As contas de Portugal
zerozero
Os resultados desta terça-feira no Campeonato da Europa começam a clarificar alguns dos apurados para os oitavos de final. Com o apuramento dos quatro melhores terceiros classificados, as contas não são simples de fazer mas, para já o certo é que Portugal garante o apuramento se empatar esta quarta-feira com a Hungria. Também a Eslováquia, a Irlanda do Norte e Hungria já garantiram o apuramento uma vez que já estão no lote dos melhores terceiros com quatro pontos (Irlanda do Norte termina com 3 pontos mas melhor que Albânia e Turquia), superando a Albânia e a Turquia que terminaram na terceira posição com apenas três pontos.
No caso de Portugal, as contas acabaram por se tornar simples. Uma vitória dá apuramento direto, quer seja no primeiro ou no segundo lugar do grupo. Já o empate faz com que seleção de Fernando Santos chegue aos três pontos, mas como terá obrigatoriamente uma diferença de golos melhor do que a Albânia e a Turquia, consegue garantir que fica nos quatro melhores terceiros.
Para ficar em primeiro, Portugal tem de vencer a Hungria e fazer um resultado melhor do que a Islândia. Se ficar no primeiro lugar, Portugal enfrenta o segundo classificado do grupo E. Ou seja, pode enfrentar a Bélgica, Suécia ou a República da Irlanda.
Em caso de vitória, com com um resultado pior do que o da Islândia, Portugal termina o grupo no 2º lugar. Dessa forma, Portugal sabe que tem de enfrentar a Inglaterra nos oitavos de final.
Se empatar, e terminar no terceiro lugar do grupo, Portugal enfrenta a Croácia.
Primeiro dá vantagens acrescidas
Para além de o primeiro lugar dar a Portugal uma vantagem na recuperação física em relação ao adversários dos oitavos de final, o caminho a partir daí torna-se mais fácil. Ficando em primeiro, Portugal evita Alemanha, França, Espanha, Itália e Inglatera num eventual caminho até à final de Paris.
0 comments:
Enviar um comentário