quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Apenas porque...FAZ BEM RECORDAR!

A Associação Desportiva de Fafe é, indubitavelmente, o emblema mais representativo do concelho, em matéria desportiva. Fundada em 28 de Junho de 1958, nasceu da fusão de dois clubes anteriormente existentes, o Sporting de Fafe e o clube Futebol de Fafe. A fundação oficial do clube ocorreu, pouco depois, a 7 de Agosto daquele ano, quando foi lavrada a escritura no Cartório Notarial de Fafe, na presença dos Drs. Albino Pires de Sousa e Armando da Cunha Ferreira Leite, presidentes das assembleias gerais dos clubes referidos e dos membros da comissão Pró-Fusão, que desde há anos batalhava no sentido da existência de um só clube na sede do Concelho.
 
Fafe.com
      Filiada desde essa altura na Associação de Futebol de Braga e na Federação Portuguesa de Futebol, a A.D.F. tem-se salientado como o mais famoso e prestigiado clube de todo o concelho, com alta projecção no panorama futebolístico do país, onde atingiu o topo, ainda que efemeramente. Da actividade relevante no clube no desporto, salienta-se a sua presença, durante a maior parte das temporadas, no Campeonato Nacional de Futebol da II Divisão, bem como nos campeonatos distritais da Associação de Futebol de Braga, nos quais participam os seu escalões mais jovens. É patente um notável esforço de valorização desportiva, logo, também cultural, da juventude do concelho, a nível do futebol.
     Porque assim é, o clube foi distinguido com a Medalha de Prata de Mérito Concelhio, por iniciativa da Câmara, na altura em que festejou o 25.º aniversário (em Junho de 1983). Um ano depois, foi contemplado com o estatuto de Instituição de Utilidade Pública.

0 comments:

Enviar um comentário