sexta-feira, 10 de maio de 2013

Já abriu a catedral do ciclismo: Começou hoje o Fafe Show Bike







Fafe Show Bike já abriu na ‘Catedral do Ciclismo’


Texto e fotos: Abel Castro

O Fafe Show Bike já abriu portas. Esta sexta-feira, o Pavilhão Multiusos de Fafe encheu-se de bicicletas e de artigos relacionados com o ciclismo.

Várias personalidades associaram-se à iniciativa e marcaram presença na abertura do certame, nomeadamente o presidente da Câmara Municipal de Fafe, José Ribeiro, da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, da Associação de Ciclismo do Minho, José Luís Ribeiro, Pompeu Martins, vereador da Cultura e Desporto da C.M. Fafe, Pedro Frazão, presidente dos Bombeiros V. Fafe e Ricardo Teixeira, Director Geral do Fafe Show Bike, entre outras individualidades convidadas.

Conforme nos foi dito, Fafe é efectivamente já uma Catedral do ciclismo nacional, e esta aposta da Gigagrafe/Eventos, pode ser apenas a primeira de muitas.

O programa é vasto (ver em baixo), e até domingo as duas rodas são o símbolo nacional que prevalece na nossa cidade de Fafe.

Ainda na noite de sexta-feira destaque para uma tertúlia sobre ciclismo. Delmino Pereira, presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, José Luís Ribeiro, presidente da Associação de Ciclismo do Minho, Pompeu Martins, vereador do desporto da CMF, e Francisco Marinho, membro da FPC, falaram sobre ciclismo com aqueles que também se quiseram associar à iniciativa. Entre os presentes esteve a deputada do PSD à Assembleia da República, Clara Marques Mendes, que também não deixou de estar num evento da sua terra.

Durante mais de uma hora a conversa fluiu em torno da temática que levou a que existisse o Fafe Show Bike.







José Ribeiro (Presidente da C.M. Fafe)
"Temos dado muito apoio ao ciclismo"
“Fafe, para além da catedral dos ralis, também pode vir a ser do ciclismo, porque há uma variedade de provas e modalidades ao longo do ano, em que, reconhecidamente, temos excelentes condições para as diferentes práticas e diversas modalidades que existem. Portanto, temos dado muito apoio ao ciclismo, inclusivamente na Volta a Portugal, que é o top desta modalidade. Está em Fafe uma exposição muito interessante, que permite levar muita informação e que vem reforçar aqueles que têm paixão pelas bicicletas. Por isso eu aconselho vivamente para que façam uma visita, pelos vistos o tempo vai estar bom e não custa dinheiro, o que constitui também uma grande vantagem para as pessoas verem. Para além desta exposição magnífica, há também as provas aqui na zona do Multiusos, em que eu penso que vai ser extremamente agradável assistir”.


Delmino Pereira: (Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo)
"Escolheram uma cidade amiga do ciclismo"

"Olhe se tivesse que comparar com o ciclismo, eu diria que isto era uma apresentação das equipas, onde se definem os objectivos e as ambições. Este projecto é um bom projecto, está equilibrado e dimensionado. Parece que entrou com o pé direito. Escolheram uma linda cidade, uma cidade que é amiga do ciclismo, que está sempre de portas abertas para o ciclismo e tem aqui boas marcas e de facto tem aqui boas marcas, dando ao evento a capacidade para crescer e se afirmar no mercado nacional. A Federação apoia. Nós queremos que os eventos tenham sucesso, que estejam dimensionados, e que de facto correspondam às expectativas de quem investe. O ciclismo é uma modalidade que está em crescimento. Mesmo em tempo de crise, nós temos a capacidade para continuar a crescer. Esta feira demonstra que a bicicleta está com uma boa dinâmica mesmo neste enquadramento difícil económico que estamos a atravessar. A dinâmica desportiva e organizativa deste evento vai certamente atrair muitos visitantes, mas sabemos também que há várias actividades desportivas noutras terras, que poderão obviamente dificultar um pouco. Mas as pessoas desta zona gostam muito das bicicletas e estou convencido que vai ser um êxito”

José Luís Ribeiro: Presidente da Associação Ciclismo do Minho
 "Fafe assume cada vez mais um papel importante no ciclismo"

“Esta organização deste Fafe Show Bike demonstrou que tem uma capacidade inacreditável e de elogiar, bem patente nesta exposição. Por isso são valores para confiar, e pelos quais têm que ccontinuar a lutar, e gostávamos muito que este exemplo de Fafe não fosse só significativo aqui, mas que fosse também considerado noutras zonas do país. Obviamente que a Associação de Ciclismo do Minho nunca poderia alhear-se de um evento como este. Fafe assume cada vez mais um papel importante e determinante no ciclismo nacional. Nesta área Fafe tem-se vindo a afirmar em múltiplas vertentes. Desde a alta competição, como é uma Volta a Portugal, à competição dos escalões de formação, à formação de jovens atletas e nas  actividades de lazer. E Fafe é efectivamente um exemplo em Portugal no ciclismo".

 Ricardo Teixeira: Director Geral Fafe Show Bike
 "Esta feira é de âmbito nacional, pela primeira vez no Norte"

“As nossas perspectivas são as normais do primeiro ano, o ano zero como chamamos. Esperamos ter um bom número de visitantes, tendo a noção que não é fácil, precisamente devido ao referenciado ano zero. Mesmo assim estamos convencidos de que vamos ter aqui uns milhares de visitantes a dignificar a nossa Feira. Se depender apenas de nós, esta será a primeira de muitas, mas como é óbvio, isso não depende apenas de nós. Dependerá sempre do apoio do Município, da Federação, da Associação do Minho, dos Expositores e, claro está, dos visitantes. Esperamos ver o nosso esforço ser compensado com o número de visitas à nossa Feira. Sabemos que há outros eventos durante este fim-de-semana, mas esta Feira é de âmbito nacional. Na zona centro há um certame igual a este, e no norte é  primeira vez que tal sucede. Fafe é uma cidade que apoia muito e gosta de ciclismo. Não, não somos muitas pessoas a organizar este evento. Somos apenas quatro pessoas. Depois conto com a ajuda de cerca de uma dezena de colaboradores”.

Fotos da Exposição (Abel Castro) 





 


 

0 comments:

Enviar um comentário