domingo, 22 de setembro de 2013

Taça de Portugal (2.ª Eliminatória) : A.D. Fafe, 2 - F.C. Perafita, 1 - Não foi de bola corrida...foi de bola parada!



A A. D. Fafe segue para a 3.ª eliminatória da Taça de Portugal, ao vencer o F.C. Perafita por duas bolas a uma.
Numa tarde de intenso calor, ainda por cima numa partida que teve início às 15 horas, o Fafe só conseguiu ultrapassar o seu adversário, equipa amadora que milita na série C do Campeonato Nacional Sénior, em dois lances de bola parada. Silvestre e Ricardo Fernandes, foram os autores dos golos.
 
Entrou melhor a equipa do Fafe, com Adu a cabecear ao lado após bom cruzamento de Raviola na direita.
Aos 18 Adu voltou a ter o golo por perto, mas rematou à figura de Beleza.
No minuto seguinte foi Silvestre a rematar de pé direito, na área, contra um central do Perafita.
Estava melhor a equipa de Agostinho Bento, que viu o seu adversário criar um lance de algum perigo aos 25 minutos, por intermédio de Coutinho, que cabeceou ao lado uma bola vinda de um canto.
Os jogadores aproveitavam as paragens, para recorrer aos bancos em busca de água.
Perto do intervalo o Fafe voltou a estar muito perto de marcar. Primeiro numa triangulação, João Carneiro, Filipe e Tiago, com este a atirar à baliza, valendo o seu homónimo Tiago Madalena que impediu que a bola chegasse à sua baliza.
Aos 44 Adu levou a bola a embater no poste direito de Beleza.
Aos 45 coube a Xavi o desvio, também de cabeça, para uma grande defesa do guardião do Perafita.
No primeiro minuto da segunda metade, foi a vez de Lutchindo se aproximar de Paulo Freitas, obrigando este a defesa atenta para canto.
Aos 49 o Perafita desperdiçou uma grande oportunidade de se adiantar no marcador. O jovem árbitro de Valpaços, da A.F. Vila Real, muito fraquinho, entendeu que Raviola cometeu penalti sobre Tinaia. Na cobrança do mesmo, Tiago Madalena permitiu a defesa de Pedro Freitas, que adivinhou o lado para onde foi enviada a bola.
Filipe voltou a importunar Beleza, que foi mesmo uma beleza de guarda-redes neste jogo!
Ao minuto 55 golo do Fafe. Silvestre bateu um livre de pé esquerdo, com a bola a sobrevoar a barreira e a parar somente no fundo das redes.
Volvidos dois minutos, Fernando desviou de cabeça para o golo do empate.
Sucediam-se os remates de jogadores do Fafe à baliza do Perafita, Raviola, Ferrinho e Zé Brochado estiveram à beira de marcar.
Em cima do minuto 80, André rematou cheio de intenção, com a bola a embater, caprichosamente, no travessão da baliza dos matosinhenses.
No minuto seguinte, dois a zero para o Fafe.

Filipe cobrou um canto na esquerda, onde acorreu Ricardo Fernandes ao primeiro poste a desviar subtilmente para o fundo da baliza.
O Fafe acabou por ser um justo vencedor, mas fê-lo sob uma exibição algo cinzenta. Segue em frente na Taça de Portugal, onde chegou agora porque ficou isento na primeira eliminatória, numa altura em que já vão entrar as equipas de Top do futebol nacional.

Texto: Abel Castro

 Fotos: Rafael Marques





Jogo no Parque Municipal Desportos, em Fafe.
Árbitro: Marco Cardoso, auxiliado por Nuno Fraguito e Sérgio Faceira (A.F. Vila Real)

A.D. Fafe: Pedro Freitas, Raviola (Zé Brochado 73), Xavi, Ricardo Fernandes, João Carneiro, André, Tiago, Silvestre, Gil (Ferrinho 56), Adu e Filipe (João Pedro 83).
Treinador: Agostinho Bento

F.C. Perafita: Beleza, Pacheco, Tiago Madalena, Coutinho, Viana (Rui Miguel 84), Fonseca, Toninho (Ricardo 58), Fernando, Lutchindo, Hélder Silva e Tinaia (Rafael 82).
Treinador: Óscar Nogueira

Marcadores: Silvestre 55, Fernando 57 e Ricardo Fernandes aos 81 minutos.


Declarações:

Pedro Freitas (guarda-redes do Fafe)

"Gostava de chegar à Final da Taça"

 
"Foi uma vitória difícil, como acontece em todos os jogos, perante uma equipa que veio jogar fechada, em contra-ataque, a tentar ver o que o jogo dava, mas sabemos que os jogos vão ser todos assim. É verdade que só conseguimos marcar em lances de bola parada, mas é normal, é futebol. Cumpri o meu dever, ao defender o penalti, é para isso que estou na baliza. Gostava de ter como adversário o Vitória de Guimarães na próxima eliminatória. Onde espero chegar nesta prova? Á final, se for possível!".  





Óscar Nogueira (Treinador do Perafita)

"Equipas com argumentos diferentes"


"Assistimos a um jogo competitivo, perante duas equipas com argumentos diferentes, mas com o objectivo de passar à fase seguinte. Cada vez mais o futebol é discutido por pormenores. Na primeira parte estivemos um pouco encolhidos, mas na segunda já fomos mais equipa. Tivemos a melhor oportunidade de golo. Falhamos o penalti, que podia alterar por completo o jogo, tanto em termos táticos, como anímicos. Mas futebol é feito disto, este lance deu alento à equipa do Fafe e se calhar tirou-nos alguma tranquilidade. Podíamos ter ainda feito o 2-.1, mas como não fizemos, acabamos por sofrer nós o segundo. Parabéns ao Fafe, a quem desejo as maiores felicidades, quer na Taça, quer no seu campeonato".





Agostinho Bento (Treinador do Fafe)

"Temos de acrescentar inspiração e qualidade"

"Estou satisfeito com a vitória, mas se calhar não estou assim tão satisfeito com a exibição. É verdade que nestes jogos a eliminar o que mais importa é o resultado, mas de uma forma geral sinto que devemos e podemos fazer muito mais. Tivemos uma primeira parte dominadora, mas algo lenta, não sei se devido ao calor, mas vou falar com os jogadores durante a semana. Na segunda parte os jogadores já tentaram fazer as coisas mais rápido, mas ainda assim de forma trapalhona e menos equilibrada. O Perafita, em dois lances de contra-ataque, acabou por ter duas situações para marcar, e ficamos algo intranquilos também. Felizmente o nosso guarda-redes defendeu o penalti. Mas de uma forma geral eu penso que, mesmo assim, merecemos bem a vitória. Ninguém pense que somos super favoritos em lado nenhum. Temos de acrescentar sempre inspiração e qualidade para vencer os jogos. Estou contente por termos passado à terceira eliminatória. Adversário para o próximo jogo? Estou a pensar somente no jogo que vamos ter para o nosso campeonato, isso sim. Mas é claro que se me dessem a escolher, eu preferia sempre um adversário que esteja ao nosso alcance".

 

0 comments:

Enviar um comentário