quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Faz hoje 26 anos que partiu um dos maiores talentos da AD Fafe!


Por: Abel Castro

Faz hoje, dia 21 de Novembro de 2018, vinte e seis anos que faleceu um dos jogadores de futebol mais categorizados e talentosos de toda a história da AD Fafe.

Berto Dantas, para mim o "Bertinho Dantas", pela forma afável, simpática, culta e dócil como sempre  me tratou, foi, é e será por tempo indeterminado, um dos mais valiosos jogadores que envergaram a camisola da Associação Desportiva de Fafe.
Formado e criado na AD Fafe, Berto Dantas chegou ao plantel principal da "Mágica" ainda com idade de júnior, o que atestava solenemente todos os seus predicados de um autêntico craque da bola.

Decorria então o mês de Março do ano de 1964, quando ainda júnior, o Berto Dantas foi convocado para os treinos da Selecção de Portugal da categoria que se disputavam em Lisboa.

Pronto a conquistar um dos maiores êxitos da sua vida desportiva, o meu amigo não teve a sorte pelo seu lado.

Decorria o respectivo treino da Selecção Nacional, quando o nosso Ilustre Conterrâneo teve um choque involuntário com um seu colega, de nome Pinto, tendo partido a clavícula. O seu precioso sonho acabou por cair por terra ali, naquela maldita hora de infortúnio. Tratava-se efectivamente, do primeiro atleta do concelho de Fafe e da AD Fafe a ser internacional.
Ainda jovem, Berto Dantas nunca baixou a guarda e continuou, após recuperado da intervenção cirúrgica, a espalhar magia em tudo o que era campos de futebol. A sua técnica apurada, a sua velocidade, o seu sentido de improviso, faziam dele um verdadeiro craque no último terço do terreno, que lhe valeu o epíteto de "Pelézinho de Fafe" um orgulho para ele, para a sua família, para os seus colegas e amigos, mas fundamentalmente para a AD Fafe e para todos os fafenses!

Berto Dantas representou depois o Leixões SC, onde defrontou os maiores clubes de Portugal, deixando sempre vincada a sua enorme classe.
O Benfica de Huambo está também na sua lista de clubes, mas a sua grande paixão era, e sempre foi, a AD Fafe, onde terminou a carreira de jogador de futebol.

Refira-se que Berto Dantas, proveniente de uma Ilustre família do nosso concelho, jogava futebol por prazer e nunca atrás dos "escudos", moeda da altura. Talvez por isso e porque o seu coração era cem por cento Fafe, o meu amigo "Bertinho", um autêntico craque, não quis ir mais longe apesar da cobiça que lhe era constantemente formulada por clubes do topo do nosso futebol.

FafeDesportivo vem relembrar a partida para o outro lado de Berto Dantas, faz hoje 26 anos, mas para nós e para muitos fafenses, o "Pelézinho de Fafe" é efectivamente uma estrela que cintila forte no céu totalmente coberto com as cores amarela e preta da Associação Desportiva de Fafe.
Por fim, deixamos aqui um fantástico registo de uma da suas filhas, Ana Raquel Dantas, aquando da altura do seu casamento;

"Há 26 anos atrás...

Num dia solarengo de Outono tudo mudou.
O homem da nossa vida partiu...

Pai querido e dedicado, que por nós é muito amado... Partiste como um Rei...por todos aclamado.

Por ti todos choraram de tristeza e saudade por nos teres deixado nesta terra de verdade. És o melhor Pai, homem, amigo que qualquer pessoa pode querer ter ao seu lado...

Sei que estás aí a tomar conta de todos nós e quando um amigo ou familiar parte fazes uma festa aí no céu...

As tuas meninas cresceram pela mão de uma mãe muito amada, que por nós tanto lutou para não nos faltar nada. Os anos foram passando... No dia do meu casamento muitas lágrimas chorei por não ter ao meu lado o homem que sempre amei...

Formamos família.

Tens quatro netinhos que ouvem falar de ti com muito orgulho.

A Filipa uma adolescente meiga e doce. O Rodrigo um malandreco ternurento a quem todos dizem és mesmo BERTINHO... A Marina uma menina traquina e carinhosa... E a nossa pequenina...a Laurinha ...fofinha e encantadora...

Os anos passam e queremos que saibas que estás sempre nas nossas vidas...

É com orgulho que ouvimos histórias sobre ti...

És a mais bela estrela que brilha no céu.

Amor para a vida toda.


Até já pai".

Ana Raquel Dantas










0 comments:

Enviar um comentário