" do Operário de Antime!
O seu corpo está depositado no país que o recebeu há 57 anos! 
Um Abraço Senhor Comendador!

Abel Castro

0 comments:

Enviar um comentário