domingo, 8 de setembro de 2013

CN Senior: A.D. Fafe, 2 - S.C. Valenciano, 1 - Melhor o resultado que a exibição...



A.D. Fafe, 2 – S.C. Valenciano, 1

Melhor o resultado que a exibição!
Texto e fotos: Abel Castro

O Fafe estreou-se no seu Parque Desportivo no novo Campeonato Nacional Senior, com uma vitória, justa, sobre o Valenciano.

Antes de começar o jogo, os sócios e adeptos fizeram um minuto de silêncio pelo falecimento do associado n.º 9, Domingos Ferreira e pelo bombeiro natural de Valença do Minho, falecido num incêndio.
 
Apesar da equipa ter entrado um pouco intranquila na partida, principalmente no primeiro quarto de hora, em que nada aconteceu, Silvestre foi o primeiro a lançar um aviso ao rematar de bico, ao lado da baliza do Valenciano.
 
Aos 25, grande perdida para a A.D. Fafe. Filipe surgiu na cara de Vítor, guardião visitante, tendo-lhe efectuado um chapéu. No entanto, a bola embateu caprichosamente no travessão da baliza. Na retoma, Adu ainda encostou para golo, mas estava deslocado.
 
Dois minutos volvidos, Silvestre ganhou uma segunda bola na área e de pé direito e fuzilou a baliza do Valenciano. Estava feito o primeiro golo.

Aos 33, Filipe teve um lance a papel químico do anterior, nova chapelada, com a bola desta vez a cair nas malhas superiores da baliza de Vítor.
Numa primeira parte inconsequente, com muitos passes errados, o Fafe mesmo assim poderia ir para o descanso com mais golos.
A segunda metade iniciou-se praticamente com o segundo golo da equipa de Agostinho Bento. Numa excelente jogada, processos simples mas eficazes, Silvestre abriu na direita em João Nogueira, este cruzou de primeira para a área, onde acorreu Gil a cabecear para o fundo da baliza. Isto aos 47 minutos.
O Fafe esteve perto de ampliar aos 50. Gil cruzou tenso na direita e Adu chegou um tudo-nada atrasado para a emenda.
O Valenciano, equipa indiscutivelmente inferior aos fafenses, saia de quando em vez para tímidas investidas atacantes. Num canto batido por Zeca aos 59, a formação de Rogério Brito reduziu a desvantagem. Jorge foi mais forte que os defensores do Fafe e, de cabeça, desviou para o fundo das redes.
No minuto seguinte Hermes não fez o golo do empate por um triz. Antecipando-se a Pedro Freitas, o jogador valenciano atirou de cabeça, tendo a bola saído ligeiramente ao lado da baliza.
Pensava-se que a equipa do Alto Minho fosse reagir, mas não. O Fafe voltou a pegar no jogo, e Gil aos 78 voltou a servir Adu em excelente posição, mas Jorge foi mais rápido e evitou que o avançado do Fafe marcasse.
Até ao final do encontro o Valenciano ainda meteu umas bolas na área do Fafe, mas sem criar qualquer tipo de perigo.

A vitória fafense é justa, podia ter marcado mais golos, mas a exibição foi cinzenta.


Jogo no Parque Municipal de Desportos, em Fafe
Árbitro: Carlos Dias (A.F. Porto)
Auxiliares: João Marques e Pedro Martins.

A.D. Fafe: Pedro Freitas, Raviola (João Pedro 87), Xavi, Ricardo Fernandes, Ferrinho, André, Silvestre, João Nogueira (Tiago 74), Gil, Filipe (Dino 62) e Adu.

Treinador: Agostinho Bento
 
S.C. Valenciano: Vítor, Jorge, Edu, Francês, Júnior, Gomes, Bouças (Zeca 46), Ricardinho, Goba, Fusco (Hermes 53), e Diaby (Filipe 54).

Treinador: Rogério Amorim
Marcadores: Silvestre 27, Gil 47 e Zeca aos 59 minutos.

Disciplina: Cartões amarelos para André 12, Xavi 20, Fusco 22, Ricardo 32, Raviola 37, Júnior 64 e Ricardinho 86.


Declarações:
Silvestre (Jogador do Fafe)
 
"Quero agradecer a todos os que me ajudaram"
“Antes de falar do jogo eu gostava de agradecer ao Rui Carvalho, fisioterapeuta, ao mister Agostinho Bento e aos meus amigos, pela força que me deram durante a fase em que estive inactivo.
Em relação ao jogo, eu penso que entramos um bocado nervosos, mas eu acho que é normal. Foi o primeiro jogo em casa e não fizemos um jogo bem jogado mas fomos bastante competitivos, marcamos dois golos, tivemos oportunidades para marcar mais e merecemos a vitória. Estávamos à espera de um Valenciano a jogar mais recuado, mas curiosamente não jogaram dessa forma. Mas repito, a nossa vitória é inteiramente justa” disse.
Agostinho Bento (Treinador do Fafe)
 
"Jogadores estavam tristes ao intervalo"
 
“Eu esperava uma exibição mais conseguida, mas senti, sobretudo na primeira parte, que os meus jogadores quiseram fazer tudo muito bem feito, mas de forma lenta. Em função disso, o jogo deixou de ter a fluidez necessária e isso deixou-me um pouco preocupado. Mas era o primeiro jogo em casa e eu entendo perfeitamente isso. Mesmo assim tivemos três grandes oportunidades na primeira parte e depois fizemos o que se estava a tornar difícil, que era o primeiro golo.
Falei com os jogadores ao intervalo, eles estavam tristes pelo facto de as coisas não saírem como queriam. Depois fizemos naturalmente o dois a zero, e sem nada que o fizesse prever, porque tínhamos o jogo perfeitamente controlado, sofremos o 2-1, o que nos veio trazer alguma apreensão, mas a minha equipa esteve bem, porque voltou a mandar no jogo. Só na parte final o Valenciano bombeou umas bolas para a nossa área, mas estivemos seguros e tranquilos. Cesinha? Já não é jogador do Fafe. Mas posso dizer-lhe que em relação a esse jogador, foi das melhores aquisições que o Fafe conseguiu nos últimos 15 anos! Tenho a noção que não vou ter mais nenhum Cesinha, mas veio o Dino que hoje entrou bem no jogo, dando-me indicações de querer apanhar um lugar na equipa inicial” concluiu.

Rogério Brito (Treinador do Valenciano)
"Nós sabemos quais são os nossos objectivos"

“Foi um bom jogo, em que tentamos contrariar as adversidades que nos iriam surgir. Estivemos bem na primeira parte, mas depois o Fafe, com outros argumentos, fez o primeiro e o segundo golo e para nós tudo ficou mais difícil. É uma vitória justa, não há nada a dizer, num bom jogo de futebol.
Nós sabemos quais são os nossos objectivos, vamos procurar ir buscar pontos em casa e fora. Apesar de termos sofrido duas derrotas consecutivas, em dois jogos realizados, sabemos bem qual é o nosso campeonato, ou seja, pretendemos discutir a fase de manutenção nesta divisão. Não é tarefa fácil, conhecemos perfeitamente a nossa realidade, mas o campeonato está a começar. Hoje, apesar de termos perdido contra um possível candidato, eu gostei francamente da minha equipa e dos indicadores que me deram para encarar o futuro com tranquilidade” disse.

 

0 comments:

Enviar um comentário