terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Liga Fafedry: Confira a análise completa à Jornada 13!


A jornada 13 da Liga Fafedry veio confirmar o grande momento de forma da equipa do Estorãos Futsal. Mais uma vitória, registando assim o quarto triunfo consecutivo e garantindo desde já a qualificação para a primeira divisão. A equipa orientada por Filipe Nogueira, tem estado bastante bem, conseguindo aliar a sua principal arma assente na potência física numa eficácia ofensiva e solidez defensiva que não se verificavam no início da época. O jogo contra o Regadas acabou por confirmar o ligeiro favoritismo dos Panteras que viram a sua boa organização dentro de campo (contrastando com a do adversário) recompensada com uma contundente vitória por 4-0. André Novais esteve novamente em destaque, apontando mais dois tentos (já leva 9 nos últimos 3 jogos) sendo uma das figuras deste início de 2015 da Liga Fafedry. Com esta derrota o Regadas comprometeu o seu apuramento para a primeira divisão, estando agora dependente de terceiros para conseguir o objectivo.



DSCF4309
O Cepanense também garantiu o apuramento para a fase seguinte. Num jogo, frente ao adversário mais frágil desta liga, os comandados de João Miguel não tiveram grandes dificuldades em sair do pavilhão multiusos com uma vitória expressiva. José Domingues esteve em destaque ao apontar dois tentos e a contribui de sobremaneira para o apuramento da sua equipa. O registo de 5 vitórias nos últimos 6 confrontos revelam a boa subida de rendimento desta equipa e perspectiva-se que causem muitas dificuldades aos adversários na fase seguinte.
No jogo que colocou frente-a-frente Ribeiros e Amigos de Fafe, pôde-se assistir a um jogo muito equilibrado, sobretudo no segundo tempo. Os Amigos, que na reabertura de mercado se reforçaram com bastante qualidade, venderam muita cara a derrota ao Ribeiros. Ficou inclusive a sensação de que a equipa dos Amigos poderia mesmo ter chegado à igualdade a dois golos nos minutos finais da partida. Ribeiros que esta temporada ainda não apresentou o fantástico e rendimento da época passada onde foi a melhor equipa durante a fase regular. Apesar de tudo, os serviços mínimos estão a ser feitos, estando já apurados para a fase seguinte. Resta saber como se comportará na fase final da liga.
DSCF4267
O jogo “grande” da jornada ficou entregue a Leões do Ferro e A.D. Fafe, 2º e 3º classificados, respectivamente. A A.D. Fafe, ex-líder da fase regular, tinha a ambição de recuperar o segundo posto mas viu as suas intenções negadas por uma equipa dos Leões que está, também ela, a fazer uma época de elevado nível, somando o sexto triunfo consecutivo. Numa primeira parte muito tática com a A.D.F mais expectante e a tentar aproveitar o erro adversário, o único golo da partida viria a surgir cedo para a congénere dos Leões (sendo também responsável pelas melhores ocasiões). Os Leões que iam exibindo o seu habitual futsal, muito jogado pelas linhas e explorando pouco os espaços vazios concedidos no meio. Com a desvantagem da primeira parte, a mudança de atitude. O Fafe tentou pressionar mais alto, com boa circulação, perante uma equipa dos Leões com intenções bem definidas de explorar em contra-ataque. Apesar da boa segunda parte do Fafe, a eficácia e pragmatismo adversário valeram mais três pontos e reforçam o estatuto de segundo classificado.
No jogo seguinte, Stº Ovídio e Armil reeditaram as finais do campeonato transacto e também da Supertaça, ambos de má recordação para a equipa armilense. E talvez por isso se poderia perspectivar um encontro mais equilibrado (maioritariamente pelos reforços de inverno dos alvi-negros). Contudo, isso não acabou por acontecer e o Stº Ovídio somou mais três preciosos pontos com a juventude do seu plantel a dar cartas e a demonstrar que também tem valor. Rui e Rafa assumiram papel central na estratégia montada por Pandilha e têm vindo a revelar-se boas surpresas na equipa dos castrejos que se torna cada vez mais líder da fase regular.
O jogo mais intenso e de alta rotação da jornada acabaria por pertencer ao encontro entre Ardegão e Vinhós. À partida para o jogo, o Ardegão necessitava obrigatoriamente de vencer para alimentar esperanças no que à qualificação diz respeito e assim acabou por acontecer. No entanto, não foi fácil para a turma de Mário Melo sair com os três pontos. Depois de estar a vencer pela margem mínima e com várias outras oportunidades negadas pelo guardião do Vinhós, seria a turma de Vasco Freitas a conseguir fazer a reviravolta de forma rápida e imprevisível por intermédio da seu jogador mais criativo e técnico – Luís Cunha. O Ardegão tremeu, ficou mais ansioso mas nunca virou a cara à luta conseguindo carimbar a vitória já nos instantes finais da partida, com Mário Bi a ser decisivo e a manter tudo em aberto para os últimos dois jogos.

DSCF4294
O ARA Bugio também já garantiu a qualificação para a fase seguinte após vencer o Futsal Clube de Fafe. FCF que vê assim a qualificação escapar-se por entre os dedos depois de ter estado bem posicionado para conseguir tal feito. Numa primeira parte onde se evidenciou maior equilíbrio, o Futsal Clube de Fafe não foi capaz de manter a regularidade exibida no primeiro tempo. As ações individuais de Rúben (sem dúvida o seu melhor jogador) não chegaram para garantir pontos para a turma de Cláudio Camelo. Por seu lado, o ARA Bugio tem realizado uma fase regular muito interessante ocupando o muito honroso quarto posto da classificação. É certo que é baseado sobretudo na entrega e garra da sua equipa, mas também depende muito dos seus elementos mais evoluídos e respectivas ações individuais de Renato e Vitamina. Será interessante ver como se comportarão na fase seguinte da prova.

0 comments:

Enviar um comentário