sexta-feira, 31 de maio de 2013

G.D. Travassós: Declaração de final de época verdadeiramente apaixonante...



Por: Gil Soares

A época terminou e com ela um grande feito: o Travassós ascendeu ao Pró-Nacional, que vem substituir a 3ª Divisão Nacional, num campeonato que contará com 18 clubes, entre eles Maria da Fonte, Esposende, Marinhas, Taipas, Serzedelo…e muitos mais, numa prova que será, certamente, muito competitiva, onde algumas equipas disputarão a Taça de Portugal.
Muitos, certamente, tentarão menosprezar este feito, dizendo que afinal o Travassós não subiu e manteve-se tudo igual! Digam o que disserem, o Travassós atingiu um patamar de uma 3ª nacional e isso ninguém apagará! Continuem a não valorizar o nosso clube, a não dar a devida atenção, porque cada vez a nossa força é maior!
Aqueles que há seis anos atrás, quando disputávamos a 2ª Divisão regional, perante uma entrevista do nosso presidente ao extinto Correio de Fafe, em que afirmava que o objetivo seria atingir os nacionais, se riram e gozaram, apenas dizemos: se jogássemos com palavras em vez de actos, e de trabalho, estaríamos onde muito queriam que estivéssemos. Somos o clube que mais evoluiu em Fafe, tanto a nível desportivo como patrimonial, sem recursos a fundos públicos, mas sim de amigos e patrocinadores!
A todos que pensam que o nosso orçamento é astronómico apenas referimos que é muito menor do que o que pensam, e se for grande estamos á vontade porque não vivemos de dinheiros públicos, mas sim de donativos particulares de pessoas que gostam do nosso clube e vindos, essencialmente, de emigrantes. Pensar ou imaginar ou pressupor ainda não paga imposto, portanto continuem a debater o nosso orçamento, porque para alguns parece mais importante do que o Orçamento de Estado.
Ao amigo Paulo Soares: foste um grande homem, com coragem para te debateres com os demais problemas, porque eles existem e, como muitos fazem, tentam esconde-los! Foste o amigo de longas horas, de esforço e dedicação a uma causa: o nosso Travassós. Tens uma qualidade que muitos não a têm: trabalhas com gosto e ambição, por isso sei que nos teus projetos pessoais tu és capaz de os concretizar.
Ao Marco: juntamente com o Paulo fizeste uma dupla de sucesso. És um amigo a quem o Travassós deve muito nestes dois anos. Foste um dos pilares deste clube. Sentiste o pulsar do clube como jogador e como diretor desportivo e o sucesso é parte de ti!
Ao presidente, Artur Castro: São oito longos anos de batalhas que culminam numa marca histórica! O melhor presidente de sempre do clube e o melhor presidente de Fafe, porque quem dá tudo, como tu, por uma coletividade, só pode ser grande e ter um lugar na história e um prémio de reconhecimento! És o líder de grandes diretores…
Ao Zeca, vice-presidente: és o homem que, em primeira instância, nos fez sonhar e a tua ajuda, e conhecimentos, permitiram um clube de uma aldeia rivalizar com clubes de vilas, cidades… És um símbolo desta bela história…
Ao Sr. Jerónimo: obrigado por ter integrado esta família. Não é fácil fazer o seu trabalho e para quem trabalha “8 dias por semana” para o clube é obra!
Ao tio Jorge: simplesmente o melhor speaker da regional.
Aos jogadores: foram grandes homens. A época foi atribulada pelas mais variadas razões, mas firmes levaram o barco a bom porto. Foram enormes! Contra criticas, contra adversidades…conseguiram!
Aos adeptos: por tudo! O apoio em horas menos boas, porque é muito fácil festejar, mas é difícil suportar as azedas derrotas, porque só quem ama o clube as sente!
 
O TRAVASSÓS DE A a Z POR PAULO SOARES:

A - Andrea, minha esposa que me deu todo o apoio, acompanhando todos os nossos jogos.
B - Bravos, que todos os jogadores foram, ao ultrapassar tantos problemas durante esta época.
C - Compromisso, entre jogadores e equipa técnica, que nos levou ao sucesso.
D - Derrotas, difíceis de digerir, no entanto aquelas onde os intervenientes foram apenas os jogadores foram mais fáceis.
E - Emergir, é o que o Travassós tem feito nestes últimos anos.
F - Feliz, o espirito que me encontro por ser treinador deste clube e ter trabalhado com este grupo.
G - Gil, o melhor diretor que trabalhei, no que concerne á sua presença, respeito, educação, camaradagem, amizade, etc...
H - Honestidade, palavra que tive sempre em conta para este clube, e respectivas pessoas que o gerem.
I - Imaginação, foi o necessário para a direção e equipa técnica, quando em Novembro/Dezembro alterou a sua estrutura e conseguiu sucesso.
J - Jogo, foi colocado muita coisa em jogo, referente á equipa e técnicos, mas felizmente ultrapassamos.
L - Lealdade, o grupo foi leal ao compromisso.
M - Marco, um amigo e companheiro em todas as lutas.
N - Nacional, Pro-nacional, o feito histórico alcançado.
O - Ouvir, saber ouvir foi importante para o grupo.
P - Presidente, foi muito importante na minha continuidade, quando as coisas estavam a correr mal, confiou em mim.
Q - Qualidade, o plantel do Travassós mesmo após a grande revolução tinha muita qualidade futebolística e humana.
R - Revolução, foi necessário fazer uma grande revolução ao plantel inicial.
S - Sofrer, este grupo sofreu muito no decorrer da época.
T - Tempo, para comemorar este grande feito.
U - União, foi a chave do sucesso.
V - Viver, tudo que queremos.
X – Xingar, a todos os que nos “xingaram”, todos aqueles que disseram mal de nós, e com esta conquista ficaram zangados, lamentamos…
Z – Zeca, um amigo e as asas do sonho travassolista.
 

 

0 comments:

Enviar um comentário