segunda-feira, 31 de julho de 2017

79.ª Volta a Portugal em Bicicleta vai arrancar. Chegada a Fafe a 10 Agosto com descanso no dia seguinte


Redacção
Fotos: RD

O próximo dia 4 Agosto de 2017 marca o regresso do ciclismo às estradas nacionais, com prova a ter início em Lisboa com um prólogo de 5,4 Km.

Nesta edição da Volta a Portugal, Fafe volta a receber uma chegada da maior prova velocipédica do país, etapa que termina na Praça 25 de Abril no dia 10 de Agosto por volta das 17H15, com a caravana a passar novamente pelas Serras de Fafe, troço do Rali, mais concretamente entre Várzea Cova e Lagoa, onde espera os ciclistas o mítico salto da Pedra Sentada.
O dia seguinte é de descanso, pelo que toda a caravana voltista se vai concentrar na cidade de Fafe, havendo lugar à tradicional etapa da Volta, onde participam antigos ciclistas, convidados, entidades e particulares, em puro clima de diversão e convívio.
No mesmo dia à noite, pelas 22H00, há lugar a um mega-concerto no Parque da Cidade, sendo o cabeça de cartaz o credenciado cantor Mickael Carreira.
De resto, o Alto da Torre, uma das zonas emblemáticas da prova rainha do ciclismo nacional, vai servir apenas de ponto de passagem na penúltima etapa, tal como aconteceu no passado. Em comparação com a penúltima etapa do ano anterior, a única diferença reside na partida que será feita em Lousã – cidade que entra pela primeira vez no calendário da Volta. Segue-se um percurso bastante sinuoso até à chegada ao Alto da Torre para, depois os ciclistas seguirem por Manteigas e Famalicão em direção à Guarda.

A 79.ª edição Volta a Portugal conta com quatro chegadas em altitude, Senhora da Graça, Santa Luzia, Senhora da Assunção e Guarda. Após a partida da capital, os ciclistas seguem para a Setúbal para uma incursão pela Serra da Arrábida.

Para o terceiro dia está prevista uma longa etapa plana que vai ligar Reguengos de Monsaraz a Castelo Branco. A característica deste etapa, plana, prevalece também para a do dia seguinte com o pelotão a realizar um percurso entre a Figueira de Castelo Rodrigo e Bragança.

Concluídas as etapas anteriores, seguem-se duas chegadas em altitude, mais precisamente à Senhora da Graça e a Santa Luzia, em Viana do Castelo. 

Os quatro dias decisivos começam com uma chegada dura à Senhora da Assunção, em Santo Tirso, seguindo-se uma etapa de transição que vai ligar Gondomar a Oliveira de Azeméis. Para a etapa rainha da Volta está prevista a ligação entre Lousã e Guarda.

Esta edição da prova de ciclismo nacional vai terminar com um contra relógio individual em Viseu.


O percurso detalhado da 79ª edição da Volta:

4 de agosto: Lisboa-Lisboa

5 de agosto: V. Franca de Xira-Setúbal

6 de agosto: Reguengos-Castelo Branco

7 de agosto: F. Castelo Rodrigo-Bragança

8 de agosto: Boticas-Sr.ª Graça

9 de agosto: M. Cavaleiros-Viana do Castelo

10 de agosto: Braga-Fafe

11 de agosto: Descanso (em Fafe)

12 de agosto: Lousada-Santo Tirso

13 de agosto: Gondomar-Oliveira Azeméis

14 de agosto: Lousã-Guarda

15 de agosto: Viseu-Viseu (CRI)

0 comments:

Enviar um comentário