quinta-feira, 9 de maio de 2013

Já disponível a entrevista com Paulinho, Treinador do G.D. Travassós: Cheguei a colocar o meu lugar à disposição...


FafeDesportivo à conversa com Paulo Soares (Paulinho), treinador do G.D. Travassós

 

Texto e fotos: Abel Castro

 

 

"Sinto um grande orgulho por treinar o Travassós"

 

"Criou-se uma perspectiva muito elevada acerca de nós"

 

"Cheguei a colocar o meu lugar à disposição"

 

"Queremos poucos, mas bons jogadores"

 

"Sou e serei sempre um Travassolista"

 

"Gil Soares foi o melhor Director com quem trabalhei"

 

"Fábio Lago (Marçal), só não será meu jogador se não quizer"

 

"Este êxito também é da minha esposa que me acompanha sempre, faça chuva ou faça sol"

 

FafeDesportivo: Começamos pelo fim. Paulinho diga-nos o que sente por ser o treinador principal da equipa do G.D. Travassós, recentemente promovido à nova divisão/modelo instituída no futebol, Pró Nacional….

 

Paulo Soares: Sinto um grande orgulho por treinar este clube, e quando faço uma retrospetiva da minha carreira neste clube fico feliz, senão repare : - cheguei na época 2009/2010 no mês de Fevereiro para substituir o Fernando na 1º divisão, na qual nos mantivemos, e na época seguinte subimos de divisão (á divisão de honra), sendo campeões, no ano seguinte quando saiu para o Arões o clube estava na 8.ª posição, e com um bom trabalho do meu sucessor (nomeadamente do Marco) o clube manteve-se, nesta época na qual regressei ao clube, ficamos nos lugar de acesso ao Pró-nacional. 

 

FafeDesportivo: Após uma época atípica, com muitos castigos, lesões, e finalmente uma debandada de jogadores, pensamos que isso iria ser prejudicial para o clube. Explique-nos o que mudou rumo ao sucesso?

 

Paulo Soares: Inicialmente por algumas aquisições que o clube fez, criou-se uma perspetiva muito elevada, mesmo por nós, que assumimos os primeiros seis lugares da tabela, no entanto e por vários motivos, as coisa não estavam a correr como previsto, tendo mesmo levado a direção a prescindir de muitos jogadores (13), e feito um comunicado às redes sociais com ameaças de abandono (situação da qual eu estava solidário), nessa fase eu também deixei o meu lugar à disposição da direção, a qual me deu o total apoio. Estas atitudes, a união que se criou, as novas aquisições, e outros aspetos de balneário, formaram uma força muito grande, penso que isso foi a base no sucesso. 

 

FafeDesportivo: O êxito ora alcançado, foi-lhe alguma vez imposto pela Direcção do seu Clube?

 

Paulo Soares: Como acima cito, no início do campeonato, e com base nalgumas aquisições, o direção juntamente comigo, pensamos que seria correto assumir um dos seis primeiros lugares.

 

FafeDesportivo: E agora? Tem a noção que o Travassós vai englobar com toda a certeza, uma série que incluirá equipas com experiências nos campeonatos nacionais. Qual vai ser a política de contratações? Isto, levando em linha de conta que vai continuar no comando técnico...

 

Paulo Soares: Exatamente, primeiro passa pela minha continuidade neste clube, e depois se assim o for, teremos tempo para delinear essa politica de contratações, mas passará certamente por poucas mas de qualidade e experiência.

 

FafeDesportivo: Esta foi a sua maior conquista como treinador de futebol?

 

Paulo Soares: Acho sinceramente que a maior e mais saborosa conquista, foi quando subimos à divisão de honra e fomos campeões, porque o Travassós era um clube que militava na 2.ª divisão, subia à 1.ª e voltava a descer, e nesse ano fomos fantásticos, com clubes de maior dimensão a lutar pela mesma subida.

 

FafeDesportivo: No meio da “confusão” que acima referimos, nunca lhe passou pela cabeça colocar o lugar à disposição? Teve sempre o apoio da sua Direcção?

 

Paulo Soares: Como acima também digo, e realmente é verdade, cheguei a comunicar à Direção que o meu lugar estaria à disposição deles, no entanto e porque também é verdade, nunca esteve em causa por parte deles a minha continuidade, o Presidente deu-me sempre o seu apoio.

 

FafeDesportivo: Um dos episódios marcantes da época, foi a situação ocorrida com o seu guarda-redes Fábio Lago, que, recorde-se, abandonou o aquecimento no próprio jogo. Está ultrapassada esta questão com o jogador?

 

Paulo Soares: Essa situação ficou resolvida no dia seguinte, quando tive uma conversa com o Fábio, e acredite que o mesmo só não será meu jogador num futuro se não quiser, porque tem muitas qualidades futebolísticas e humanas para entregar a qualquer plantel.

 

 

FafeDesportivo: A sua imagem de marca no banco, é a de um treinador sempre muito activo, por vezes híper-activo. Acha que é desta forma que consegue passar a mensagem aos seus atletas?

 

Paulo Soares: Eu vivo muitos os jogos, e tento sempre manter os meus jogadores em jogo, no que respeita ao trabalho de preparação do mesmo durante a semana, mas assumo que às vezes e depende sempre do jogador, não é a melhor forma, porque também se podem desconcentrar, mas é a minha maneira, e eles facilmente se habituam a essa minha postura.

 

FafeDesportivo: Sabemos que noutras épocas, o Paulinho foi sempre abordado para outros projectos. Este ano isso já aconteceu, ou acha que ainda não estamos no timing ideal?

 

Paulo Soares: Nesta altura nada surgiu, até porque o campeonato ainda nem acabou.

 

FafeDesportivo: O G.D. Travassós tem uma equipa de juniores bastante alegre e competitiva. Não será prejudicial para alguns desses jogadores, o facto de o Clube ter ascendido a uma prova mais exigente?

 

Paulo Soares: Não vejo porquê, os juniores têm um plantel recheado de excelentes jogadores, tendo a equipa sénior durante esta época recorrido a muitos deles pela sua qualidade, e alguns jogaram (a titular e entraram nas partidas) nesta divisão que provou ser muito competitiva, por isso não vejo motivo que nos leve a não dar continuidade na aposta destes jovens.

 

FafeDesportivo: Sente-se já um Travassolista dos sete costados. Entende que é no Travassós que poderá, mais época menos época, ascender à segunda divisão nacional?

 

Paulo Soares: Sou e serei sempre um Travassolista isso não há dúvida, no entanto ascender a uma divisão superior ao Pró-nacional, não será fácil, por vários motivos.

 

FafeDesportivo: O futebol distrital em Fafe tem evoluído muito. Veja-se os casos do Regadas que subiu à Honra, do Arões que está a um passo da final da Taça com a subida há muito garantida, do Silvares, do Antime, que também subiram de divisão. Diga-nos, que opinião tem acerca deste agradável fenómeno?

 

Paulo Soares: Antes de mais sou Fafense e como tal fico extremamente feliz com o sucesso das equipas Fafenses, de verdade mesmo, é logico que quando a equipa que represento joga contra qualquer outra equipa de Fafe, eu quero ganhar, mas também pode ter a certeza que quando jogam com outras equipas fora do nosso concelho eu sou mais um adepto, com exceção se o resultado negativo servir a equipa que represento claro (sem qualquer demagogia), às vezes eu perco muito por ser frontal, mas não vou mudar, em relação ao agradável fenómeno que fala, fico muito contente, e aproveito para dar os meus parabéns a todas as equipas de Fafe pelo sucesso, em especial ao Regadas e Arões que atingiram os seus objetivos, ou parte deles.

 

 

FafeDesportivo: Quer dedicar este êxito a alguém em especial. Agradecer a pessoas ou Instituições?

 

Paulo Soares: Em primeiro lugar e não por ser da praxe, mas porque é mesmo verdade, o meu agradecimento vai para a minha família, em especial à minha esposa que acompanha todos os jogos do Travassós, seja fora ou em casa, esteja frio, calor ou chuva, depois vem uma série de pessoas que foram muito importantes, nomeadamente o Marco (meu parceiro e amigo), ao Gil Soares (o melhor diretor que trabalhei, no que respeita à presença, apoio, educação, camaradagem, amizade, etc…), ao Presidente pela confiança em mim depositada quando as coisas correram mal, ao Rui Castro, ao Senhor Zeca, ao Tio Jorge e muito em  especial aos meus jogadores e adeptos e simpatizantes do Travassós.

 

0 comments:

Enviar um comentário