domingo, 15 de setembro de 2013

C. N. Sénior: Sta Maria, 0 - A.D. Fafe, 2 - Árbitro de Famalicão quase estragava o jogo!


Santa Maria F.C., 0 – A.D. Fafe, 2

Árbitro de Famalicão quase estragava o jogo!

Texto e fotos: Abel Castro

 A Associação Desportiva de Fafe levou de vencida o S.ta Maria, equipa que liderava a série A do Campeonato Nacional Sénior, e que ainda não tinha sofrido qualquer golo nos dois jogos disputados.
A vitória do Fafe deve-se a uma enorme atitude dos seus jogadores, que viram João Nogueira ser expulso com segundo amarelo aos 37 minutos, pelo facto de uma bola lhe ter batido no braço, e ainda no meio campo do Santa Maria quando estes saiam da sua zona defensiva. Errou redondamente o árbitro de Famalicão, que conhecemos muito bem,  que a seguir foi ao banco do Fafe expulsar com cartão vermelho directo o guarda-redes Marçal, e ainda, nova cartolina amarela a Xavi no minuto seguinte.
 
Qualquer equipa se teria ressentido com esta actuação extremamente infeliz do árbitro, que supostamente não terá gostado nada do golo apontado por Gil aos 19 minutos!

Mas os jogadores foram bravos, foram estoicos, e limitaram-se a ser sempre melhores que o Santa Maria, mesmo a jogar sem avançados depois das saídas de Filipe e Adul, para que entrassem unidades para a zona do meio campo enfraquecido com a expulsão, injusta, de João Nogueira.
O primeiro golo surgiu ao minuto 19. João Nogueira subiu bem pela direita, cruzou para a área, onde surgiu Gil, à ponta de lança, a desviar de cabeça para o fundo da baliza.

O Fafe atacava muito e quase sempre pelo lado direito, tendo ocasiões para ir para o descanso com outro resultado.

Na segunda metade surgiu Ferrinho, endiabrado, para o lugar de Adul. O Fafe jogava com duas unidades móveis na frente, Gil e Ferrinho, já com Tiago no meio campo.

A atitude da equipa manteve-se, e o Santa Maria apenas tentava remates de meia distância quase sempre efectuados por Paulinho Lopes.
Aos 49 Raviola voltou a estar em evidência. Numa excelente iniciativa individual, passou por um, dois, três, até endossar a bola para Silvestre que, vindo de trás, atirou fortíssimo de pé esquerdo para uma grande defesa de Fábio.
Aos 55 o Fafe dispôs de dois pontapés de canto consecutivos.


Os homens de Barcelos tentavam ripostar, colocando homens na frente, porque estavam a perder e tinham mais uma unidade em campo. Mas a equipa do Fafe revelava uma coesão e um espírito de entreajuda extraordinário, e não permitia veleidades ao seu antagonista.

Nesta altura, já o árbitro de Famalicão tinha percebido que era quase impossível derrubar esta equipa do Fafe, fosse quem fosse!

Dino, que entrou para o lugar de Gil, ainda tentou “molhar a sopa”, mas o seu remate aos 81 minutos saiu longe da baliza.
Aos 86, o inevitável Raviola cruzou tenso na direita, tendo acorrido o central da casa, Costa, a limpar de cabeça quase fazendo autogolo.
Mas o grande momento do jogo, por tudo, foi o golo de Ferrinho aos 89 minutos. Silvestre esteve bem na esquerda do ataque do Fafe, foi quase à linha final cruzar rasteiro para Ferrinho que, vindo de trás, encheu o pé canhoto e enviou um míssil que entrou mesmo na gaveta. Um golaço, que fez explodir de alegria toda a equipa e ainda todo o banco da A.D. Fafe.
Estava garantida e consolidada a vitória, perante uma equipa que procurava trocar bem a bola, mas teve um Fafe muito organizado, forte e ambicioso!
Com esta vitória a A.D. de Fafe subiu ao segundo lugar da tabela classificativa, somando sete pontos, menos dois que o actual líder, o Vianense, que tem nove pontos.
O próximo jogo é para a Taça de Portugal, com o Perafita, retomando-se o Campeonato Nacional Sénior com a recepção ao Ninense.

Jogo no Estádio da Devesa, em Galegos, S.ta Maria, Barcelos.

Árbitro: João Pinheiro (A.F. Braga)

Assistentes: Jorge Fernandes e Miguel Silva
Santa Maria F.C.: Fábio, Costa, Zé Pedro, Tico (Rui Silva 46), David Freitas (Tiago Torres 70), Veiga, Venu (Abel Vieira 56), Miguel, Paulinho Lopes, Bispo e Telmo.
Treinador: Pedro Rocha

A.D. Fafe: Pedro Freitas, Raviola, Xavi, Ricardo Fernandes, João Carneiro, André, Silvestre, João Nogueira, Gil (Dino 78), Adul (Ferrinho 46) e Filipe (Tiago 44).
Treinador: Agostinho Bento
Ao intervalo 0-1.
Marcadores: Gil aos 19 e Ferrinho aos 89 minutos.
 
 









0 comments:

Enviar um comentário