sábado, 18 de junho de 2016

Vice-Versa: Árbitros a jogar e jogadores a apitar constituiu um êxito total !



Texto e fotos: Abel Castro


Cerca de seis dezenas de árbitros do distrito de Braga, Núcleo de Fafe, Vale do Ave, Vizela e Barcelos, juntaram-se hoje na cidade de Fafe para o primeiro evento denominado vice-versa, que consistiu em colocar os árbitros a jogar futebol sendo arbitrados por jogadores.
Vários agentes estiveram envolvidos, mais concretamente clubes de Fafe, A.F. Braga e Câmara Municipal.

O evento iniciou-se com um colóquio que teve lugar na sala Manoel de Oliveira, em que um psicólogo falou sobre a actividade de um árbitro enquanto desportista e ser humano.
Seguiu-se uma partida de futebol no Parque Municipal de Desportos em Fafe, juntando-se três equipas, que alinharam por períodos de meia hora cada uma, ao jeito de "quem perde sai".
Viveram-se momentos hilariantes, com os homens do apito a "reclamar" junto do árbitro Patocas, jogador do OFCA, situações de fora de jogo e grandes penalidades sacadas com o intuito de ludibriar o árbitro improvisado, motivando risos dentro e fora do relvado.
O resultado final era o menos importante, mas ainda assim deu para ver que há efectivamente árbitros com habilidade para fazer rolar a preceito a redondinha.
O final desta acção conjunta dos árbitros com os agentes desportivos do nosso concelho culminou com um jantar na Quinta das Vinhas, onde o "jogo" passa a ser outro, estando sempre em cima da mesa o convívio e as histórias mais hilariantes que cada um tem para contar ao longo de vários anos de carreira.
O professor Manuel Salgado e o seu amigo Gerard Seidler foram os grandes dinamizadores desta efeméride, ficando já no ar a possibilidade de haver a segunda edição.



0 comments:

Enviar um comentário